Eternit forneceu 690 placas cimentícias – Eterplac Standard –, que permitiram uma construção leve, rápida e com estética moderna
O edifício de apoio construído no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, funciona como um centro operacional para atender às demandas das competições realizadas ao longo do ano, como a acomodação adequada das equipes. O projeto arquitetônico estabelece um programa livre, sem divisões fixas entre os espaços nas áreas internas, o que possibilita um uso mais dinâmico de acordo com a decisão do autódromo.
Executar o edifício em tempo hábil a receber o evento automobilístico programado para o mês seguinte. Era necessário adotar elementos construtivos leves, fáceis de manusear e resistentes à ação das intempéries. Como explica David Barreto, gerente comercial da Athenas GP – empresa responsável pela implementação dos sistemas de construção a seco – “uma das questões envolvia o fechamento da fachada, que deveria ser constituída por produtos que agilizassem a etapa de montagem e, ao final da obra, proporcionassem alta capacidade mecânica para suportar os mais diferentes tipos de impacto, como chuvas e ventos”.
Utilizar um material para construção a seco na fachada também seria condizente com a concepção do projeto de interiores, que tinha especificado sistemas em drywall – até mesmo com o intuito de permitir espaços modulares e flexíveis, e atender as necessidades específicas dos usuários.
“Tínhamos apenas 30 dias para levantar o edifício. Ter o produto certo nos ajudaria a viabilizar o trabalho, mesmo com outras atividades executadas simultaneamente e que mobilizaram um número grande de pessoas e equipamentos”, afirma o profissional.
As placas cimentícias da Eternit, foram escolhidas para o fechamento da fachada, pois é um sistema que garante leveza, agilidade na execução e propriedades técnicas e de desempenho muito superiores. Foram utilizadas 690 placas que revestiram o prédio em perfeita harmonia com os panos de vidro.
O produto contribuiu para que a obra fosse executada dentro de um sistema leve e com a mesma resistência e estabilidade mecânica encontrada em qualquer outro sistema pesado e demorado, o que dispensou grandes fundações e acelerou a etapa construtiva.
“Eterplac Standard foi fundamental para o sucesso do projeto, principalmente em razão do excelente acabamento, que permitiu a utilização natural do cimento e das juntas aparentes sem qualquer prejuízo ao entrar em contato com as intempéries. Atenderam perfeitamente a intenção estética do projeto arquitetônico: uma aparência de construção rústica e equilibrada com a pele de vidro. Proporcionaram leveza e modernidade à construção”, conta Barreto.
Sobre o serviço da Eternit, é possível destacar a pronta-entrega dos materiais, o suporte técnico durante a concepção do projeto e o apoio de trabalho full time durante a execução da obra. Esse relacionamento garantiu um trabalho sem desgastes e com muita eficiência.
Fique por dentro: placas cimentícias podem ser associadas a sistemas de construção a seco
Produzida com mistura homogênea de cimento Portland e fios sintéticos, a partir da tecnologia CRFS – Cimento Reforçado com Fio Sintético –, a placa cimentícia Eterplac apresenta como principais características: impermeabilidade, durabilidade, estabilidade, praticidade no manuseio, facilidade no corte, além de permitir diversos tipos de acabamentos, proporcionando versatilidade de uso para os mais diversos projetos. Essas qualidades fazem de Eterplac uma ótima escolha, tanto para obras comercias ou industriais, quanto para obras residenciais.