Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Sistemas de proteção passiva de alto desempenho contra o fogo

Os FCPS e o Selante RFS 640 da fischer são sistemas de proteção passiva que impedem a propagação do fogo através dos shafts e dos vãos das fachadas de vidro

Sistema de proteção passiva para incêndios
Os sistemas da fischer conseguem retardar a propagação das chamas (Foto: Divulgação/fischer Brasil)

Os shafts e os vãos das fachadas de pele de vidro são grandes rotas de propagação de fogo e gases tóxicos durante um incêndio. Por isso, é necessário realizar a proteção dessas passagens com material apropriado, que possua a capacidade de resistir ao incêndio e de impedir ou retardar a propagação por todo o edifício.

Nesse contexto, os sistemas de proteção passiva são fundamentais no auxílio da evacuação dos prédios, pois confinam a fumaça e os gases tóxicos em seus locais de origem.

A fischer Brasil fornece sistemas (desde selantes até placas de lã de rocha) resistentes e que retardam os incêndios nos edifícios.

Conheça!

SISTEMA DE PROTEÇÃO ABLATIVA FCPS FISCHER

Sistema de proteção ablativa FCPS Fischer
O FCPS da fischer tem durabilidade de até 25 anos (Foto: Divulgação/fischer Brasil)

O FCPS da fischer é um sistema para shafts composto por placa de lã de rocha de alta densidade e pintura ablativa, que impede a propagação do fogo em aplicações verticais e horizontais. E como complemento, existe a fita intumescente FIPW-E para proteção das tubulações plásticas (no caso dos shafts de hidráulica).

O sistema garante até quatro horas de integridade e duas horas de isolamento contra o fogo. Além disso, possui ótimo desempenho acústico e é autoportante (dispensa mecanismos de montagem para se manter estável).

É aplicado em conjunto com a pintura ablativa, que solta gotículas de água durante o incêndio para resfriar a área de passagem. Por ser flexível, não sofre com trincas ou fissuras (mesmo com a movimentação da edificação).

VANTAGENS

• Alta durabilidade (até 25 anos, conforme a ETA);
• Fácil instalação e manutenção;
• Não trinca nem fissura;
• Testado e aprovado por: ETA-20/1062; ETA-20/1067; DoP FS-15-2020-A; DoP FS-15-2020-B; EN 1366-3 e BS 476 (partes 20 e 22);
• Permite que serviços adicionais sejam aplicados ou removidos;
• Aceita movimento térmico e mecânico.

SELANTE RFS 640

Selante RFS 640
O Selante RFS 640 tem 50% de capacidade de movimentação (Foto: Divulgação/fischer Brasil)

O RFS 640 é um selante feito à base de água, ideal para vedar os vãos existentes entre a esquadria e a laje das estruturas das fachadas de pele de vidro, juntamente com a placa de lã de rocha. Também serve para outras aplicações em juntas internas (tanto na horizontal quanto na vertical) com alto grau de movimentação (o selante tem 50% de capacidade de movimentação).

Além disso, o produto da fischer Brasil tem alto grau de proteção contra o fogo e a fumaça, garantindo até três horas de proteção.

VANTAGENS

• Conta com inibidor de crescimento do bolor;
• Pode receber pintura;
• Teste acelerado de idade e umidade;
• Apresenta baixo VOC;
• Aplicado com spray ou pincel;
• Excelente vedação contra a fumaça;
• Resistente à água;
• Sem amianto ou solventes;
• Testado e aprovado: ASTM E 814 (UL1479); ASTM E 1966 (UL 2079); ASTM E 2307 e ASTM E 84 (UL723).

Exemplo de aplicação do Fischer RFS640
Exemplos de aplicação de Sistema de Proteção de Fachada – Fischer RFS640 (Foto: Divulgação/fischer Brasil)

SEGURANÇA

A escolha dos produtos adequados é fundamental, porém o mais importante é a instalação adequada. Se o sistema não for instalado de forma correta, não apresentará a performance esperada durante o incêndio.

Assim, a fischer Brasil possui parceiros adequados para esse tipo de trabalho e promove treinamentos de equipes para uma segurança maior na instalação dos sistemas de proteção.

Para aumentar ainda mais a segurança, recomenda-se o conhecimento das normativas nacionais referentes a incêndios:

• Instrução Técnica 09 – Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo;
• NBR15575 – Norma de Desempenho sobre resistividade ao incêndio de diversos materiais e sobre a proteção passiva em shafts de quaisquer tipos;
• Lei Kiss 13425 03.2017 – determina várias diretrizes sobre a prevenção e o combate ao incêndio em qualquer Projeto de Prevenção Contra Incêndio (PPCI);
• Regulamento Nacional de Segurança contra Incêndio e Emergências – unifica as exigências com relação aos incêndios no país, concede o poder de Polícia ao Corpo de Bombeiros para embargar e, até mesmo, multar a obra (no caso de irregularidades);
• NBR 16944 – Selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação – Parte 2: Ensaio de resistência ao fogo em selagens e aberturas de passagens de instalações de serviços.

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Linha Laser - Fischer Brasil

Download de catálogo

Bucha SX

Download de catálogo

Brocas - Fischer Brasil

Download de catálogo

Buchas de Nylon

Informativos Técnicos