Mais de 200 portas automáticas são instaladas nas estações para o sistema BRT

Prime Portas Automáticas instalou os produtos nas primeiras estações em menos de 72 horas



Estudo de caso: Estações para o sistema de transporte BRT / Rio de Janeiro – RJ

Mais de 200 portas automáticas são instaladas nas estações para o sistema BRT

Proprietário da obra: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Contratantes: Construtora Norberto Odebrecht Brasil S/A e Sanerio Construções Ltda.
Local da obra: Rio de Janeiro – RJ
Data da obra: Início: Fevereiro de 2012 / Em andamento
Fornecedor: Prime Portas Automáticas
Nome dos Produtos: Portas Automáticas

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Mais de 200 portas automáticas são instaladas nas estações para o sistema BRT

Construção de 40 estações para o sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit) no Rio de Janeiro, ligando o terminal Alvorada (Barra da Tijuca) aos de Santa Cruz e Campo Grande. No total, são mais de 60 km de vias expressas exclusivas para o trânsito de ônibus articulados.

DESAFIO

Alta tecnologia e modernidade. O conceito implantado na obra demandava equipamentos confiáveis quanto ao funcionamento e precisão. Para seguir esta linha exigia-se a utilização de portas automáticas que estivessem de acordo com as normas de segurança e de qualidade.

As portas precisavam atender a uma necessidade específica nas estações e terminais: abrir em sincronia com as dos ônibus, assim que estes chegassem, sem nenhuma interferência de motoristas ou operadores.

Porém, havia uma questão importante – as portas automáticas para este tipo de segmento são importadas e demoram a ser entregues e seriam necessárias muitas unidades. Por isso, foi preciso montar uma estrutura de primeira linha e elaborar um complexo planejamento que vislumbrava, inclusive, importações por via aérea.

Mais de 200 portas automáticas são instaladas nas estações para o sistema BRT

SOLUÇÃO

Sinônimo de alto padrão em atendimento e serviços, a Prime forneceu mais de 400 portas automáticas. Detalhe: nenhuma outra obra no Brasil utilizou esta quantidade de materiais. Cada estação exigia uma quantidade específica (8, 12, 16 e até 32).

A equipe técnica da empresa concluiu em menos de 72 horas a instalação das portas automáticas nas primeiras estações, incluindo a colocação de vidros fixos em tamanhos variados (45 cm a 1,79 m de largura e 2,20 m de altura) e todas as ligações necessárias, além dos testes de cada equipamento.

Para abrir ao mesmo tempo em que as portas dos ônibus, a Prime Portas Automáticas apostou em sensores que detectam a presença do veículo e o tempo correto para o funcionamento sincronizado. Aliado a isso, foi colocado um semáforo que informa ao motorista se as portas automáticas da estação estão abertas ou fechadas. Tudo pelo controle de uma placa microprocessada, desenvolvida e fabricada pela Prime exclusivamente para o sistema BRT.

O perfeito funcionamento das Portas Automáticas Prime oferece segurança a todo o sistema de transporte: contribui para que os ônibus cumpram os horários e proporciona aos usuários um ambiente sofisticado, seguro e confortável.

Mais de 200 portas automáticas são instaladas nas estações para o sistema BRT

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

As Portas Automáticas Prime se destacam pela qualidade comprovada por testes de laboratório, que realizam mais de 2.000.000 ciclos (aberturas e fechamentos) sem manutenção.

Suportam alto fluxo de pessoas e conferem segurança, praticidade e controle de acesso aos usuários do sistema de transporte. Têm garantia de um ano para as peças e de cinco para os motores.


Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da Prime Portas Automáticas disponíveis no Canal de Especificação Online.
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Prime Portas Automáticas

Estudos de Casos