Mais de 14 mil m² de pisos da Tecnogran revestem a Arena da Baixada

Belos, resistentes e de fácil execução, os modelos Drenante, Reggia e Lavaggio foram aplicados em áreas de acesso e circulação do estádio, sujeitas ao maior tráfego de pessoas

Tecnogran

A reforma do principal complexo esportivo de Curitiba, o estádio Joaquim Américo Guimarães, notabilizou-se pelo projeto minucioso que priorizou o uso de materiais tradicionais e contemporâneos, como o concreto aparente e a estrutura metálica. Ao longo da readequação, a popular Arena da Baixada ampliou sua capacidade para mais de 42 mil pessoas e recebeu novas instalações para atender os requisitos da FIFA na realização da Copa do Mundo.

Com o formato de uma grande “caixa iluminante”, o estádio tornou-se um dos grandes marcos arquitetônicos da cidade.

Sua composição é estabelecida por um anel, estrutura já existente, que possibilitou a implantação de uma nova edificação, favorecendo aspectos como visibilidade, conforto e segurança. Além do campo de futebol, possui ampla área de circulação, escritório e apoio, instalações sanitárias e os espaços dedicados a jogadores, árbitros e outros envolvidos no evento. Assim, chegou a uma área que supera 126 mil m².

Desafio

Tecnogran

O acabamento da obra foi um capítulo a parte, levando em conta a escolha detalhada dos materiais para cada área do estádio. A especificação dos pisos, por exemplo, englobou esse cenário. Primeiro no que diz respeito as características técnicas, como resistência, estética e simples manutenção. Outra preocupação envolvia o processo de instalação, já que o prazo era escasso e muitas outras aplicações estavam em curso ao mesmo tempo.

Portanto, a etapa de colocação do piso deveria ser ágil e o material resistente ao fluxo intenso de pessoas, máquinas e equipamentos que transitariam pelos locais posteriormente.

Solução

A Tecnogran uniu as duas forças necessárias para atender a obra: qualidade dos produtos e eficiência no atendimento.

A compreensão do projeto exigiu que a empresa fornecesse três tipos de piso: Reggia – um piso interno resistente nas cores branca e cinza –, Lavaggio – que mantém as características do modelo anterior para aplicação em espaços externos, mas com o diferencial de ser antiderrapante – e o Drenante, utilizado extensamente na área do acesso principal do estádio.

“O piso Drenante permitiu diminuir o espaço dos canteiros para jardim e aumentar os ambientes de circulação, mas sem eliminar as áreas permeáveis, que são de extrema importância. Já o piso Reggia teve aplicação em duas etapas a fim de atender a solicitação do cliente. A primeira abrangeu o assentamento do piso e o rejuntamento, enquanto a outra envolveu o polimento e o acabamento final. Ao todo, foram 10 meses de obra, considerando o intervalo entre as fases. Por fim, o piso externo Lavaggio e o Drenante foram aplicados no final da obra, tomando 14,3 mil m² em dois meses de trabalho totalmente concentrado na finalização da instalação”, conta a arquiteta Mariane de Moraes Machado Silva, da Tecnogran.

Necessário salientar que a execução dos pisos na obra ocorreu mediante uma estratégia de fabricação e entrega dos materiais que acompanhou a velocidade da instalação, sem deixar a obra parada, e otimizando o tempo.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

TecnogranLavaggio é um piso para áreas externas de característica antiderrapante. Como matéria-prima, une a reconstituição do mármore e do granito, personalizando os espaços. Resistente ao tráfego e índices reduzidos de desgaste por abrasão, o produto atende calçadas, garagens, estacionamentos, pátios e outros ambientes.

Reggia é um piso para áreas internas de tráfego pesado que agrega estética e resistência. Prático de instalar e com manutenção reduzida, o produto tem aspecto polido com relevo e tem propriedades contra o escorregamento. Está disponível nas dimensões de 40 x 40 x 3 cm ou 40 x 40 x 1,6 cm.

O piso Drenante permite a pavimentação de grandes áreas sem comprometer a permeabilidade do solo. Destacam-se pelo excelente padrão estético, com acabamento rústico, e pelas propriedades antiderrapantes. Tornam-se a solução ideal para evitar enchentes, alagamentos e outros problemas. Sua estrutura permite a infiltração das águas pluviais de forma eficaz.

Descrição da Obra
Proprietário: Clube Atlético Paranaense – ArenaCAP
Contratante: Clube Atlético Paranaense – ArenaCAP
Local da obra: Curitiba (PR)
Data de instalação: Início: 2013 / Término: 2014
Fornecedor: Tecnogran
Produto: Pisos Drenantes, Reggia, Lavaggio
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Linha Piazza

Download de catálogo

Linha Drenante

Download de catálogo

Lavaggio

Download de catálogo

Lavaggio

Estudos de Casos

Informativos Técnicos