Distribuído em seis torres, o Residencial Jardim Conquista, em Jundiaí, São Paulo, é um empreendimento com localização privilegiada – próximo ao centro da cidade e a importantes estabelecimentos comerciais – e amplo condomínio. Com unidades que variam de 61 a 75 m², o edifício também oferece área de lazer e serviço (piscinas, quadras, solarium, salões de jogos e festas, playgrounds, etc).
Construído pela F A Oliva, o complexo abrange três prédios com 13 pavimentos e outras três torres com 14 andares, totalizando 648 apartamentos-tipo.
Para fazer o revestimento interno da obra, três fatores precisavam ser levados em consideração: qualidade, velocidade de aplicação e custo competitivo. Os métodos geralmente utilizados para esta etapa, embora eficazes, deveriam ser substituídos por uma técnica mais aperfeiçoada.
O gesso, por exemplo, durante a utilização exige determinados cuidados. Gera muitos resíduos, cujo descarte é específico e de custo elevado, e acarreta alguns problemas, como trincas e vulnerabilidade a umidade.
Dessa forma, a escolha pelo material aplicado precisava corresponder positivamente às necessidades básicas da obra, inovando com um produto de qualidade superior e que pudesse otimizar, em alguns casos, o cronograma da obra, possibilitando a aplicação até mesmo com mais antecedência em relação ao gesso.
A construtora F A Oliva decidiu pelo produto Pav Fin, da Pav Mix, que garantiu alta produtividade à obra na hora de fazer o revestimento dos 648 apartamentos do condomínio. Trata-se de uma argamassa cimentícia que proporcionou acabamento fino, sem fissuras, com simples aplicação e possibilidade de projeção.
“Pav Fin foi criado para substituir o gesso. Ele é um produto de baixo custo, alto rendimento e fácil aplicação, uma vez que dispensa a necessidade do chapisco. Tem, ainda, uma espessura tão fina quanto o gesso, de 0,5 cm a 1 cm. Além disso, atende o desempenho mínimo exigido pela Norma NBR 13528/2010, que é de 0,2 e 0,25 Mpa para área interna”, explica André Hoelz Jackix, gerente de vendas da Pav Mix.
A argamassa foi aplicada em paredes e tetos das unidades, incluindo áreas quentes e frias, como banheiro e lavanderia. Em média, cada profissional conseguiu fazer cerca de 50 a 70 m² por dia. A utilização do material dispensa mão de obra especializada, verticalizando todo o processo.
“Importante ressaltar que a F A Oliva conhece a Pav Mix e a qualidade de suas soluções, como o próprio Pav Fin, desde 2007. Em média a construtora fica à frente de quatro empreendimentos por ano e em todos eles as argamassas da nossa empresa marcam presença. Isso comprova a credibilidade que temos no mercado”, conclui André.
A Argamassa Pav Fin, da Pav Mix, foi desenvolvida para o revestimento de alvenarias estruturais de blocos de concreto e cerâmicos. É composta de mistura homogênea de cimento, cal hidratada, agregados minerais e aditivos químicos especiais. Possui ótima aderência e trabalhabilidade, sendo resistente a trincas e dispensando a utilização de chapiscos.