Concebido em um terreno de 1,1 mil m², o edifício comercial Gaia foi construído em sua maior parte com estruturas metálicas. Tem 11 pavimentos distribuídos em uma planta livre e flexível. Conta, também, com quatro pisos de garagem, térreo com pé-direito duplo, seis andares com coberturas altas e terraço. No total, possui mais de 4 mil m² de área construída.
O empreendimento, localizado em São Paulo, tem projeto arquitetônico do escritório Technè Arquitetos Associados.
O desafio estava em reduzir a carga na estrutura metálica que compõe a fachada do edifício com um sistema de fechamento especial. Nesse caso, deveria ser considerado que a execução da pele interna e externa partiu de diferentes materiais, como estrutura em light steel frame, caixilhos, brises metálicos e painéis de alumínio.
No total, o empreendimento recebeu mais de 600 m² com o sistema light steel frame, composto por módulos produzidos com perfis de aço C e U tipo guia, instalados na horizontal e montante na vertical (por sua vez, fixado a cada 40 cm).
A necessidade de trazer mais leveza à construção também estava relacionada às características do terreno: confinado, com desnível e profundidade de 30 m e 60 m, respectivamente.
A solução para o fechamento dos módulos foi o sistema ProFort ds, da Placlux, constituído por Placa Cimentícia, Membrana Hidrófuga House Wrap e tratamento de superfície Base Coat System. A aplicação ocorreu no lado externo – internamente foi utilizado Drywall.
Como as placas cimentícias são mais leves do que as de fibrocimento, o sistema ProFort ds reduziu a carga na estrutura metálica em 25% e possibilitou a absorção do peso da própria fachada. Além de proporcionar leveza à construção sem perder solidez estrutural, garantiu rapidez na execução e a industrialização de parte do processo.
Dessa maneira, o sistema light steel frame absorveu melhor as movimentações da estrutura – mesmo sendo mais leve, o que permitiu alívio em todo o conjunto, especialmente nas fundações. Isso foi benefício, considerando as características do terreno.
Leia mais: placas cimentícias podem ser associadas a sistemas de construção a seco
A Placa Cimentícia ProFort ds é fabricada com liga cimentícia, fibra de vidro, perlita e componentes. É utilizada em obras do sistema light steel frame, como o fechamento de vigas e pilares estruturais. Ela proporciona o aumento da produtividade, é mais leve e possui alta resistência. Seu recorte é fácil, dispensando a serra circular e sua dilatação é menor devido à estruturação com fibra de vidro.