Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Painéis de cobre dão identidade a edifício

Sistema inovador da Coppermax utiliza painéis unitizados de cobre e vidro insulado, que deixam um efeito estético e dinâmico na cor da fachada

Coppermax - Fachada de cobre 

A Avenida Faria Lima é uma das áreas mais nobres e dinâmicas da capital paulista. Lá fica concentrada boa parte dos edifícios corporativos de alto padrão e tecnologia da cidade. É justamente nesse cenário que nasceu o Edifício Vera Cruz Plaza.

Com projeto arquitetônico de Roberto Collaço e construção da RFM, a torre comercial possui 11 andares – pavimento-tipo com lajes moduláveis de 1,8 mil metros quadrados sem colunas –, pé-direito de 3 metros e varandas que integram espaços internos e externos.

A área construída do empreendimento, que supera 38 mil metros quadrados, está em um lote de aproximadamente 6,3 mil metros quadrados.

Desafio

A busca por uma identidade na concepção arquitetônica do edifício tinha em uma de suas grandes justificativas a região em que o partido estava inserido, caracterizada por muitos prédios, na maioria corporativos. Diferenciar-se dos demais, portanto, era fundamental para um projeto que desejava ser marcante.

Solução

Com a especificação do cobre como elemento principal da fachada, a Coppermax surgiu como um dos braços do projeto. A empresa indicou os painéis de cobre NaturaBond, escolhidos pelo efeito estético e dinâmico da coloração. Ela se transforma ao longo do tempo à medida em que fica exposta às condições atmosféricas, dispensando manutenção.

"Não deixa de ser um material inovador, pois utilizamos a técnica de instalação com módulos unitizados. Nesse caso o cobre pré-patinado foi colado com os vidros insulados para que os painéis fossem içados. O conjunto foi fornecido em várias tipologias diferentes, com entregas programadas e dentro do prazo estipulado", afirma Ataíde Xavier, arquiteto da Coppermax.

Nas fachadas unitizadas os painéis não poderiam entrar em contato direto com a pele de vidro, por isso foram utilizados espaçadores de PE. Os painéis foram colocados com silicone estrutural. Já nos pilares que permeiam o edifício do térreo à cobertura, a montagem ocorreu pela fixação mecânica em perfis de alumínio.

No total, foram fornecidos cerca de 6,6 mil metros quadrados dos painéis em cobre pré-patinado NaturaBond. Ataíde explica que "o produto é importado in natura, e a Coppermax processa os painéis e a aceleração da pátina".

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

A Linha Natura Bond, da Coppermax, oferece painéis compostos em diferentes acabamentos, com núcleo termoplástico e face posterior em alumínio, sendo indicados para fachadas, revestimentos internos e fechamentos diversos. Os painéis CCM são fabricados em cobre natural ou pré-patinado (com face frontal em cobre).

Descrição da Obra
Local: São Paulo (SP)
Data da obra: Início: maio de 2012 / Término: Novembro de 2014
Contratante: RFM Construtora Ltda.
Fornecedor: Coppermax
Produto: Linha Natura Bond
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Portas Pivotantes em Aço Corten

Download de catálogo

Painéis Compostos CCM Natura Bond

Download de catálogo

Telhado de Cobre Coppermax

Download de catálogo

Fachadas e Revestimentos em Aço Corten...

Estudos de Casos

Informativos Técnicos