Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Bloco da Oterprem garante acústica com economia

Condomínio de alto padrão usou o Bloco Acústico + Desempenho Plus+ no lugar de 4 mil m² de alvenaria convencional grauteada e economizou cerca de R$ 15,00 por m²

Fachada do condomínio Sintonia Perdizes
Foram substituídos 4 mil m² de alvenaria convencional grauteada pelo Bloco Acústico + Desempenho Plus⁺ (Foto: Divulgação/Oterprem)

Localizado em Perdizes, bairro da zona oeste de São Paulo (SP), o condomínio Sintonia Perdizes é composto por duas torres residenciais de altíssimo padrão em um terreno de mais de 4 mil m². 

Com paisagismo de Benedito Abbud, o empreendimento – das construtoras Exto, Paulo e Mauro e REM – possui apartamentos de 106 m², 162 m² e 222 m², com várias opções de plantas (de duas a quatro suítes; de quatro a seis banheiros; e de uma a quatro vagas). 

A moradia tem complexo aquático, quadra poliesportiva, academia, salão de festas, espaço beauty, playground, coworkign, entre outros espaços que contribuem para a qualidade de vida dos moradores. 

DESAFIO 

Por ser uma obra de alto padrão, era de interesse das construtoras garantir uma retenção acústica com o nível intermediário da NBR 15.575 para os futuros moradores. Assim, um dos grandes desafios era utilizar materiais que tivessem eficiência comprovada no atendimento dessa norma. Além disso, era importante respeitar o orçamento da obra – sem perder a qualidade. 

Planta de um dos apartamentos do condomínio Sintonia Perdizes
O bloco da Oterprem garantiu o isolamento do barulho entre os cômodos e entre os apartamentos vizinhos (Foto: Divulgação/Oterprem)

SOLUÇÃO 

Uma das principais soluções foi a troca da alvenaria convencional com preenchimento de graute pelo Bloco Acústico + Desempenho Plus⁺ da Oterprem. Os produtos atendem à demanda acústica a nível intermediário e não possuem perda acústica na instalação das caixinhas elétricas (perda acústica zero). Além disso, atendem a outras características de desempenho, como a demanda de Parede Corta Fogo TRF 120 min (sem nenhum revestimento em ambas as faces). 

Ideais para projetos que buscam se adequar à NBR 15.575, os blocos permitiram que os prédios alcançassem o nível europeu de construção (possibilitando alvenarias maiores ou iguais com Dn,Tw de 50 dB). 

Como os Bloco Acústico + Desempenho Plus⁺ possibilitam acabamento em gesso, foi possível eliminar a etapa de grauteamento prevista na alvenaria. 

Foram substituídos 4 mil m² de alvenaria convencional grauteada, o que gerou uma economia de R$ 15,00 por m². 

Bloco Acústico + Desempenho Plus⁺  de perto
O Bloco Acústico + Desempenho Plus⁺ possibilita alvenarias maiores ou iguais com Dn, Tw de 50 dB (Foto: Divulgação/Oterprem)

MAIS SOBRE OS PRODUTOS 

O Bloco Acústico + Desempenho Plus⁺  é a evolução da linha do Bloco Acústico + Desempenho para o requisito mínimo da Norma 15.575. Essa linha, inclusive, foi amplamente consolidada no mercado em mais de 250 canteiros, com mais de 3 milhões de peças. 

Agora, com a linha do Bloco Acústico + Desempenho Plus⁺ a Oterprem pretende atingir um novo mercado de obras que almejam o atendimento intermediário da Norma de Desempenho. 

O produto apresenta grande desempenho acústico, isolamento térmico, resistência ao fogo e estabilidade estrutural. Encontrado na linha de 19 cm (19 cm x 19 cm x 39 cm), é usado na alvenaria estrutural ou de vedação. 

Além disso, o centro do bloco possui o acréscimo de uma parede longitudinal, dividindo a área vazada em duas e criando quatro câmaras no lugar de duas. 

DESCRIÇÃO DA OBRA 

Local: São Paulo (SP) 

Projeto: Sintonia Perdizes 

Construtoras: Exto, Paulo e Mauro e REM 

Fornecedor: Oterprem 

Produto: Bloco Acústico + Desempenho Plus⁺

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Concregrama - Oterprem

Download de catálogo

Concregrama - Oterprem

Download de catálogo

Piso Intertravado Permeável com Juntas...

Download de catálogo

Bloco de Concreto Oterprem - Classe B

Estudos de Casos

Informativos Técnicos