Obra de restauração do Mosteiro de São Bento foi iniciada no final de março de 2014 e ainda está em andamento. Localizado no centro do Rio de Janeiro, foi fundado em 1590 por monges vindos da Bahia e construído a pedido dos próprios habitantes da recém-fundada cidade de São Sebastião. Seu interior é totalmente forrado com talha dourada que vai do estilo barroco ao rococó.
A reforma da nave, presbitério, capelas, coro, paredes e tetos do mosteiro está de vento em poupa devido a participação duma tecnologia versátil que não interfere em nenhuma das atividades diárias da igreja: o Sistema Multidirecional da Pashal. Dentro de todas as limitações e peculiaridades apresentadas nesse trabalho, o equipamento está sendo utilizado em todas as partes da obra devido sua capacidade de adaptação a qualquer forma espacial.
São cerca de 4.380 metros quadrados de área de restauração. Por ser um processo gradativo e um trabalho de restauração, demanda um pouco mais de tempo e muito mais cuidado para a instalação dos multidirecionais.
“Como as paredes são todas talhadas e também vão ser restauradas, a solução tem como proposta fundamental de trabalho otimizar a reforma sem ancorar em nenhum ponto das paredes”, diz Leonardo Gomes Gouveia, analista de marketing da Pashal.
Para a instalação do produto, foi criada uma plataforma de 11 metros de largura, por 25 metros de comprimento e 11 metros de altura, com apenas três linhas de escoramentos de 1,09 metros. “O desafio era vencer grandes vãos para permitir a menor interferência visual possível. Dentro das peculiaridades desta obra, o sistema multidirecional da PASHAL se destaca pela capacidade de adaptação graças as suas rosetas distanciadas a cada 50 centímetros. Sem a utilização desse equipamento, seria muito mais difícil manter as missas e a mobilidade dos fiéis e monges”, complementa.
Seguro e com boa capacidade de carga, o sistema multidirecional da Pashal é um produto que agrega a praticidade de aplicação ao menor tempo de montagem e desmontagem e atendem a as exigências das normas brasileiras.
Fabricado com aço galvanizado, o equipamento permite a conexão de até oito peças em um só ponto de encaixe, dispensando assim a utilização de parafusos, o que permite a escolha de conexões em ângulo reto ou angular com travamento de segurança.
Ideal para trabalhos em altura, é aplicado tanto como andaime de acesso quanto como torre de encaixe para o escoramento de estrutura. “O uso do Sistema Multidirecional Pashal traz um ganho de produtividade médio de 40% em relação ao andaime convencional de tubos e braçadeiras e 15% em relação ao andaime de encaixe tradicional. Por ser um sistema facilmente adaptável a qualquer geometria, o produto conseguiu atender a todas as necessidades expostas pelo cliente”, conclui.
Sistema de andaime Multidirecional
O Sistema Multidirecional da Pashal pode ser utilizado como andaime de acesso ou torre de encaixe para escorar estruturas. Composto por postes e travamentos, pode ser adaptado a qualquer forma espacial atendendo dimensões entre 73 e 307 centímetros. Sua acoplagem rápida com cunha elimina a utilização de ferramentas especiais e os pisos metálicos antiderrapantes dão segurança e dispensam a utilização de madeira.
Local da obra: Rio de Janeiro - RJ
Data da obra (Instalação): Início de 2014
Fornecedor: Pashal
Nome do Produto: Sistema de Andaime Multidirecional