O Hotel Green Place Flat está localizado na Vila Clementino, na zona sul de São Paulo (SP). Situado em um terreno de quase 14 mil m², o empreendimento compreende 75 unidades no condomínio e 115 para locação. Além disso, o edifício é formado por estacionamento subterrâneo, mezanino com salas de eventos e cobertura com academia e piscina.
Tornar o hotel acessível, conforme as recomendações das normas vigentes (NBR 9050/2015 da ABNT e Decreto 9296/2018). No entanto, para adaptar o prédio, a obra não poderia restringir ou atrapalhar o pleno funcionamento do estabelecimento. E mais: as intervenções nos sanitários e nos dormitórios deveriam ser mínimas, pois há shafts, pilares, armários e encanamentos prediais que não podem passar por alteração.
Detalhe: o tempo estipulado para a conclusão da obra era de 180 dias iniciais, prorrogáveis por mais 180 dias.
Coube à AKcessível Arquitetura realizar a obra. A empresa é especialista em projetos de acessibilidade e foi acionada pela sua vasta experiência nesse tipo de serviço. Ela mobilizou seus profissionais e toda a equipe da obra para atender ao cronograma de tarefas.
Os serviços foram realizados com todo o cuidado a fim de garantir o conforto dos hóspedes e com o mínimo de barulho, principalmente durante os eventos e o período diurno e noturno. "O planejamento foi minucioso. Inclusive, direcionamos as atividades de acabamentos finos, gesso e limpeza – assim como a retirada e a entrega de material – para os horários que não podiam ter ‘quebra-quebra’. Tudo foi feito conforme o estipulado pela contratante", explica Maristela Davanço Giannini, arquiteta da AKcessível.
A obra realizada nos banheiros preservou o fechamento de vidro no boxe, pois não interfere no uso de barras de apoio. "Utilizamos o hall existente entre o dormitório, o sanitário e a sala para aumentar a área interna. Assim, foi possível garantir o giro da cadeira de rodas no lavatório e na área de transferência para o vaso sanitário. E retiramos a divisória de madeira entre o dormitório e a sala para proporcionar uma circulação livre de obstáculos e com maior espaço de giro", conta Giannini.
Além disso, foram instaladas uma plataforma vertical e uma cadeira hidráulica na piscina para facilitar o acesso das pessoas com mobilidade reduzida.
Os projetos de acessibilidade da AKcessível são realizados após levantamentos minuciosos de cada local, em conformidade com as exigências das normas vigentes.
O escritório pensa em programas flexíveis, ou seja, que não desconfigurem o desenho original, sempre de acordo com o padrão estético do edifício. Também pensa em maneiras de executar suas obras com produtos de qualidade, que ofereçam ótima relação custo-benefício aos seus clientes.
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb