Para garantir maior segurança no manuseio de substâncias químicas, o TIPLAM contou com a aplicação do Duropoxy AU nos tanques de ácido sulfúrico
O TIPLAM (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita) é um local para descarga de enxofre, rocha fosfática, fertilizantes e amônia. Situado na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo, o complexo está passando por obras de ampliação para permitir o escoamento de grãos (soja e milho) e açúcar.
O terminal é responsável pela movimentação de 2,5 milhões de toneladas de resíduos agressivos por ano. Para proporcionar total segurança no manuseio das substâncias, os tanques de contenção de ácido sulfúrico precisaram receber um tratamento impermeabilizante e anticorrosivo contra a ação do agente químico.
Uma das diretrizes do projeto estava embasada na preservação do meio ambiente, portanto o material a ser utilizado para essa situação não poderia causar nenhuma interferência ao entorno do estabelecimento.
Para garantir a total impermeabilização dos tanques, a EngePAC – empresa responsável pela engenharia do projeto – contou com a parceria da Wolf Hacker – especializada em aditivos, impermeabilizantes e revestimentos –, que forneceu o revestimento impermeabilizante Duropoxy AU.
“O produto foi escolhido por ser muito resistente a solventes, substâncias alcalinas e ácidos orgânicos ou inorgânicos. Para a correta aplicação, as superfícies dos tanques de contenção de ácido sulfúrico foram previamente lixadas, sendo que a poeira gerada pelo processo foi posteriormente retirada. O Duropoxy AU foi aplicado em três demãos, conforme orientação do departamento técnico”, afirma Felix Conrad Hacker, engenheiro da Wolf Hacker, divisão Durolit.
Como resultado, a solução garantiu aos tanques a melhor proteção contra os ataques químicos.
A Wolf Hacker explica que Duropoxy AU é um revestimento impermeabilizante e anticorrosivo, ideal para aplicações em indústrias químicas e obras da construção civil, como saneamento e intervenções antipoluentes.
“Ele permite aplicação em ambientes fechados, sem oferecer risco de explosões, garante boa aderência ao concreto e ferro e é livre de solventes. Pode ser aplicado em camadas mais espessas em comparação às tintas comuns. Além disso, possui rendimento de 350 g a 450 g por demão”, complementa.