AcquaSave forneceu o kit industrial composto pelo Filtro VF6, que permitiu o aproveitamento da água coletada para manutenção do gramado, limpeza de áreas comuns e descargas de sanitários e mictórios
O Estádio Governador Plácido Castelo, popularmente conhecido como Castelão, está localizado em Fortaleza, capital cearense. Construído em 1973, o complexo esportivo passou por duas reformas: a primeira em 2002 e, a outra, em 2012, para se adequar aos eventos da FIFA – Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo, em 2014 – e aos conceitos modernos de arena esportiva.
Sede de seis jogos do torneio, incluindo duas partidas da Seleção Brasileira, o estádio tem capacidade atual para mais de 60 mil pessoas e se destaca pelo projeto arquitetônico conservador e atual ao mesmo tempo, assinado pelo escritório Vigliecca & Associados.
Um dos braços de campanha da Copa do Mundo FIFA 2014 foi o respeito ao meio ambiente. Do conceito para a realidade, no entanto, muitas iniciativas deveriam ser colocadas em prática. Principalmente na construção dos estádios.
Dessa forma, o consórcio responsável pela reforma do Castelão tinha a missão de buscar as mais inovadoras técnicas de engenharia pautadas nos elevados padrões de sustentabilidade. Na arena cearense, por exemplo, estava prevista a utilização de um sistema de coleta de águas pluviais.
Para um projeto diferenciado, uma solução diferenciada. Ao ser acionada para atuar em uma das frentes de reforma do estádio, a AcquaSave comprovou sua experiência de mercado ao fornecer os equipamentos da Linha Industrial AcquaSave/3P Technik.
O kit industrial escolhido para a coleta da água de chuva foi "capitaneado" pelo Filtro VF6. Seu funcionamento permitiu que toda a água coletada e processada pelo sistema fosse armazenada e, posteriormente, utilizada para várias situações, como manutenção do gramado, limpeza de áreas comuns e descargas de sanitários e mictórios.
Juntamente com sistemas economizadores de água, como vasos sanitários a vácuo e torneiras reguladoras de vazão, foi possível reduzir o consumo de água potável em até 67,61% no estádio.
Esta solução permitiu, acima de tudo, que a Arena Castelão recebesse as mais elevadas certificações ambientais existentes na atualidade – foi o primeiro estádio da América do Sul a obter o selo ambiental Leed.
O Filtro Industrial VF6 é ideal para captação de água de chuva em grandes áreas. Graças ao sistema duplo de limpeza (peneiras grossa e fina), sua eficácia independe da vazão. Em função da forte inclinação do miolo filtrante, a sujeira separada é continuadamente encaminhada para a galeria pluvial. A saída para a galeria é conectada ao poço técnico. A sujeira cai no fundo do poço e é carreada quando chove mais forte. É composto, também, por freio d'água de 200mm, sifão ladrão de 200mm e conjunto mangueira boia de 2".