Estudo de Caso: Jardim das Castanheiras / Curitiba – PR
Uma das cinco casas do Jardim das Castanheiras, no bairro Mercês, Curitiba – PR
Proprietário da obra: Não divulgado
Contratante: Construtora Quaco Casas e Condomínios
Local da obra: Bairro Mercês, Curitiba – PR
Data da obra: Entrega em julho de 2012
Fornecedor: LP Brasil
Produto: Sistema CES - Construção Energitérmica Sustentável (Light Steel Frame)
DESCRIÇÃO DO LOCAL
Localizado na cidade de Curitiba, o Jardim das Castanheiras é um condomínio de alto padrão formado por cinco casas de 257 m² cada. As residências contemplam três pavimentos, suítes amplas, terraços descobertos e salas com pé direito duplo. O terreno total tem mais de 1.200 m² e recebe amplo espaço para lazer e conforto.
DESAFIO
Os imóveis foram projetados inicialmente para serem construídos em alvenaria, mas os compradores exigiram uma concepção mais moderna e que estivesse alinhada com o conceito CES – Construção Energitérmica Sustentável. Dessa forma, era essencial a busca por um sistema construtivo que atendesse a todas essas necessidades com resistência, praticidade e – principalmente – agilidade.
Fernando de Quadros Coelho, proprietário da construtora Quaco Casas e Condomínios – responsável pela obra – reforça que “as casas deveriam apresentar um conceito de arquitetura limpa e altamente tecnológica, já que existe uma preocupação cada vez maior com a preservação ambiental e a necessidade de evitar o desperdício de materiais de construção. Estávamos em busca de uma obra rápida, segura e economicamente viável”.
Exemplo de construção com Light Steel Frame
SOLUÇÃO
CES - Construção Energitérmica Sustentável (Light Steel Frame) foi o escolhido pela união de fatores como o menor prazo de execução, racionalização da mão de obra e de materiais, maior produtividade e menor custo de fundação – considerando que é um sistema leve e, consequentemente, gera redução de custos indiretos. Por isso, tornou a obra do Jardim das Castanheiras inteligente para a construtora e compradores.
“É um sistema industrializável leve e de fácil aplicação. Proporcionou maior produtividade, organização e controle do canteiro de obras. Sobretudo, reduziu o prazo de execução em até 60% quando comparado aos sistemas convencionais. Além disso, não podemos esquecer que a solução da LP Brasil conferiu à edificação um ótimo desempenho térmico e acústico. Meu cliente ficou mais feliz com o resultado”, explica Fernando.
Exemplo de construção com Light Steel Frame
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
a. Paredes perimetrais
Nas paredes perimetrais foi utilizado fechamento externo e contraventamento com placas estruturais LP OSB HOME PLUS 11,1 x 1200 x 3000 mm, revestidas com placas cimentícias 10 x 1200 x 2400 mm com acabamento em textura elastomérica. Entre as placas estruturais LP OSB HOME PLUS e as chapas cimentícias, foi utilizada a membrana hidrófuga (LP Membrana), que evita a condensação de umidade nas paredes e garante que a umidade interna saia da edificação, enquanto impede a entrada da umidade externa nas paredes.
b. Paredes Internas
As placas estruturais LP OBS HOME PLUS 11,1 x 1200 x 2400 mm foram aplicadas em todas as paredes internas das casas, sob as chapas de gesso acartonado. Elas servem como reforço para fixação de peças suspensas como armários e bancadas.
c. Lajes
Foram utilizadas no pavimento superior e terceiro pavimento lajes do tipo mista, com previsão de carga de uso de 200 kg/m². As lajes mistas são compostas por placas estruturais LP OSB HOME PLUS 18,3 x 1200 x 2400 mm com capa de 3 a 5 cm de argamassa reforçada com malha “pop” leve.
d. Cobertura
Foi usado o sistema de cobertura com telhas metálicas. O LP TechShield 11,1 x 1200 x 2400 mm foi aplicado sobre a estrutura e protegido com LP subcobertura, garantindo a estanqueidade do telhado.