Nem sempre a arte da arquitetura está em criar novos conceitos. Às vezes está na capacidade de reaproveitar as estruturas prontas tornando-as contemporâneas. O Pátio Cianê Shopping é o maior exemplo. Dois edifícios históricos de antiga tecelagem foram transformados em um grande complexo comercial de Sorocaba.
De autoria da Designcorp e com projeto executivo e detalhamento desenvolvidos pelo escritório Bassichetto Arquitetura, o empreendimento teve volumetria e fachadas preservadas, uma vez que o conjunto foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico da cidade e, parte dele, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
Mesmo assim, foi possível realizar uma reforma estética e estrutural, já que as partes existentes não respondiam às cargas necessárias ao funcionamento de um shopping.
O fato é que o novo programa abrangerá cerca de 200 lojas, academia, salas de cinema, área para alimentação e estacionamentos com capacidade para mais de 1000 vagas.
A especificação de um sistema de cobertura que se adequasse à volumetria da estrutura era fundamental para o sucesso do projeto. Quem explica é arquiteta Claudia Bassichetto.
“O primeiro ponto era encontrar um material que convivesse em harmonia com as instalações e acessórios como a iluminação zenital. A preocupação eram as interferências na cobertura nos pontos que exigiam diferentes situações de furações para exaustão das lojas da praça de alimentação e tomada de ar para equipamentos de climatização. Nosso intuito era garantir a estanqueidade nessas áreas consideradas frágeis”.
O produto também precisava vencer grandes vãos e diminuir a quantidade de pilares do último pavimento.
Roll-on, um sistema que integra estrutura e telhado no mesmo produto, foi a solução escolhida para atender às exigências do projeto.
“A parte da obra que recebeu o sistema foi a área da fábrica mais nova, situada atrás do terminal de ônibus, o que representa 10 mil m² de cobertura. Pelas características técnicas que apresenta, Roll-on atendeu perfeitamente as necessidades ressaltadas”, explica Bassichetto.
Roll-on conviveu muito bem com as outras estruturas presentes na cobertura. Foi muito simples e prático de instalar
A profissional refere-se ao fato do Roll-on já possuir todas as furações necessárias para a instalação de complementos como aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, isolamentos térmicos e acústicos, chaminés, para-raios, iluminação natural etc. Ou seja, a aplicação de qualquer detalhe construtivo já está prevista no sistema, eliminando improvisações na montagem e evitando contratempos futuros.
“Roll-on conviveu muito bem com as outras estruturas presentes na cobertura. Foi muito simples e prático de instalar”, ressalta a arquiteta, endossando o produto como um ‘grande Lego de montar’.
Por se tratar de uma cobertura leve, capaz de vencer grandes vãos livres, possibilita a redução da quantidade de pilares do último pavimento, solucionando também esta questão.
Segundo a arquiteta, outro fator determinante para a escolha do produto foi a garantia de estanqueidade. O Roll-on possui bobinas contínuas que se desenrolam no comprimento da obra, não exigindo qualquer emenda ou sobreposição. “Formam canais de condução da água pluvial sempre para a extremidade do edifício” afirma.
Ideal para coberturas de grandes construções como centros de distribuição, indústrias, hipermercados e Shopping Centers, o sistema Roll-on da Marko garante total estanqueidade e segurança, permitindo caimentos de até 1%. É formado por vigas treliçadas que superam grandes vãos e sobrecargas, sem a necessidade de pilares intermediários. Muito leve, reduz as cargas nas estruturas de apoio e possibilita a redução de custos em outras fases da obra.