Impermeabilizantes Tecryl solucionam problemas de infiltração

Na obra do Museu do Amanhã, a manta Tecryl D-3 atuou em conjunto com outras soluções para corrigir falhas na impermeabilização da cobertura metálica

Impermeabilizantes Tecryl - Museu do amanhã

Iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro como parte do projeto de revitalização do Porto Maravilha, o Museu do Amanhã foi inaugurado em dezembro de 2015 como novo ícone cultural da cidade. Com projeto arquitetônico de Santiago Calatrava (concepção) e Ruy Rezende (desenvolvimento e gerenciamento), o complexo está ancorado no Píer Mauá, sobre a Baía de Guanabara.

O museu ocupa 15 mil m² de área construída, possui espelhos d’água, jardim, ciclovia e espaço para lazer. No total, o lote tem 34,6 mil m². Internamente, possui diversos equipamentos multimídia de última geração que interagem com os visitantes e promovem uma experiência e reflexão acerca da ciência, da arte e das mudanças ambientais.

Sua infraestrutura contempla, ainda, auditório com capacidade para 400 lugares, loja, cafeteria, restaurante e áreas dedicadas às exposições temporárias.

Desafio

Museu do AmanhãA ineficácia de um sistema de impermeabilização causou danos à obra, como infiltrações nas estruturas metálicas. A patologia afetou coletores de água de chuva e equipamentos de última geração. Devido à proximidade da inauguração do museu, exigiu-se uma força tarefa para reparar o problema em um tempo muito escasso.

“Foi necessário analisar as áreas danificadas e retirar do substrato todo o material de impermeabilização até então aplicado para obter uma superfície totalmente limpa e livre de partículas soltas, e em condições de receber um novo produto capaz de combater qualquer tipo de infiltração”, relata João Carlos Albuquerque, engenheiro de estruturas metálicas da obra.

Em razão de o problema ter ocorrido no telhado, a aplicação pediu o apoio de gruas para acesso no piso superior. Outro desafio foi a ocorrência de fortes chuvas na região, o que aumentou ainda mais a urgência na intervenção.

Solução

O engenheiro diz que “o impermeabilizante Tecryl D-3, da empresa Tecryl, foi lembrado como solução definitiva para corrigir o problema da obra, pois trata-se de uma manta acrílica de alta elasticidade, secagem rápida e fácil aplicação, além de aderência incomparável em qualquer superfície”.

Tecryl - Coberturas - Impermeabilizantes

Para a aplicação, removeu-se o produto que estava inserido no substrato e, rapidamente, foi possível proteger toda a cobertura metálica.

“Com essa solução, não houve mais intercorrências com infiltrações na obra. A eficácia do produto e a assistência técnica da Tecryl foram determinantes para não acarretar atrasos na inauguração do museu”, ressalta Albuquerque.

Também foram fornecidos o Sela Calha – Sela Trinca e o Super Tela que, em conjunto com o Tecryl D-3, contribuíram para total impermeabilização. Juntos, eles foram aplicados na cobertura metálica, junções, calhas e tetos.

Tecryl - AplicaçãoDESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Após a aplicação, a manta impermeabilizante Tecryl D3 não apresenta nenhuma emenda, o que garante a ausência de pontos fracos e vulneráveis. É ideal para as mais diversas áreas onde as tradicionais mantas tornaram-se ineficazes. Apresenta baixo custo, alto desempenho e durabilidade, e sua aplicação é prática.

Sela Calha – Sela Trinca é uma solução de consistência pastosa, altamente aderente e flexível. Pode ser usada como adesivo e/ou selante e para impermeabilização de fissuras, trincas e emendas de calhas. Apresenta excelente resistência a variações climáticas e a intempéries.

Especialmente desenvolvida com fios de poliéster de alta tenacidade, colados e protegidos com resina de PVC, Super Tela apresenta um conjunto de características importantes para um trabalho definitivo e de alta qualidade. Devido à baixa espessura, o consumo de impermeabilizante para preencher todas as suas telas é reduzido.

Produtos impermeabilizantes - Tecryl

Descrição da Obra
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Data da obra: Início: 2011 / Término: 2015
Contratante: Consórcio Porto Rio (Construtora OAS, Carioca Engenharia e Odebrecht)
Escritórios de arquitetura: Santiago Calatrava – Architects & Engineers (concepção) e Ruy Rezende Arquitetura (desenvolvimento e gerenciamento)
Fornecedor: Tecryl
Produtos: Tecryl D-3 | Sela Calha – Sela Trinca | Super Tela
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Tecryl Flex Térmico

Download de catálogo

Tecryl D3

Estudos de Casos