Estudo de caso: Estações para o sistema de transporte BRT / Rio de Janeiro – RJ
Proprietário da obra: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Contratantes: Construtora Norberto Odebrecht Brasil S/A e Sanerio Construções Ltda.
Local da obra: Rio de Janeiro – RJ
Data da obra: Início: Fevereiro de 2012 / Em andamento
Fornecedor: Prime Portas Automáticas
Nome dos Produtos: Portas Automáticas
DESCRIÇÃO DO LOCAL
Construção de 40 estações para o sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit) no Rio de Janeiro, ligando o terminal Alvorada (Barra da Tijuca) aos de Santa Cruz e Campo Grande. No total, são mais de 60 km de vias expressas exclusivas para o trânsito de ônibus articulados.
DESAFIO
Alta tecnologia e modernidade. O conceito implantado na obra demandava equipamentos confiáveis quanto ao funcionamento e precisão. Para seguir esta linha exigia-se a utilização de portas automáticas que estivessem de acordo com as normas de segurança e de qualidade.
As portas precisavam atender a uma necessidade específica nas estações e terminais: abrir em sincronia com as dos ônibus, assim que estes chegassem, sem nenhuma interferência de motoristas ou operadores.
Porém, havia uma questão importante – as portas automáticas para este tipo de segmento são importadas e demoram a ser entregues e seriam necessárias muitas unidades. Por isso, foi preciso montar uma estrutura de primeira linha e elaborar um complexo planejamento que vislumbrava, inclusive, importações por via aérea.
SOLUÇÃO
Sinônimo de alto padrão em atendimento e serviços, a Prime forneceu mais de 400 portas automáticas. Detalhe: nenhuma outra obra no Brasil utilizou esta quantidade de materiais. Cada estação exigia uma quantidade específica (8, 12, 16 e até 32).
A equipe técnica da empresa concluiu em menos de 72 horas a instalação das portas automáticas nas primeiras estações, incluindo a colocação de vidros fixos em tamanhos variados (45 cm a 1,79 m de largura e 2,20 m de altura) e todas as ligações necessárias, além dos testes de cada equipamento.
Para abrir ao mesmo tempo em que as portas dos ônibus, a Prime Portas Automáticas apostou em sensores que detectam a presença do veículo e o tempo correto para o funcionamento sincronizado. Aliado a isso, foi colocado um semáforo que informa ao motorista se as portas automáticas da estação estão abertas ou fechadas. Tudo pelo controle de uma placa microprocessada, desenvolvida e fabricada pela Prime exclusivamente para o sistema BRT.
O perfeito funcionamento das Portas Automáticas Prime oferece segurança a todo o sistema de transporte: contribui para que os ônibus cumpram os horários e proporciona aos usuários um ambiente sofisticado, seguro e confortável.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
As Portas Automáticas Prime se destacam pela qualidade comprovada por testes de laboratório, que realizam mais de 2.000.000 ciclos (aberturas e fechamentos) sem manutenção.
Suportam alto fluxo de pessoas e conferem segurança, praticidade e controle de acesso aos usuários do sistema de transporte. Têm garantia de um ano para as peças e de cinco para os motores.