menu-iconPortal AECweb

Chapas recicladas constroem espaço de convivência para funcionários no canteiro

Produtos da Ecofour foram montados rapidamente e proporcionaram melhor acabamento e resistência em comparação aos materiais convencionais

ecofour-odebrecht-1
Totalmente recicláveis, as chapas suportam até 130 kg por m² (foto: divulgação/Odebrecht Realizações Imobiliárias)

Localizado em um bairro da zona norte de São Paulo, notabilizado por ter poucos prédios, o condomínio Homenagem Jaçanã é constituído por três torres que abrigam 549 apartamentos. Estabelecido em um terreno de 18 mil m², o empreendimento possui área construída de 37 mil m².

DESAFIO

Mais de 300 funcionários trabalharam na obra, que durou dois anos – fevereiro de 2014 a setembro de 2016. E para comportá-los de maneira adequada, a construtora precisou criar um ambiente de convivência com áreas de chuveiro, banheiro, vestiário e refeitório. A estrutura deveria ser construída com materiais fáceis de limpar, resistentes (a intempéries e a substâncias químicas) e impermeáveis (principalmente nas áreas molhadas).

Outra exigência foi por materiais de baixo custo de implantação, com possibilidade de reutilizá-los dentro do próprio canteiro ou destiná-los para reciclagem.

SOLUÇÃO

ecofour-odebrecht-2
Quando comparadas aos produtos de madeira
plastificados, as chapas da Ecofour se destacam pela
durabilidade e resistência a umidade
(foto: divulgação/Odebrecht Realizações Imobiliárias)

Para construir o espaço, a obra apostou nas chapas recicladas de tubo de creme dental da Ecofour. Foram utilizadas peças de 10 mm de espessura com 2,20 m x 1,10 de comprimento. Elas atuaram como divisórias, determinando cada ambiente.

Facilmente montadas em uma área longe da exposição do sol, as chapas foram colocadas sobre uma fiada de blocos de concreto com pontaletes na vertical para o travamento – o processo todo levou apenas cinco dias. Elas se diferenciaram pela alta durabilidade e resistência a umidade, suportando com qualidade o uso excessivo. Além disso, dispensaram pintura posterior, pois possuem bom acabamento.

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

As chapas recicladas de tubo de creme dental são indicadas para construção de stands e móveis, mas também funcionam como fôrmas de concreto. Proporcionam boa impermeabilidade, isolamento termoacústico e resistência química. Suportam esforços de até 130 kg por m². Também são antichamas e imunes a pragas.

Totalmente recicláveis, elas são produzidas com aparas de tubos de creme dental, sendo 75% de plástico polietileno de baixa densidade e 25% alumínio. Estão disponíveis em modelos de 4 mm, 6 mm, 8 mm, 10 mm, 12 mm ou 15 mm de espessura e 2,20 m e 1,10 m de comprimento.

FICHA TÉCNICA DA OBRA
Local: São Paulo (SP)
Data da obra: de 02/2014 a 09/2016
Contratantee proprietária da obra: Odebrecht Realizações Imobiliárias
Fornecedor: Ecofour
Produtos: Chapas recicladas de tubos de creme dental
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal dos Equipamentos
MAIORES INFORMAÇÕES
Estudos de Casos