Saiba mais sobre acessibilidade em piscinas

A cadeira para piscinas Vollenz Aqua promove a independência e qualidade de vida para pessoas com dificuldade de locomoção. Tire suas principais dúvidas aqui!

Cadeira Vollenz Aqua na cor azul sobre deck de madeira, perto da borda de uma piscinaLegenda: Vollenz Aqua tem capacidade para usuários de até 150 kg (Foto: Divulgação/Vollenz)

Em um mundo cada vez mais inclusivo, acessibilidade é a palavra-chave. Pisos táteis, elevadores e avisos sonoros são soluções bastante conhecidas. Contudo, você já parou para pensar nas barreiras encontradas pelas pessoas com dificuldade de locomoção na área da piscina?

Para solucionar esse problema, a Vollenz – referência na fabricação de equipamentos para reabilitação – desenvolveu a Vollenz Aqua. Trata-se de uma cadeira elevatória para piscinas que promove o lazer com segurança e conforto aos usuários.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre o uso de uma cadeira desse tipo em uma piscina, fizemos um conteúdo que aborda mitos e verdades.

Confira!

Apenas cadeirantes podem utilizar Vollenz Aqua?

Mito! Vollenz Aqua pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha dificuldade para entrar na piscina pelo método convencional. Podem ser idosos, gestantes, pacientes em reabilitação e pós-cirúrgicos, por exemplo.

A cadeira é totalmente segura: conta com cinto de segurança e apoio para pernas e braços. Por isso, a Vollenz Aqua é ideal para piscinas de hotéis, clubes, condomínios, clínicas e residências.

A cadeira pode ser instalada em piscinas com borda elevada?

Verdade! Nesse caso, o modelo recomendado é o Vollenz Aqua Everest. Seu diferencial é o movimento de elevação. A cadeira sobe, transpassa a borda e desce o usuário na piscina.

Importante lembrar que é necessária a ajuda de uma pessoa para girar o eixo do equipamento. Portanto, o usuário não tem autonomia total para entrar na piscina.

Cadeira Vollenz Aqua Everest na cor azul, dentro de uma piscina de borda elevada. Ao lado, deck de madeira. E ao fundo, árvores.Legenda: Vollenz Aqua Everest é ideal para ser utilizada em piscinas de borda elevada (Foto: Divulgação/Vollenz)

Vollenz Aqua integra-se facilmente aos projetos?

Verdade! As cadeiras são simples de instalar e não exigem modificações na rede elétrica ou hidráulica. São benéficas especialmente para piscinas já construídas, pois suas dimensões compactas possibilitam a instalação em espaços de diversos tamanhos, sem necessidade de alterar a estrutura, como seria no caso da construção de uma rampa.

Outra vantagem é que quando não estão sendo utilizadas, as cadeiras não comprometem o interior da piscina.

Há risco de choque elétrico na utilização da Vollenz Aqua?

Mito! A Vollenz Aqua possui funcionamento elétrico, mas é movida à bateria recarregável, com estação externa de carga, sem contato direto com alta tensão. Ou seja, não há nenhum risco de choque elétrico.

Além disso, a cadeira segue a Norma Brasileira ABNT 9050-2020 e possui botão de emergência, que interrompe o movimento em casos de acidentes.

A cadeira da Vollenz apresenta baixa resistência?

Mito! As cadeiras para piscina da Vollenz são bem robustas. A estrutura é produzida 100% em aço inox 304 com pintura eletrostática, resistente à água e ao tempo. Elas suportam usuários de até 150 kg.

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Informativos Técnicos