Office Nações Unidas é um edifício de escritórios concebido a partir de um moderno projeto arquitetônico. Constituído por uma única torre de 14 pavimentos, o empreendimento agrupa 238 unidades com área privativa que varia de 39,22 m² a 692 m².
O complexo está situado em um lote que supera 3,5 mil m² em um dos bairros mais tradicionais da capital paulista, Santo Amaro.
O edifício nasce com a proposta de receber nas fachadas trechos envidraçados e chapas de alumínio composto (ACM). Os processos de desenvolvimento e fornecimento dos materiais, por sua vez, deveriam dialogar com as diferentes frentes de trabalho simultaneamente e atender as especificações do projeto.
Para tanto, exigia-se uma empresa que organizasse uma logística prática e eficaz, desde a elaboração técnica até a aplicação em obra.
A Vitron e a Asox, empresas do Grupo TBR especializadas no beneficiamento de vidros e na fabricação de esquadrias, respectivamente, uniram forças para desenvolver uma pele de vidro para as cinco fachadas do edifício.
"Foram utilizados os Laminados 3+3 Silver 32, da Guardian, que constituíram quadros de vidro aplicados como um puzzle nas superfícies. As peças são coladas com um silicone estrutural Dow Corning por uma máquina de mistura bicomponente, além de um catalizador de secagem", conta Pedro Reis, gerente de produção da fábrica da Asox.
Os benefícios desse produto, além da estética, recaem especialmente na questão do conforto para os usuários, consequência de suas altas propriedades acústicas e térmicas.
Foram fornecidos aproximadamente 1,1 mil m² de vidros, instalados ao longo de seis semanas. De acordo com Pedro, "houve um claro esforço de atender os prazos da obra, sem descuidar da qualidade e do serviço. Mesmo em casos de quebra do vidro no canteiro, conseguíamos repor de imediato".
Com mão de obra qualificada e equipamentos de última geração, a Vitron faz o beneficiamento de vários tipos de vidro, como o laminado – modelo utilizado na obra do Office Nações Unidas. Trata-se de um vidro de segurança, composto por uma ou mais placas de vidro, unidas por camadas intermediárias de EVA (Etileno-Vinil-Acetado), que mantêm os estilhaços da peça juntos e presos, caso aconteça uma quebra.
É uma solução altamente resistente a impactos de pessoas e grandes objetos, tornando-se ideal não apenas para fachadas, mas também para divisórias, portas, janelas, vitrines, sacadas, etc. Além disso, garante conforto termoacústico e proteção aos raios solares.
A Vitron trabalha com o vidro laminado nas espessuras de 6 a 30 mm e em diferentes cores, desde o incolor até o verde, fumê e o bronze, atendendo as diversas necessidades de cada projeto.