Geocomposto permite capacidade de vazão superior em condomínio

MacDrain® J da Maccaferri ofereceu economia, praticidade e eficiência sem prejudicar o desempenho da vegetação.

Estudo de caso: MacDrain® J 20.2 – 27.830,00 m² / Condomínio Santa Mônica Jardins (RJ).



Geocomposto permite capacidade de vazão superior em condomínio

Proprietário da obra: Brascan Empreendimentos Imob. Ltda.
Contratante: Brascan Empreendimentos Imob. Ltda.
Local da obra: Condomínio Santa Mônica Jardins – Barra da Tijuca (RJ).
Data da obra: Início - junho de 2008 / Término - março de 2009.
Fornecedor – Maccaferri do Brasil Ltda.
Nome do Produto – MacDrain® J 20.2 – 27.830,00 m².

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A obra foi realizada no Santa Mônica Jardins, um condomínio de casas já pronto na Barra da Tijuca (RJ). É localizado dentro de um bairro fechado, que se caracteriza pela segurança e excelente infra-estrutura. Apresenta uma área de 372.000 m², constituída por casas dúplex de 415 a 491 m², shoppings, restaurantes, cinemas, teatros, casas de show, universidades e grandes centros comerciais.

DESAFIO

O condomínio apresentava projetos sofisticados e diferenciados de paisagismos, com espaços de meditação, jardins de pedras e gramados, possibilitando uma convivência ao ar livre e em contato com a natureza.

A área necessitava de uma drenagem eficiente, capaz de evitar o acúmulo de água sobre o gramado existente no entorno do edifício construído, permitindo o pleno desenvolvimento da vegetação sem atrapalhar a utilização do espaço verde criado.

Inicialmente, estava especificado pelo projetista uma camada de brita de 15 cm, coberto com geotêxtil não-tecido para drenagem. No entanto, esse sistema utiliza recursos naturais, não facilitaria e nem aceleraria a instalação do conjunto. Também não permitiria economia em relação aos custos com materiais, mão de obra, estocagem, logística e encargos sociais.

Havia também um fator agravante. O jardim estava localizado sobre a laje do estacionamento subterrâneo. A necessidade de se reduzir a sobrecarga, mantendo a eficiência drenante, era premente.

Geocomposto permite capacidade de vazão superior em condomínio

SOLUÇÃO

Foi então realizado estudo de viabilidade para comparação do sistema até então adotado, com a solução em geocomposto MacDrain® J da empresa Maccaferri. O estudo comprovou a vantagem dessa solução sobre o sistema convencional, resultando em uma estrutura mais econômica, visto que a carga aplicada sobre o produto era muito baixa com altura máxima de aterro de 50 cm.

De acordo com Paulo Rocha, Engenheiro da Maccaferri, o produto foi escolhido principalmente pela facilidade em se aplicar a solução, já que é feita apenas com o desenrolar do material e sobreposição simples de suas laterais. “Somado a isso, o uso do MacDrain® J eliminou a utilização da brita, reduzindo a sobrecarga na laje. A baixa pressão que seria aplicada sobre o geocomposto permitiu que a solução J fosse adotada”, afirma Rocha.

Outro fator importante para a escolha foi o prazo de execução da solução, pois a área que foi drenada era bastante extensa, sendo que deveria ser executada em curto prazo, necessidade essa atendida pela solução MacDrain®.

O Engenheiro também destaca outros benefícios que o produto ofereceu à obra. “Tecnicamente, o MacDrain® apresenta uma capacidade de vazão superior à solução convencional em brita. Mesmo com a espessura até 20 vezes menor, ou seja, com apenas 1 cm de espessura, ele conduz a água da chuva para fora do sistema com uma velocidade superior a um colchão de 20 cm de brita, acelerando a possibilidade de utilização da área”, diz.

Dessa forma, MacDrain® conseguiu corresponder às exigências do projeto, considerando que o escoamento da água das chuvas acontece em prazos extremamente curtos (poucos minutos após a ocorrência de chuvas a área já esta seca e apta a ser utilizada), tudo isso sem prejudicar o desempenho da vegetação.

Geocomposto permite capacidade de vazão superior em condomínio

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Eficiente sistema de drenagem, Macdrain® é um geocomposto formado por três elementos: o drenante, que possibilita captar e conduzir as águas de infiltração / percolação, saneando o solo; o filtrante, que impede o carregamento das partículas de solo para o interior do elemento drenante (o que provocaria sua colmotação e a perda da vazão); por fim, o elemento coletor, que conduz a água drenada para a descarga.

Redação AECweb


Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Conheça mais produtos da Maccaferri disponíveis no Canal de Especificação Online.
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

BioMac®

Download de catálogo

Wirand®

Download de catálogo

Fibromac®

Download de catálogo

Arame Farpado Cabeça de Boi

Estudos de Casos

Informativos Técnicos