menu-iconPortal AECweb

Sistemas de proteção passiva de alto desempenho contra o fogo

Os FCPS e o Selante RFS 640 da fischer são sistemas de proteção passiva que impedem a propagação do fogo através dos shafts e dos vãos das fachadas de vidro

Sistema de proteção passiva para incêndios
Os sistemas da fischer conseguem retardar a propagação das chamas (Foto: Divulgação/fischer Brasil)

Os shafts e os vãos das fachadas de pele de vidro são grandes rotas de propagação de fogo e gases tóxicos durante um incêndio. Por isso, é necessário realizar a proteção dessas passagens com material apropriado, que possua a capacidade de resistir ao incêndio e de impedir ou retardar a propagação por todo o edifício.

Nesse contexto, os sistemas de proteção passiva são fundamentais no auxílio da evacuação dos prédios, pois confinam a fumaça e os gases tóxicos em seus locais de origem.

A fischer Brasil fornece sistemas (desde selantes até placas de lã de rocha) resistentes e que retardam os incêndios nos edifícios.

Conheça!

SISTEMA DE PROTEÇÃO ABLATIVA FCPS FISCHER

Sistema de proteção ablativa FCPS Fischer
O FCPS da fischer tem durabilidade de até 25 anos (Foto: Divulgação/fischer Brasil)

O FCPS da fischer é um sistema para shafts composto por placa de lã de rocha de alta densidade e pintura ablativa, que impede a propagação do fogo em aplicações verticais e horizontais. E como complemento, existe a fita intumescente FIPW-E para proteção das tubulações plásticas (no caso dos shafts de hidráulica).

O sistema garante até quatro horas de integridade e duas horas de isolamento contra o fogo. Além disso, possui ótimo desempenho acústico e é autoportante (dispensa mecanismos de montagem para se manter estável).

É aplicado em conjunto com a pintura ablativa, que solta gotículas de água durante o incêndio para resfriar a área de passagem. Por ser flexível, não sofre com trincas ou fissuras (mesmo com a movimentação da edificação).

VANTAGENS

• Alta durabilidade (até 25 anos, conforme a ETA);
• Fácil instalação e manutenção;
• Não trinca nem fissura;
• Testado e aprovado por: ETA-20/1062; ETA-20/1067; DoP FS-15-2020-A; DoP FS-15-2020-B; EN 1366-3 e BS 476 (partes 20 e 22);
• Permite que serviços adicionais sejam aplicados ou removidos;
• Aceita movimento térmico e mecânico.

SELANTE RFS 640

Selante RFS 640
O Selante RFS 640 tem 50% de capacidade de movimentação (Foto: Divulgação/fischer Brasil)

O RFS 640 é um selante feito à base de água, ideal para vedar os vãos existentes entre a esquadria e a laje das estruturas das fachadas de pele de vidro, juntamente com a placa de lã de rocha. Também serve para outras aplicações em juntas internas (tanto na horizontal quanto na vertical) com alto grau de movimentação (o selante tem 50% de capacidade de movimentação).

Além disso, o produto da fischer Brasil tem alto grau de proteção contra o fogo e a fumaça, garantindo até três horas de proteção.

VANTAGENS

• Conta com inibidor de crescimento do bolor;
• Pode receber pintura;
• Teste acelerado de idade e umidade;
• Apresenta baixo VOC;
• Aplicado com spray ou pincel;
• Excelente vedação contra a fumaça;
• Resistente à água;
• Sem amianto ou solventes;
• Testado e aprovado: ASTM E 814 (UL1479); ASTM E 1966 (UL 2079); ASTM E 2307 e ASTM E 84 (UL723).

Exemplo de aplicação do Fischer RFS640
Exemplos de aplicação de Sistema de Proteção de Fachada – Fischer RFS640 (Foto: Divulgação/fischer Brasil)

SEGURANÇA

A escolha dos produtos adequados é fundamental, porém o mais importante é a instalação adequada. Se o sistema não for instalado de forma correta, não apresentará a performance esperada durante o incêndio.

Assim, a fischer Brasil possui parceiros adequados para esse tipo de trabalho e promove treinamentos de equipes para uma segurança maior na instalação dos sistemas de proteção.

Para aumentar ainda mais a segurança, recomenda-se o conhecimento das normativas nacionais referentes a incêndios:

• Instrução Técnica 09 – Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo;
• NBR15575 – Norma de Desempenho sobre resistividade ao incêndio de diversos materiais e sobre a proteção passiva em shafts de quaisquer tipos;
• Lei Kiss 13425 03.2017 – determina várias diretrizes sobre a prevenção e o combate ao incêndio em qualquer Projeto de Prevenção Contra Incêndio (PPCI);
• Regulamento Nacional de Segurança contra Incêndio e Emergências – unifica as exigências com relação aos incêndios no país, concede o poder de Polícia ao Corpo de Bombeiros para embargar e, até mesmo, multar a obra (no caso de irregularidades);
• NBR 16944 – Selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação – Parte 2: Ensaio de resistência ao fogo em selagens e aberturas de passagens de instalações de serviços.

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Buchas de Nylon

Download de catálogo

Discos Diamantados - Fischer Brasil

Download de catálogo

Ferramenta finca-pinos F35

Download de catálogo

Espuma PU

Informativos Técnicos