Belo Horizonte adota o MOVE/BRT, novo sistema de transporte público, e conta com a linha Dome, da Mozaik, para garantir nas estações o acesso facilitado às pessoas portadoras de necessidades especiais
Em 2014, Belo Horizonte iniciou uma nova etapa para o transporte público da cidade. Trata-se do sistema MOVE/BRT – Bus Rapid Transit –, que opera em faixas exclusivas, diretas e livres de congestionamento nas avenidas Antônio Carlos, Pedro I, Vilarinho e Cristiano Machado, beneficiando 700 mil pessoas diariamente. Na Área Central, o MOVE circula nas avenidas Paraná e Santos Dumont. A tendência é que o MOVE substitua, gradativamente, o uso das linhas antigas do sistema BHBUS.
Com esse sistema de transporte, as filas para entrar ou sair dos ônibus serão reduzidas. As portas ficarão no mesmo nível das estações – sem escadas ou rampas –, o que facilita o embarque e desembarque. Além disso, os veículos são maiores, modernos e mais confortáveis.
Outro diferencial é que o usuário paga a tarifa na própria estação, e não mais dentro do ônibus. Quanto à tecnologia, o sistema oferece centrais de monitoramento para velocidade dos veículos e tempo de chegada; painéis eletrônicos de sinalização, câmeras de vídeo e outros.
Para atender o fluxo intenso de passageiros, sobretudo daqueles com mobilidade restrita ou portadores de necessidades audiovisuais, as estações equipadas com o sistema de transporte BRT/MOVE precisavam se adequar às condições específicas dos usuários.
Assim, a estrutura projetada para facilitar o trânsito dos passageiros nas plataformas deveria contar com mecanismos especiais de acesso, desde sinalização, passando por rampas e outras áreas livres de obstáculos, até a escolha de materiais arquitetônicos como pisos e elementos táteis. Para isso, era preciso encontrar os produtos certos para garantir funcionalidade e qualidade.
Resistência, longa vida útil e versatilidade de aplicação foram os principais motivos que levaram à escolha dos elementos táteis da Mozaik. No caso do projeto do sistema MOVE/BRT, a empresa forneceu a linha Dome.
Com peças coloridas desenvolvidas em poliuretano termoplástico (TPU), revestidas ou não com aço inox ABNT 304 – na base ou no topo –, a linha Dome garantiu a adaptação adequada para acessibilidade, uma vez que possui desenho dentro das normas criadas para este tipo de material, como a NBR 9050 e a Resolução 015 da CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade), esta última elaborada pelo município de São Paulo.
A instalação dos sinalizadores táteis nos pisos de concreto existentes nas estações ocorreu de forma fácil e rápida. Eles também poderiam ser colocados sobre superfícies de granito, mármore e porcelanato, além de revestimentos cerâmicos, madeira, carpete, pisos elevados e outros.
A Linha Dome de sinalização tátil de pisos da Mozaik é indicada para aplicação em diversos tipos de materiais de revestimento. Os produtos apresentam alta resistência à abrasão (desgaste), ao corte e à corrosão. Além de reduzirem a interferência na arquitetura, possuem design diferenciado. As peças são encontradas nas versões “Alerta” e “Direcional”.