Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

A transformação através da energia solar

Publicado em: 14/10/2016

Hoje estou aqui para falar da transformação da qual a energia solar faz parte. Para aqueles que não conhecem a fundo a energia solar fotovoltaica, sua tecnologia por si só é fantástica. Poder gerar energia, sua própria energia, através da luz do sol já é uma grande transformação. Mas hoje, nesse exato momento enquanto estamos falando disso, o mundo está passando por uma transformação épica, que daqui a muitos anos nós iremos olhar e perceber o quão importante ela foi.

Os países estão em uma fase importante de transição de uma matriz suja, que gera energia através de fontes poluentes ou que inundam grandes áreas de florestas, para fontes limpas, que tem praticamente um efeito inócuo sobre o meio ambiente e que não emitem carbono, o que é algo muito importante. O que está acontecendo no mundo é parte de um processo muito grande e a energia solar é extremamente importante. Podemos citar várias tecnologias, como a bateria, por exemplo. Daqui a algum tempo nós poderemos armazenar, em grandes quantidades, a energia que hoje nós produzimos com os sistemas fotovoltaicos. Essa tecnologia está se aperfeiçoando.

Nós podemos falar sobre a medição inteligente da nossa produção e consumo de energia. Podemos, também, falar sobre os carros elétricos, que são agora uma tecnologia já fortemente crível. Muita gente já percebeu que essa transição é inevitável. O mundo está mudando muito rapidamente. E não simplesmente porque precisamos parar de poluir, mas porque essas tecnologias estão se tornando cada vez mais viáveis. As pessoas querem essas tecnologias porque elas são melhores do que as outras. De fato, são alternativas melhores. Então, o próprio mercado está levando o mundo para uma transição energética e tecnológica. Isso está apenas começando! 

Este ano os Estados Unidos irão ultrapassar 1 milhão de residências com sistemas solares fotovoltaicos instalados. A Alemanha, por sua vez, conta com milhões de sistemas instalados, sendo que as energias renováveis já ocupam a maior parte da sua matriz energética. Mas se você pensa que isso é muito, digo o contrário. Isso é pouco. O mundo está apenas começando a adotar essas novas tecnologias e nós acreditamos que podemos fazer parte e mudar esse cenário juntos. Temos uma certeza: falar sobre esse assunto, sobre novas tecnologias, sobre a energia solar no futuro, compartilhar o máximo de conhecimento que pudermos sobre a energia solar é, sem sombra de dúvida, uma boa via para fortalecer e acelerar esse processo de transição.