Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

TV Corporativa auxilia a segurança no canteiro de obras

Publicado em: 18/03/2016

Quando falamos em canais de comunicação, não é preciso embasar-se em pesquisas para identificar que quando um conteúdo é transmitido em vídeo, ele fixa melhor a mensagem e chama mais a atenção de quem está assistindo. Um bom exemplo, que pode parecer até lúdico, são as crianças, que muitas vezes ainda estão aprendendo os primeiros passos, mas ficam encantadas diante de seus personagens favoritos na televisão. E com os adultos não é diferente. O aparelho eletrônico, que faz parte do dia a dia de milhares de pessoas – seja para lazer ou na busca de informação – também é um ótimo meio de relacionamento entre as empresas e seus colaboradores.

As TVs corporativas podem ser utilizadas por companhias de qualquer setor, inclusive na construção civil. Uma boa forma de se beneficiar da ferramenta é usar os vídeos para apoiar a Segurança no Trabalho, por exemplo. Segundo o Anuário Estatístico de Previdência Social, em média 700 mil trabalhadores são vítimas todos os anos. Este é um tema delicado e que merece ainda mais atenção quando se fala deste setor. Os treinamentos e incentivos ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) são bastante comuns nos canteiros de obras, entre outras medidas de segurança.

Vídeos curtos com dicas podem ser transmitidos no refeitório, durante o almoço, ou na copa, no horário do cafezinho, por exemplo. Desta forma, é possível fazer com que todos recebam a informação sobre a importância do uso dos EPIs na prevenção de acidentes de onde estiverem, sem precisar se deslocar para uma apresentação. Além disso, a informação passa a ser mais interessante e de fácil entendimento.

Vale destacar que com televisores instalados no canteiro de obras as informações podem ser transmitidas de maneira dinâmica. Entre elas, o planejamento e o andamento do projeto, o cronograma de entrega de materiais e a exibição da planta do empreendimento. Além disso, cada setor (engenharia, gerência, almoxarifado e refeitórios) pode receber uma programação segmentada de acordo com o perfil e a área de atuação do público.

Em resumo, a comunicação eficaz melhora os resultados nas empresas. E na construção civil isso não é diferente. O índice de retrabalho é reduzido, a rentabilidade do empreendimento se mantém e os prazos de entrega de cada etapa passam a ser cumpridos. Além disso, com a TV corporativa, o diálogo da companhia passa a ser direto, seja com os colaboradores dos mais diversos setores ou até visitantes. Cabe a cada organização avaliar as suas necessidades e escolher o meio mais eficiente para obter os melhores resultados.