A Avenida Faria Lima é uma das áreas mais nobres e dinâmicas da capital paulista. Lá fica concentrada boa parte dos edifícios corporativos de alto padrão e tecnologia da cidade. É justamente nesse cenário que nasceu o Edifício Vera Cruz Plaza.
Com projeto arquitetônico de Roberto Collaço e construção da RFM, a torre comercial possui 11 andares – pavimento-tipo com lajes moduláveis de 1,8 mil metros quadrados sem colunas –, pé-direito de 3 metros e varandas que integram espaços internos e externos.
A área construída do empreendimento, que supera 38 mil metros quadrados, está em um lote de aproximadamente 6,3 mil metros quadrados.
A busca por uma identidade na concepção arquitetônica do edifício tinha em uma de suas grandes justificativas a região em que o partido estava inserido, caracterizada por muitos prédios, na maioria corporativos. Diferenciar-se dos demais, portanto, era fundamental para um projeto que desejava ser marcante.
Com a especificação do cobre como elemento principal da fachada, a Coppermax surgiu como um dos braços do projeto. A empresa indicou os painéis de cobre NaturaBond, escolhidos pelo efeito estético e dinâmico da coloração. Ela se transforma ao longo do tempo à medida em que fica exposta às condições atmosféricas, dispensando manutenção.
"Não deixa de ser um material inovador, pois utilizamos a técnica de instalação com módulos unitizados. Nesse caso o cobre pré-patinado foi colado com os vidros insulados para que os painéis fossem içados. O conjunto foi fornecido em várias tipologias diferentes, com entregas programadas e dentro do prazo estipulado", afirma Ataíde Xavier, arquiteto da Coppermax.
Nas fachadas unitizadas os painéis não poderiam entrar em contato direto com a pele de vidro, por isso foram utilizados espaçadores de PE. Os painéis foram colocados com silicone estrutural. Já nos pilares que permeiam o edifício do térreo à cobertura, a montagem ocorreu pela fixação mecânica em perfis de alumínio.
No total, foram fornecidos cerca de 6,6 mil metros quadrados dos painéis em cobre pré-patinado NaturaBond. Ataíde explica que "o produto é importado in natura, e a Coppermax processa os painéis e a aceleração da pátina".
A Linha Natura Bond, da Coppermax, oferece painéis compostos em diferentes acabamentos, com núcleo termoplástico e face posterior em alumínio, sendo indicados para fachadas, revestimentos internos e fechamentos diversos. Os painéis CCM são fabricados em cobre natural ou pré-patinado (com face frontal em cobre).