• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Geofix executa parede diafragma e estacas escavadas simultaneamente

Geofix

Geofix - Geofix Eng Fundações e Estaqueamento Soc Comercial LTDA

Geofix

Geofix Eng Fundações e Estaqueamento Soc Comercial LTDA

Serviços
Avenida Luiz Rink 680Vila São JoséOsasco-SP-Brasil
Telefone:(11) 2148-9300

Geofix executa parede diafragma e estacas escavadas simultaneamente

Obra de expansão de hospital contou com maquinários modernos e serviços especializados oferecidos pela Geofix

Parede diafragma-estacas

A obra de expansão do Hospital São Camilo, em São Paulo, aproveita um terreno de demolição e estacionamento desativado para implantar uma nova edificação hospitalar de 14 andares e cinco subsolos. São dois patamares de execução: um com 900 m² (cota de 100,20 m) e outro com 500 m² (cota de 103,20 m). No total, uma área de 1,4 mil m².

Desafio

“Precisávamos executar toda a etapa da fundação em um prazo escasso para depois iniciar a construção do hospital a partir dos blocos de fundação. O desafio estava em executar a parede diafragma e as estacas escavadas simultaneamente”, afirma Giuliano Silva de Oliveira, engenheiro civil responsável pela obra.

Eram mais 1,8 mil m² de parede diafragma com profundidade entre 20 e 26 m; 986 m de estacas escavadas com diâmetro entre 0,80 e 1,90 m; profundidade de 9 e 46 m; e cerca de 2,4 mil m de tirantes com cargas entre 60 e 120 tf.

Solução

A Geofix esteve sempre à disposição para resolver possíveis problemas potenciais, inclusive disponibilizando máquinas de alta potência e eficiência para a execução dos serviços propostos. Muitos equipamentos, inclusive, foram utilizados até o seu limite, precisando de manutenção. E a Geofix estava preparada para atender todas as demandas em menos de 24 horas

Ficou a cargo da Geofix a missão de atender o planejamento da obra dentro da engenharia de fundação. Referência no mercado, a empresa executou o serviço com equipamentos modernos – recém adquiridos – e ofereceu acompanhamento full time na obra com uma equipe especializada.

“A Geofix esteve sempre à disposição para resolver possíveis problemas potenciais, inclusive disponibilizando máquinas de alta potência e eficiência para a execução dos serviços propostos. Muitos equipamentos, inclusive, foram utilizados até o seu limite, precisando de manutenção. E a Geofix estava preparada para atender todas as demandas em menos de 24 horas", destaca Giuliano.

O engenheiro explica como foi o processo: “A obra foi iniciada com a execução da parede de diafragma no patamar inferior. Após finalizá-la, fizemos o mesmo no superior. E simultaneamente iniciamos a execução das estacas escavadas no patamar inferior. Só que encontramos muitas dificuldades, pois a obra estava localizada num terreno proveniente de demolição, atrás de uma parede de diafragma pré-existente. Assim, durante a execução, nos deparamos diversas vezes com interferências como tubulões de base alargada e cordoalhas de tirantes. No fim, obtivemos sucesso na remoção dessas interferências e a obra prosseguiu normalmente até seu final”.

Giuliano conta, ainda, que após finalizar as estacas escavadas no patamar superior, teve a execução dos tirantes. “E a execução de cinco linhas de tirantes permitiu que a obra fosse escavada até a cota 86,20 m, contando assim com cinco subsolos”, complementa.

Parede diafragma-estacas

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

Parede diafragma
Com grande multiplicidade de aplicações, como escavações provisórias ou permanentes (estações, subsolos de edifícios, casa de bombas etc.), obras portuárias e barragens, as paredes moldadas no solo são cortinas executadas que possibilitam o preenchimento de concreto numa trincheira aberta no terreno, que por sua vez é mantida estável com o auxílio de uma lama especial. O processo permite uma execução sem vibrações e sem ruído das estacas; atravessa camadas de grande resistência, entre outras vantagens.

Estacas escavadas
As estacas escavadas, ou barretes, são estacas executadas nas fundações indiretas de Construção Civil. Elas permitem o enchimento com concreto (simples ou armado) da trincheira aberta no terreno, que por sua vez é mantida estável com o auxílio de uma lama especial. As estacas e barretes possuem como elementos de suporte de escavações grande resistência e pequena deformabilidade, sendo a solução mais indicada para suporte de escavações próximas a prédios existentes.

Descrição da Obra
Proprietário da obra: Hospital São Camilo
Contratante: Tessler (Gerenciadora)
Local da obra: São Paulo (SP)
Data da obra: Início: janeiro de 2013 / Previsão: junho de 2013
Empresa que realizou o serviço: Geofix Fundações
Nome do Produtos: Parede diafragma, Estacas escavadas e Tirantes
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Geofixno Portal AECweb

Complete seu cadastro