O Centro Empresarial Berrini (CEB) é um complexo corporativo erguido em um dos principais pólos comerciais da cidade de São Paulo. Com localização comercial estratégica, o prédio também possui vizinhança privilegiada, com hotéis, bancos, restaurantes e outros centros comerciais.
Com 16 pavimentos, além de térreo e três subsolos, o programa dispõe de uma configuração funcional, uma vez que os andares se dividem em quatro conjuntos comerciais com metragens diferentes – 107 m², 214 m² ou 428 m². No último pavimento, tem jirau também com capacidade para receber quatro unidades. Aliado a isso, o empreendimento conta com uma infraestrutura completa que compreende circuito fechado de TV, controle de acesso, ar condicionado e sistema de telefonia e banda larga.
O edifício possui identidade arquitetônica criada pelo arquiteto Itamar Berezin, que privilegia grandes planos abertos, como os terraços – cobertos e descobertos – responsáveis por ampliar o lote de cada pavimento, e o jardim, que valoriza o térreo e as áreas de acesso. Daí a necessidade de contar com pisos capazes de suportar a ação das intempéries, como a chuva, e o fluxo constante de pessoas.
“Essas áreas pediam pisos drenantes para a captação da água da chuva, munidos de propriedades técnicas de alta resistência – com peças que não se quebrassem facilmente – e que permitissem flexibilidade de layout. Além disso, esse tipo de piso é uma tendência em São Paulo, na qual os profissionais valorizam cada vez mais em suas obras áreas drenantes”, explica o engenheiro Marcio Roberto Marchioli, engenheiro da CORP Empreendimentos Imobiliários, empresa responsável pela obra.
Ficou sob responsabilidade da Drenaltec o fornecimento dos pisos drenantes para vários pontos do edifício, como garagem, térreo, áreas de acesso e lajes. Além disso, a empresa distribuiu placas cimentícias para fazer as calçadas. No total, a obra adquiriu mais de 850 m² dos produtos da empresa.
“Utilizamos três diferentes modelos da Drenaltec. Um piso drenante de 50 x 50 cm, pré-moldado, outro similar a uma placa de 8 cm e a própria placa cimentícia, que mais parece um concreto. As peças chegaram à obra em perfeito estado, sem pontos quebrados, nas dimensões exatas de que precisávamos”, conta o engenheiro.
O profissional revela que “a instalação foi muito simples e permitiu o perfeito assentamento e alinhamento dos pisos. Foi possível deixar um espaço mais largo entre as peças, em função do perfeito bitolamento. No geral, foi uma aquisição de excelente custo-benefício, sem dúvidas”.
Já em termos de funcionalidade, os pisos drenantes da Drenaltec também atenderam as exigências da obra com eficiência e alta resistência. “Até hoje os caminhões do tipo munck trafegam sobre o piso, e nenhuma peça se quebrou”, destaca Marchioli.
Outro ponto de diferenciação dos pisos drenantes da Drenaltec nessa obra foi a adequação aos requisitos de sustentabilidade do projeto. Primeiro no que diz respeito a funcionalidade do revestimento, que drena a água com excelente resultado. Depois pela composição ecológica, formada por pó de pedra, areia, brita zero, cimento e escoria de alto forno. A empresa fornece para o mercado vários modelos de piso, em diferentes dimensões que se adaptam a qualquer situação.