O revestimento de poliuretano cimentício ESP UCREFLOOR atuou como um único sistema, desde a camada niveladora até o autonivelante decorativo
O Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira, mais conhecido como Arena Fonte Nova, foi um dos estádios brasileiros utilizados na Copa do Mundo FIFA 2014. Com capacidade para 50 mil pessoas, passou por reformulação total – apenas o formato de ferradura e a abertura para o dique de Tororó, no lado sul, permanecem.
Com projeto assinado pelos escritórios Tetra Arquitetura, Schulitz Architektur + Technologie (melhoria das instalações) e Setepla Tecnometal (projeto estrutural), o estádio destaca-se, ainda, pela concepção sustentável (os resíduos da demolição do antigo complexo foram 100% reaproveitados na obra, até mesmo na infraestrutura), além da estrutura que garante conforto e perfeita visibilidade aos torcedores – os três níveis de assentos são cobertos.
Durante a obra, foram identificadas imperfeições no concreto – com variação entre 3 e 60 mm – que causaram o surgimento de ondulações nos pisos das áreas comuns e de acesso do estádio. Para regularizar a superfície, demandou-se a utilização de um sistema de nivelamento que garantisse, ao mesmo tempo, acabamento diferenciado.
Exigia-se, também, o apoio de uma empresa especializada no mercado, que não apenas fornecesse o produto adequado, mas também providenciasse mão de obra e assistência técnica para a aplicação.
Outros fatores foram levados em consideração, como a agilidade e praticidade de execução para combater o prazo escasso da obra, visto que o estádio deveria estar apto para receber os jogos de futebol.
A EPS fez valer toda sua experiência no mercado ao ser escolhida para atuar com exclusividade na execução de 100% dos pisos do estádio. A empresa forneceu o revestimento de poliuretano cimentício ESP UCREFLOOR e dispôs de corpo técnico que cuidou de todos os procedimentos, desde o consumo e controle de abastecimento de material até a garantia da solução.
Com a utilização da fresadora com trator Bobcat, foi possível rebaixar as ondulações para a aplicação da regularização. Dessa forma, o revestimento ESP UCREFLOOR atuou como um único sistema, desde a camada niveladora até o autonivelante decorativo.
A aplicação do produto evitou o desplacamento entre o substrato, além de cuidar da própria regularização e revestimento. Todo o esforço garantiu a realização de um grande projeto, reforçando o compromisso de qualidade da EPS com seus clientes.
ESP UCREFLOOR é um revestimento monolítico aplicado em uma única camada com espessura entre 2 a 4 mm. Apresenta flexibilidade e elongação superiores aos sistemas epoxídicos. Pode ser aplicado sobre substratos de concreto novos ou antigos. É ideal para áreas sujeitas a vibrações ou movimentações, estacionamentos, academias e quadras poliesportivas.