menu-iconPortal AECweb

Vigas de madeira laminada colada estruturam biblioteca

Sustentáveis, produtos com a tecnologia da Parket Iguassu estão predominantemente presentes nas escadas, decks, forros, brises, pisos e vigas

 

A Biblioteca Paulo Freire, concebida com mais de dois mil metros quadrados de área construída, abriga o acervo das instituições de ensino superior do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Localizada junto à Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, Paraná, seu projeto arquitetônico foi idealizado pelo escritório 3C Arquitetura e Urbanismo.

Desafio

Além de ser reconhecido como um novo símbolo para as instituições de ensino superior, o espaço da Biblioteca deveria suprir uma demanda latente do Parque. De acordo com o arquiteto e urbanista responsável pelo projeto Leonardo Poletti, a obra deveria apresentar excelente desempenho térmico com elevado grau de acabamento. “Essa exigência nos levou a buscar sistemas compatíveis com o que o programa de uma Biblioteca exige: bom desempenho acústico e alta resistência ao tráfego, tudo com a baixa necessidade de manutenção”.

A utilização de materiais que atendessem a questão visual e estética, de modo a alcançar um bom equilíbrio com as exigências técnicas citadas, também era primordial. “Como o prédio simboliza um marco para o PTI, escolhemos produtos que ajudaram na preservação da memória de Itaipu e das características originais da obra”, explica Poletti.

SoluÇÃo

A Parket Iguassu garantiu o fornecimento de produtos fabricados em madeira maciça de excelente qualidade, que atenderam todas as condições técnicas apresentadas. “A especificação de materiais de qualidade superior, em condições de uso com exigências bastante específicas, resultou na escolha do fornecedor”, ressalta o arquiteto.

Com a tecnologia inovadora da Madeira Laminada Colada (MLC), escadas, decks, forros, brises, pisos e vigas foram os produtos fornecidos pela empresa. Escolhidos para aplicação em 800 m de estrutura, garantiram estética diferenciada ao projeto e maior tempo de vida útil pela sua alta resistência estrutural e fácil reposição.

Durante toda a obra – que durou aproximadamente um ano –, a Parket Iguassu esteve presente realizando todos os ajustes executivos quando necessário, com eficiência e participação em todo o processo de aplicação.

Sustentáveis, versáteis e robustas, as soluções em madeira maciça também ofereceram propriedades térmicas e acústicas.

Confira outros projetos de bibliotecas na Galeria da Arquitetura

DescriÇÃo do produto

As vigas de Madeira Laminada Colada (MLC) da Parket Iguassu, produzidas a partir de lotes reflorestados, são ideais para a arquitetura de produtos com grandes vãos. Leves e flexíveis são ideais para projetos inovadores.

Oferecem uma excelente funcionalidade para sustentação de lajes ou paredes de concretagem, além de serem muito utilizadas no setor de fertilizantes pela resistência à corrosão de produtos químicos evaporados.

 

 
Descrição da Obra
Escritório: 3C Arquitetura e Urbanismo
Contratantes: Fundação Parque Tecnológico Itaipu - FPTI
Locais das obras: Foz do Iguaçu (PR)
Data das obras: Não divulgados
Fornecedor: Parket Iguassu
Nome do Produto: Madeira Laminada Colada (MLC)
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Deck em Régua – Parket

Download de catálogo

Viga Laminada Colada

Download de catálogo

Pilar de Madeira

Download de catálogo

Barrote

Estudos de Casos