Produtos Dânica reduzem consumo de energia em 30%

Painéis TermoWall e telhados TermoRoof oferecem estanqueidade e estética diferenciada à cobertura do InovaLab



Estudo de caso: InovaLab – Sapiens Parque / Florianópolis – SC.

Produtos Dânica reduzem consumo de energia em 30%

Proprietário da obra: Sapiens Parque.
Contratante: Sapiens Parque.
Local da obra: InovaLab – Sapiens Parque – Florianópolis – SC.
Data da obra: Não divulgado.
Fornecedor: Dânica.
Nome dos produtos: Painéis TermoWall e telhas TermoRoof.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Produtos Dânica reduzem consumo de energia em 30%

O InovaLab é um espaço de, aproximadamente, 2 mil m² destinados a abrigar e acelerar projetos inovadores estratégicos para o Sapiens Parque – parque de inovação localizado em Florianópolis (SC) concebido para promover o desenvolvimento de segmentos econômicos como turismo, tecnologia, meio ambiente e serviços especializados.

Com investimentos de, aproximadamente, R$ 1,5 milhão, o InovaLab é uma parceria entre a Certi (Fundação Centros de Referências em Tecnologias Inovadoras), o Sapiens Parque e o Governo de Santa Catarina, por meio da SC Parcerias e Codesc (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina).

DESAFIO

O projeto do InovaLab deveria atender o conceito de edificação sustentável, premissa básica do Sapiens Parque. O objetivo era construir um prédio com materiais reaproveitáveis, tecnologias que reduzissem a demanda de climatização e que facilitassem a limpeza. Além disso, a construção precisava de apelo estético atraente e inovador.

“Mais do que a necessidade ecológica, a estrutura do InovaLab tinha que apresentar flexibilidade para a ocupação dos estúdios, pois desconhecíamos os futuros usuários da edificação, a possível rotatividade de eventos e as outras demandas. Tínhamos que executar uma edificação desmontável e remontável”, diz o arquiteto Francisco Silveira, do escritório Espaço e Criação – Arquitetura, Design e Criação Gráfica – que desenvolveu o projeto em conjunto com Fabiana Bez.

SOLUÇÃO

Os painéis TermoWall e os telhados TermoRoof fornecidos pela Dânica foram aplicados na cobertura e nas paredes externas dos blocos principais da edificação, reduzindo significativamente o consumo de energia.

“As propriedades termoisolantes de TermoWall reduziram a necessidade de climatização. Um engenheiro chegou a calcular uma economia de 30% na demanda de equipamentos. Associado a isso, a cor branca dos painéis com as aberturas instaladas reduziram o custo com a iluminação artificial de modo geral”, destaca Francisco.

Sobre o TermoRoof, o arquiteto diz que o produto agregou estanqueidade à cobertura, eliminando a necessidade de aplicação do forro, já que o telhado apresenta face interna em aço pré-pintado.

“O diferencial estético dos painéis Dânica, por exemplo, conferiram um visual mais limpo ao prédio, pois são praticamente lisos, ao contrário dos demais que apresentam desníveis acentuados nas chapas de aço, marcando as fachadas”, ressalta o profissional.

Francisco acrescenta que as soluções utilizadas também se destacaram pelos seguintes fatores: limpeza do processo construtivo de montagem, beleza e rapidez de execução. Toda a instalação, contemplando paredes e cobertura, foi realizada em cerca de duas semanas, paralelamente às outras atividades da obra.

“A utilização dos produtos Dânica na edificação do InovaLab foi tão bem-sucedida que diversos visitantes têm elogiado o projeto e procurado saber mais sobre as soluções empregadas. Por tudo isso, o know-how da empresa e a qualidade de seus produtos serão empregados em outros projetos do Sapiens Parque”, afirma.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Os painéis TermoWall horizontais e verticais podem ser montados e desmontados, garantindo construções rápidas, com estética diferenciada e sem desperdício de materiais. Produzidos com núcleo isolante em PUR (poliuretano) ou PIR (poliisocianurato), contam com sistema de encaixe lateral para excelente vedação e acabamento à edificação. São ideais para indústrias de todos os segmentos, comércios em geral, supermercados, galpões, shoppings, entre outros, reduzindo o seguro em até 40%.

As coberturas termoisolantes Dânica são compostas pelos painéis TermoRoof PUR ou PIR, produzidos com tecnologia europeia. A linha de produção contínua e automática assegura perfeita homogeneidade na distribuição do PUR ou PIR, alta qualidade e durabilidade aos painéis, excelente vedação, acabamento e autoportância, além de perda mínima de materiais na fabricação. Os painéis também oferecem conforto térmico ao ambiente interno e melhor conservação das máquinas.

Clique para obter catálogo e outras informações do TermoWall.

Clique para obter catálogo e outras informações do TermoRoof.

Veja mais produtos da Dânica disponíveis no Canal de Especificação Online.
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

FrigoPainel

Download de catálogo

Painel LDR

Download de catálogo

FrigoZip

Download de catálogo

Porta de Correr Automática

Estudos de Casos

Informativos Técnicos