Tampões e Grelhas de Ferro Fundido Afer Industrial

Tampões e grelhas de alta qualidade, resistência e durabilidade. Garantem segurança e seguem as Normas Brasileiras (NBR-10160) e Europeia (EN-124)

Rua com prédios, carros, pedestres e grelhas AferLegenda: Os tampões e as grelhas da Afer seguem a norma ABNT NBR 10160:2005 (Foto: Divulgação/Afer)

Os tampões e as grelhas são soluções de urbanização encontradas em vias públicas, como ruas e calçadas, assim como em obras de saneamento básico. Ajudam no acesso às redes subterrâneas, na limpeza e na manutenção. Também são fundamentais para o escoamento das águas pluviais e para a retenção de odores – tudo isso com objetivo de garantir a segurança dos pedestres e dos operadores.

Os tampões são fabricados em ferro fundido nodular e devem atender às especificações dos órgãos de saneamento e demais normas. Além disso, precisam garantir boa resistência às áreas de tráfego intenso.

Por isso é importante especificar materiais de empresas que atendam às normas de qualidade, tenham certificação ISO 9001 e ofereçam garantia de fabricação contra defeitos e eventuais quebras. Como a Afer, que é marca tradicional e referência em fundição de tampões e grelhas do Brasil.

A empresa oferece várias opções e modelos para todas as redes subterrâneas, garantindo mais segurança e qualidade.

Descubra mais sobre os tampões e as grelhas Afer!

Grelha de ferro fundido em fundo brancoLegenda: Os tampões e as grelhas da Afer podem ter diferentes acabamentos (Foto: Divulgação/Afer)

Onde utilizar os tampões e as grelhas?

Os tampões e as grelhas da Afer são utilizados para fechamento e acesso de todas as redes subterrâneas, em especial as de saneamento básico, energia e telefonia, que necessitam ser acessadas tanto para manutenção, quanto para limpeza.

Quais são as principais vantagens?

Com cinco anos de garantia, os tampões articulados com tampa e as grelhas da Afer possuem sistema de barra elástica, dispositivo antifurto que facilita o acesso dos operadores – garantindo total segurança – além de dificultar eventuais tentativas de furtos.

Além disso, os produtos de ferro fundido possuem composição química e elementos que garantem sua durabilidade e resistência – suportando grandes cargas. Com perfeita vedação, impedem a saída de odores e o transbordo das águas pluviais.

Os tampões e as grelhas de ferro fundido seguem alguma norma?

Para preservar a durabilidade e a segurança dos materiais, a Afer segue a norma ABNT NBR 10160:2005 – tampões e grelhas devem ser fabricados considerando os requisitos de instalação, qualidade e segurança.

A empresa segue, ainda, a norma europeia EN. 124 de topos de sarjetas e tampas de bueiros para áreas de veículos e pedestres, além de diferentes laudos e ensaios de acordo com normas internacionais.

Quais são os acabamentos dos produtos de fechamento?

Os tampões e as grelhas da Afer recebem pintura de emulsão asfáltica. Também podem receber pintura normal em várias cores. Além disso, podem ter inscrições e logotipos.

Um tampão de ferro fundido aberto e um tampão de ferro fundido fechadoLegenda: Os tampões e as grelhas possuem alta durabilidade e resistência (Foto: Divulgação/Afer)

Em quais dimensões é possível encontrar os produtos?

De acordo com a norma ABNT NBR 10160:2005, os tampões da Afer possuem 600 mm de passagem livre e diferentes diâmetros e especificações dimensionais com resistência mínima de 40 toneladas para vias públicas.

Como é feita a instalação e a manutenção dos tampões e das grelhas de ferro fundido?

De forma simples, a instalação é feita por encaixe, necessitando apenas que o pavimento esteja plano. Além disso, os tampões e as grelhas não precisam de manutenção, com exceção dos casos em que a pintura precisa ser renovada.

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Informativos Técnicos