Equipamentos TIP foram usados para escoramento de grandes cargas

Soluções da TIP ajudaram na diminuição do uso da madeira e aumentaram a sustentabilidade em obra de um banco com estrutura robusta

Nova sede da Sicredi em construção
Os escoramentos metálicos e as proteções coletivas da TIP são soluções práticas e fáceis de encaixar, deixando a obra mais rápida (Foto: Divulgação/TIP Form)

A Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa do país, com mais de 100 anos de mercado. O banco tem agências espalhadas por todos os estados do Brasil. Em 2022, a instituição decidiu abrir uma nova sede em Itapema (SC) e contratou o escritório Multipla Arquitetura para realizar o projeto.

DESAFIO

A construção da nova sede da Sicredi apresentava um pé-direito de 7,9 metros, com lajes protendidas e vigas de transição bem robustas. Assim, um dos grandes desafios era encontrar um sistema de escoramentos que suportasse essas cargas.

Além disso, a sustentabilidade era um tópico importante para a empresa. Era necessário reduzir o máximo possível de materiais naturais, como a madeira, sem perder a qualidade da obra.

SOLUÇÃO

A Multipla Arquitetura escolheu os equipamentos da TIP Form – empresa com ampla experiência na fabricação e na locação de fôrmas, andaimes e escoramentos.

Para o gestor da obra, Marcelo Faria, o principal motivo para a escolha da empresa foi o vasto portfólio da TIP em equipamentos para escoramentos de lajes com grandes cargas.

Para escorar a estrutura de forma segura, foram usados os sistemas de Escoramentos Metálicos e as Proteções Coletivas (bandejões, aparalixos e linhas de vida), altamente versáteis e adaptáveis às necessidades de cada obra.

No decorrer da obra, a qualidade dos sistemas, assim como a praticidade de montagem, foram os grandes diferenciais, possibilitando ganho de tempo e produtividade.

Obra da Sicredi de perto
A TIP Form disponibilizou suporte técnico e pronto-atendimento à obra (Foto: Divulgação/TIP Form)

Já para o engenheiro Rodrigo Moura, a segurança que os equipamentos trouxeram à construção da nova sede do banco foi uma peça-chave para o andamento da obra.

"Quando os operários se sentem seguros, eles desempenham melhor suas tarefas no canteiro", comenta o engenheiro.

Além disso, com os produtos TIP houve a redução da madeira, estimulando a preservação ambiental e a limpeza da obra.

A empresa não disponibilizou apenas os sistemas: a assistência técnica próxima e contínua foi outro grande diferencial.

Para o mestre de obras, Josinaldo Lima, a organização e a facilidade no manuseio dos equipamentos, além do pronto-atendimento do suporte técnico – presencial ou à distância – contribuíram bastante para o andamento dos serviços.


MAIS SOBRE OS PRODUTOS

Os Escoramentos Metálicos são um sistema compatível com quase todos os sistemas de tubos e braçadeiras disponíveis no mercado. Ideais para locais confinados ou com acesso estreito, são seguros, práticos e dinâmicos.

Já o Sistema de Proteções Coletivas é composto de bandejões, aparalixos e linhas de vida. As proteções combinam simplicidade e versatilidade, reduzindo custos com materiais e mão de obra. Tudo isso sem perder a segurança dos operários.

Descrição da Obra

Obra: Nova sede da Sicredi

Local: Itapema (SC)

Prazo: Término: março de 2023

Execução: Multipla Arquitetura

Fornecedor: TIP Form

Produtos: Sistemas de Escoramentos Metálicos e Sistemas de Proteções Coletivas (bandejões, aparalixos e linhas de vida)

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Vigas TIP

Download de catálogo

Andaime Fachadeiro TIP

Download de catálogo

Torres de Serviços TIP

Download de catálogo

Proteções Coletivas TIP

Estudos de Casos

Informativos Técnicos