Durabilidade
Qualquer produto utilizado na construção civil pressupõe haver durabilidade; essa caracteristica é quantificada normalment pela vida útil de projeto, simbolicamente VUP. Com ela, pode-se estudar a relação custo-benefício, bem como desenvolver programas de manutenção segundo a ABNT NBR 5674. Os usuários devem seguir as instruções do manual de uso, a operação e a manutenção conforme a ABNT NBR 14037, além das instruções dos fabricantes e das recomendações técnicas das inspeções prediais.
Quem define a VUP deve, também, estabelecer as ações de manutenção que devem ser realizadas pelo usuário para assegurar seu atendimento.
A VUP é uma decisão de projeto que deve ser estabelecida inicialmente para balizar todo o processo de produção do bem. Quando se projeta um sistema, um elemento ou um componente é possível escolher entre uma infinidade de técnicas, materiais ou tipos
Definição de VUP
Conforme estabelecido na ABNT NBR 15575 – Desempenho de edifícios habitacionais: Requisitos gerais –, a VUP de um sistema, elemento ou componente é o período estimado de tempo em que estes foram projetados para atender aos requisitos de desempenho, obviamente desde que cumprido o programa de manutenção previsto.
Nota: manutenção é o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de seus sistemas constituintes para atender às necessidades e segurança dos seus usuários.
Estabelecimento da Vida útil conforme a NBR 15575-1 para vários sistemas, elementos ou componentes
Determinação da vida útil – como pode ser estabelecida
Para a sua determinação, prevista na ABNT NBR 15575, deve-se incorporar três conceitos essenciais:
a) o efeito que uma falha no desempenho do subsistema ou elemento acarreta;
b) a maior facilidade ou dificuldade de manutenção/reparação em caso de falha no desempenho;
c) o custo de correção da falha, considerando-se inclusive o custo de correção de outros subsistemas ou elementos afetados.
Para parametrização da VUP, com fundamento nestes conceitos, foram utilizadas as Tabelas C1, C2 e C3 da ABNT NBR 15575 aqui reproduzidas, bem como avaliações subjetivas do autor para a VUP
Tabela C.1 – Efeito das falhas no desempenho
Tabela C.2 – Categoria de vida útil de projeto para partes do edifício
Tabela C.3 – Custo de manutenção e reposição ao longo da vida útil
Com base nos indicadores constantes das Tabelas C1, C2 e C3 é possível calcular a VUP para qualquer sistema, elemento ou componente; basta fazer um cotejamento do objeto em tela, calculando sua VUP conforme critérios indicados na Tabela C4 (abaixo).
As VUP de 1/15 e 1/10 da VUP do edifício podem ser aplicáveis apenas aos componentes. As demais VUP podem ser aplicáveis a todas as partes do edifício (sistemas, elementos e componentes).
Tabela C.4 – Critérios para o estabelecimento da VUP das partes do edifício