Estudo de Caso: Rancho Santo Antônio / Campos do Jordão – São Paulo.
Proprietário da obra: Não divulgado.
Contratante: Não divulgado.
Projeto e execução: André Eisenlohr.
Construção: Luciano dos Santos e equipe.
Consultoria estrutural: Eng. Alan Dias (Conectores metálicos).
Local da obra: Pousada Chalés do Rancho, dentro do Rancho Santo Antônio.
Data da obra: 2010.
Fornecedor: Onduline do Brasil.
Nome do Produto: Telha Onduline Clássica.
DESCRIÇÃO DO LOCAL
Conjunto de seis casas construído como pousada dentro do Rancho Santo Antônio, em Campos do Jordão, São Paulo. Com vista para o vale do Parque Horto Florestal – área de preservação ambiental – cada casa tem área interna integrada de 40 m². Os decks da face norte e sul somam mais 20 m².
A estrutura das construções é composta por pilares de eucalipto citriodora tratado em autoclave, que sustentam vigas de garapeira e assoalho de muiracatiara. Cabos de aço 3/8" fazem o contraventamento estrutural, permitindo que haja um balanço de 3,5 m na extremidade sul da casa.
As paredes e os forros são compostos por painéis de OSB com diferentes acabamentos e medidas modulares. As bancadas e prateleiras são feitas de painéis de eucalipto estilo "
finger joint", certificados pelo selo FSC (
Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal).
DESAFIO
Minimizar os impactos ambientais mediante o uso de materiais naturais e certificados que se integrassem ao máximo à natureza. “Devido às características climáticas da região serrana de Campos do Jordão, precisávamos adotar estratégias que otimizassem o aproveitamento energético de forma passiva”, conta André Eisenlohr, arquiteto responsável pelo projeto.
O profissional explica que um dos gargalos estava na especificação das telhas que seriam aplicadas. “As peças de cerâmica comuns, por exemplo, não poderiam ser utilizadas porque são pesadas, exigem madeiramento de cobertura e liberam CO2 em seu processo de fabricação, já que há queima de cerâmica. Além disso, sua manutenção é mais complicada e podem ser quebradas facilmente com a queda de galhos ou ventos fortes”, diz.
SOLUÇÃO
Fácil instalação, economia de madeiramento da cobertura e composição em fibra vegetal. Estes são os diferenciais que as Telhas Onduline, modelo clássico, proporcionaram ao projeto. Para André, o produto foi essencial para trazer conforto térmico ao ambiente interno das casas. “Outra vantagem desta solução é o fato de permitir ser cortada e moldada em qualquer formato e sem tanta perda de material. Mais do que isso, em razão de possuírem o selo de certificação ambiental Falcão Bauer, as telhas trouxeram mais credibilidade para o projeto no quesito sustentável”, destaca.
O modelo clássico da Onduline integrou-se perfeitamente às demais tecnologias implantadas nas casas, tais como os painéis solares, as madeiras de manejo sustentável e as janelas e os vidros que contribuíram para melhorar a circulação do ar e a iluminação natural.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
A Telha Onduline Clássica oferece mais economia e qualidade às coberturas. Bonita, leve e prática de instalar, pode ser usada em diversos tipos de telhado, seja de residências, edifícios, quiosques, galpões, abrigos para carros, entre outros. Apresenta ondulação regular e está disponível em quatro cores: vermelha, verde, preta e marrom. É produzida a partir de fibras vegetais recicladas e impermeabilizada com processos inovadores e de alta tecnologia. Aceita pintura e é resistente à ação dos raios UV.