Painéis BELGO PROTEC® e BELGO SLIM e postes NYLOFOR® garantiram fácil manuseio, leveza e simples montagem, aumentando a produtividade de instalação durante as paradas programadas
Nos galpões das linhas de produção da Usina de Ipatinga, Minas Gerais, realizaram-se os procedimentos de controle e bloqueio de acesso às pontes rolantes. O cenário é marcado pelas áreas de redução, aciaria, laminações a frio e a quente, revestidos, energia / utilidades e oficinas. Tudo isso em uma área de 15 mil metros lineares, aproximadamente.
A adaptação dos acessos às pontes rolantes da usina passava pela montagem de grades e postes de sustentação sobre as vigas dos galpões e dos respectivos pontos de acesso. Para tanto, exigiam-se materiais leves e que permitissem uma execução rápida durante as paradas programadas – cerca de 8h por equipamento –, cumprindo todos os procedimentos de bloqueio eletrônico e mecânico, além de atender as normas vigentes da empresa.
“Tínhamos de considerar algumas dificuldades existentes na logística dos materiais de montagem, devido à necessidade de transporte manual para as vigas de rolamento com altura de 12 m aproximadamente. Também não havia disponibilidade integral de guindaste ou elevadores de carga. Existiam outras interferências, como pisos de chapa expandida, rotas de tubulações, painéis elétricos instalados e espaço físico limitado”, retrata Ivan Silva de Oliveira, engenheiro de manutenção da USIMINAS.
Para atender as exigências do projeto, foram especificadas cerca de 4 mil grades – 1,3 mil painéis BELGO PROTEC® e 2,7 mil painéis BELGO SLIM® – e 6 mil postes NYLOFOR® da empresa BELGO BEKAERT. Os produtos foram escolhidos por garantirem fácil manuseio, leveza e simples montagem, aumentando a produtividade de instalação.
“Os materiais foram fornecidos por um distribuidor autorizado local da empresa, a TEAR TELAS. O processo de acompanhamento e a assistência técnica mostraram-se determinantes para garantir o bom desempenho da distribuição dos produtos. Quanto ao processo de montagem, eles atenderam com segurança, resistência e eficácia a todos os requisitos”, elogia Ivan.
Além dessas situações, as linhas da BELGO BEKAERT se destacaram por suas propriedades técnicas. O gradil BELGO PROTEC®, por exemplo, é o primeiro do país de acordo com as normas de segurança NR 12. Garantiram proteção às máquinas e aos equipamentos, contribuindo para a delimitação das áreas de circulação. Seu sistema modular permitiu rápida e fácil instalação, além de assegurarem a remoção quando necessária (consertos, limpeza e manutenção das máquinas).
Já o BELGO SLIM® permitiu a transparência exigida ao local. Sua leveza também contribuiu, uma vez que tem formato fino e esbelto. Enquanto o NYLOFOR® superou as expectativas por sua robustez e alta resistência mecânica.
Todos os produtos são revestidos com pintura eletrostática em poliéster, aumentando ainda mais a qualidade e durabilidade.