Quanto custa um projeto de impermeabilização

Publicado em: 24/03/2023

Muitas pessoas não sabem que o projeto de impermeabilização é obrigatório para toda obra nova e reforma, de acordo com a NBR 9575. E o objetivo da impermeabilização é proteger a construção contra a passagem de fluidos, garantindo a habitabilidade da edificação e segurança da estrutura.

O projeto de impermeabilização, além de especificar uma solução tecnicamente adequada para cada local, deve ser devidamente compatibilizado com as demais disciplinas para evitar contratempos durante a etapa de execução.

Um bom projeto de impermeabilização deve ainda apresentar detalhes genéricos e específicos de forma a orientar a correta execução da impermeabilização na obra e facilitar o entendimento pela equipe da obra.

Um estudo realizado por Lima, J. (2012) levantou o custo da impermeabilização em 10 obras na cidade de Salvador na época e chegou à conclusão que o custo da execução da impermeabilização variou de 0,5 a 2,0% do valor total das obras, tendo como média o valor de 1,1%.

Um levantamento realizado em 10 obras de médio a alto padrão, executadas entre 2020 e 2022, em Brasília e Goiânia, mostrou que o custo atualmente da impermeabilização, considerando o projeto e execução, variou de 1,1% a 2,2%, sendo o valor médio de 1,8%.

Gráfico Custo de Impermeabilização

E QUANTO CUSTA UM PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO?

Ao desmembrar os custos apresentados acima entre projeto e execução, verificamos que o projeto representa de 0,7% a 4,2% do custo total da impermeabilização.

Gráfico Quanto custa um projeto de Impermeabilização

Ao comparar os custos do projeto de impermeabilização e da execução da impermeabilização com o custo total da obra, verificamos que o custo do projeto é insignificante em relação ao valor total da obra. Mas isso não reflete a sua importância, pois uma vez que a impermeabilização falhe, seja por concepção inadequada de projeto ou por falta dele, compromete uma parcela significativa do valor da obra. Além do valor da execução da impermeabilização que precisará ser refeita, tudo que estiver acima dela deverá ser demolido para a devida correção.

Gráfico Custo da impermeabilização na obra

Logo, a etapa de projeto é de extrema importância para a obra e o custo extremamente reduzido e jamais deve ser negligenciada. Toda e qualquer obra deve sempre contratar um projeto de impermeabilização para garantir a estanqueidade e evitar grandes problemas de pós-obra e com custos elevados.