Fechamento com placa cimentícia reduz cargas na execução com estrutura metálica

A utilização do sistema ProFort ds, da PlacLux, permitiu à fachada em light steel frame absorver melhor as movimentações da estrutura, além de agilizar o processo de execução

Edifício Gaia - Fechamento - ProFort ds

Concebido em um terreno de 1,1 mil m², o edifício comercial Gaia foi construído em sua maior parte com estruturas metálicas. Tem 11 pavimentos distribuídos em uma planta livre e flexível. Conta, também, com quatro pisos de garagem, térreo com pé-direito duplo, seis andares com coberturas altas e terraço. No total, possui mais de 4 mil m² de área construída.

O empreendimento, localizado em São Paulo, tem projeto arquitetônico do escritório Technè Arquitetos Associados.

Desafio

O desafio estava em reduzir a carga na estrutura metálica que compõe a fachada do edifício com um sistema de fechamento especial. Nesse caso, deveria ser considerado que a execução da pele interna e externa partiu de diferentes materiais, como estrutura em light steel frame, caixilhos, brises metálicos e painéis de alumínio.

No total, o empreendimento recebeu mais de 600 m² com o sistema light steel frame, composto por módulos produzidos com perfis de aço C e U tipo guia, instalados na horizontal e montante na vertical (por sua vez, fixado a cada 40 cm).

A necessidade de trazer mais leveza à construção também estava relacionada às características do terreno: confinado, com desnível e profundidade de 30 m e 60 m, respectivamente.

Solução

A solução para o fechamento dos módulos foi o sistema ProFort ds, da Placlux, constituído por Placa Cimentícia, Membrana Hidrófuga House Wrap e tratamento de superfície Base Coat System. A aplicação ocorreu no lado externo – internamente foi utilizado Drywall.

Como as placas cimentícias são mais leves do que as de fibrocimento, o sistema ProFort ds reduziu a carga na estrutura metálica em 25% e possibilitou a absorção do peso da própria fachada. Além de proporcionar leveza à construção sem perder solidez estrutural, garantiu rapidez na execução e a industrialização de parte do processo.

Dessa maneira, o sistema light steel frame absorveu melhor as movimentações da estrutura – mesmo sendo mais leve, o que permitiu alívio em todo o conjunto, especialmente nas fundações. Isso foi benefício, considerando as características do terreno.

Leia mais: placas cimentícias podem ser associadas a sistemas de construção a seco

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

A Placa Cimentícia ProFort ds é fabricada com liga cimentícia, fibra de vidro, perlita e componentes. É utilizada em obras do sistema light steel frame, como o fechamento de vigas e pilares estruturais. Ela proporciona o aumento da produtividade, é mais leve e possui alta resistência. Seu recorte é fácil, dispensando a serra circular e sua dilatação é menor devido à estruturação com fibra de vidro.

Descrição da Obra
Local: São Paulo (SP)
Data: Início: 2014 / Conclusão: 2015
Contratante: Shambhala Administração de Imóveis
Escritório de arquitetura: Technè Arquitetos Associados
Fornecedor: Placlux
Produto: Placa Cimentícia ProFort ds
Execução da fachada: Multiframe
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Cantoneira PVC ProFort

Download de catálogo

Pingadeira PVC ProFort

Download de catálogo

Membrana ProFort House Wrap

Download de catálogo

Parafuso PA 032

Estudos de Casos

Informativos Técnicos