Design em harmonia com a acessibilidade na Casa Cor Paraná

Instaladas em pontos estratégicos, as plataformas elevatórias Daiken uniram qualidade, segurança e estética.

Instaladas em pontos estratégicos, as plataformas elevatórias Daiken uniram qualidade, segurança e estética.

Design em harmonia com a acessibilidade na Casa Cor Paraná

Contratante: Casa Cor Paraná
Local da obra: Curitiba - PR.
Data da obra – Outubro de 2009 a janeiro de 2010
Fornecedor: Daiken
Nome do Produto: Plataformas Elevatórias Daiken

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A Casa Cor é considerada a exposição brasileira mais relevante nos segmentos de arquitetura, design e decoração. Criado na cidade de São Paulo, no ano de 1987, o evento se expandiu para 18 capitais brasileiras, entre elas Curitiba (PR). Também ocorre internacionalmente, em dois países: Peru e Panamá.

Em 2010, a versão paranaense chegou à sua 17º edição. Apresentou 67 ambientes, resultado do trabalho de 102 profissionais, entre arquitetos, decoradores, designers e paisagistas.

A exposição foi realizada na Casa de Retiros Mossunguê, no Ecoville. O local ocupa uma área total de 8 mil m², sendo 3.875 m² já existente e 500 m² construído especialmente para a Casa Cor.

Os espaços para receber o evento foram setorizados em 3 unidades: a Casa sob medida, que abrange os espaços existentes numa casa; o Pavilhão Multiuso e Corporativo, composto por escritórios, bares,restaurantes e espaço para crianças; e a Hotelaria, feito com foco para a Copa do Mundo de 2014. Todos possuem dois pavimentos.

DESAFIO

A Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, imóvel sede da Casa Cor Paraná 2010, necessitava ser adaptado para facilitar o acesso e a circulação de pessoas com mobilidade reduzida e em condições especiais, como deficientes físicos, idosos e cadeirantes. A proposta era oferecer não apenas um atendimento eficiente, mas também um tratamento com igualdade.

“A Casa Cor trata-se de um evento que mostra as tendências, e a acessibilidade é um quesito de extrema importância no trabalho do arquiteto. Dessa forma, era necessário adaptar o local para lembrar ao público que a inclusão social é uma questão de cidadania”, afirma a arquiteta Francielle Lucena, responsável pelo projeto.

Lucena revela que o maior desafio foi, justamente, enquadrar o local com base nas normas nacionais, que estabelecem critérios e parâmetros técnicos aplicáveis a projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. “Não basta que os espaços sejam acessíveis. É preciso que sejam confortáveis e seguros”, diz.

Design em harmonia com a acessibilidade na Casa Cor Paraná

SOLUÇÃO

Uma das grandes mudanças realizadas nos ambientes foi a instalação de três plataformas elevatórias desenvolvidas pela Daiken, instaladas em pontos estratégicos para viabilizar o acesso vertical. “Para colocar uma rampa que contemple a inclinação necessária para permitir autonomia às pessoas com mobilidade reduzida, eram necessários aproximadamente 40 metros de rampa, além dos patamares para descanso, o que tornava esta proposta inviável. Com uma plataforma, a projeção de implantação é de menos de 3m²”, explica Lucena.

Os equipamentos da Daiken foram escolhidos por seguirem a norma NBR15.655-1, relacionada a plataformas elevatórias, além de comportarem uma cadeira de rodas e mais um acompanhante, suportando até 250 kg. Pessoas com dificuldades de locomoção também pode usá-las. “Conseguimos unir qualidade, segurança e estética; o design sofisticado das plataformas auxiliou na beleza do projeto”, complementa a arquiteta.

Um dos arquitetos que participou como expositor era contra a implantação das plataformas, mas teve uma contusão e com uma das pernas engessada no período da exposição só conseguiu atender os visitantes do seu espaço utilizando as plataformas elevatórias da Daiken. No final estava agradecido pela acessibilidade proporcionada pelos equipamentos da Daiken.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Com mais de 1.000 equipamentos instalados em locais como escolas, universidades, shoppings, agencias bancárias, hotéis e residências, as Plataformas Elevatórias Daiken garantem autonomia, conforto e segurança para pessoas com mobilidade reduzida e permitem adequar os locais às leis e normas vigentes de acessibilidade. Apresentam linhas suaves e ergonômicas, design moderno, qualidade superior e excelente custo-benefício.

Redação AECweb


Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da Daiken disponíveis no Canal de Especificação Online.

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Linha Acessibilidade

Download de catálogo

Elevador Residencial – Daiken

Download de catálogo

Plataforma Elevatória Vertical para...

Download de catálogo

Plataforma Elevatória Vertical para...

Estudos de Casos