Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

5 dicas para conservação de pisos laminados de madeira

Conhecidos por exigir pouca manutenção, laminados podem ter longa vida útil, desde que mantidos longe de água e de produtos abrasivos. Saiba mais

Publicado em: 27/02/2020Atualizado em: 28/02/2023

Texto: Juliana Nakamura

cuidados-com-piso-laminado
O piso laminado pode ser especificado para projetos de interiores de escritórios, residências e espaços comerciais (foto: Gordon Ball LRPS/shutterstock)

Oferecido com uma ampla variedade de modelos, tonalidades e texturas, o piso laminado é uma alternativa muito versátil para interiores de escritórios, residências e, até mesmo, espaços comerciais. Com rápida instalação, este revestimento é composto por base de madeira processada e por uma camada superior decorativa protegida por revestimento melamínico ou fenólico. Antialérgico e imune a insetos xilófagos, o laminado de madeira pode ser aplicado em lajes, sobre mantas de polietileno, ou diretamente sobre a maioria dos pisos já instalados, tornando-se uma solução prática em caso de reformas.

A durabilidade desta solução para pisos depende, fundamentalmente, de uma boa instalação e de uma especificação que considere as exigências de cada aplicação e as diferenças entre os produtos disponíveis no quesito resistência à abrasão. Pisos classificados como AC5, por exemplo, são indicados para áreas com tráfego intenso de pessoas, como halls de hotéis e lojas. Já os do tipo AC2, menos resistentes, são adequados para ambientes residenciais de pouca circulação.

Veja também:
Manta Térmica Dupla Face Brasilit 
Alçapão Invisível de Gesso Standart 
Perfilado Perfurado  

Outro fator que impacta a durabilidade do laminado de madeira é a condição de conservação. Por isso mesmo, listamos a seguir as principais boas práticas para manutenção de pisos laminados de madeira. Confira:

1) Limpeza cuidadosa

Um dos pontos fortes dos laminados de madeira é a sua facilidade de limpeza. O trabalho deve ser feito com vassoura de cerdas macias ou com um aspirador de pó, sem raspar o piso. Para remoção da sujeira diária, também é possível limpar a superfície com um pano levemente umedecido em água e detergente neutro.

Para uma limpeza especializada, há limpadores comerciais específicos para laminados, que devem ser aplicados diretamente em um pano seco, passado sempre no sentido da textura do piso, ou seja, no comprimento das réguas.

Se a mancha for de tinta látex, a limpeza pode se dar com água em pequenas quantidades. Se o problema for cola, a orientação é aplicar removedor de esmalte sem acetona
Renata Braga

Em caso de manchas, a busca pela melhor solução de limpeza dependerá do tipo de sujeira presente. A arquiteta Renata Braga, gerente de marketing e produtos na Duratex, conta que, para retirar manchas de graxa de sapato, de suco de uva, vinho, café e de tinta esmalte, o ideal é usar detergente de cozinha sem cor e álcool. A remoção de tinta de caneta ou pincel atômico deve ser feita somente com álcool. “Se a mancha for de tinta látex, a limpeza pode se dar com água em pequenas quantidades. Se o problema for cola, a orientação é aplicar removedor de esmalte sem acetona”, comenta Braga.

2) Produtos abrasivos devem ser evitados

Em hipótese alguma podem ser utilizados sobre o piso laminado:

• Água em abundância
• Produtos com cera ou silicone
• Enceradeiras elétricas
• Lixas ou qualquer outro tipo de abrasivo
• Bicarbonato de sódio
• Ácidos

“Produtos à base de silicones, ceras ou óleos, bem como misturas caseiras para dar brilho, deixam o piso laminado escorregadio e suscetível a escorregões, além de criar uma camada gordurosa que acarretará na impregnação de sujeira", alerta Flávia Athayde Vibiano, gerente de marketing na Eucatex.

Produtos à base de silicones, ceras ou óleos, bem como misturas caseiras para dar brilho, deixam o piso laminado escorregadio e suscetível a escorregões, além de criar uma camada gordurosa que acarretará na impregnação de sujeira
Flávia Athayde Vibiano

3) Controle de água e umidade

O piso laminado é produzido a partir de partículas de madeira e, embora apresente resina em sua composição, pode ser danificado quando exposto ao excesso de água. Por isso, caso algum líquido caia acidentalmente sobre o piso, a recomendação é secar imediatamente a superfície.

4) Cuidados na instalação

As recomendações para conservação são as mesmas se a instalação do piso laminado for com cola ou por encaixe. Mas, de modo geral, o piso instalado com cola, costuma apresentar mais resistência à penetração de líquidos. “Isso porque, no momento da instalação, a cola promove uma selagem extra nas juntas do piso, tornando-o mais resistente”, explica Flávia Vibiano.

Para garantir a durabilidade do revestimento é importante que, antes da instalação, o contrapiso seja devidamente protegido contra a umidade. Renata Braga recomenda a realização de teste de umidade, colando um plástico com fita adesiva e deixando-o por 24 horas no contrapiso. Se o material armazenar gotículas de água, é sinal de que é preciso impermeabilizar. “Após essa etapa, deve ser adicionada uma manta que irá impedir o contato direto do laminado com o contrapiso”, acrescenta a arquiteta da Duratex.

5) Evite riscos às superfícies

Embora resistentes, os laminados de madeira podem sofrer com riscos e arranhões se alguns cuidados não forem tomados. Caso seja preciso usar rodízios nos móveis, deve-se dar preferência para rodízios de silicone ou poliuretano. Também é importante levantar os móveis para deslocá-los, em vez de empurrá-los.

Leia também

Piso laminado é versátil, tem fácil instalação e manutenção

Conheça diferenças entre pisos de madeira, laminados e carpetes de madeira

Colaboração técnica

Gerente de marketing da Eucatex Flavia Athayde Vibiano
Flavia Athayde Vibiano – Formada em desenho industrial e comunicação visual, pós-graduada em marketing, é gerente de marketing da construção civil na Eucatex.
Gerente de marketing na Duratex Renata Braga
Renata Braga – Arquiteta e urbanista, pós-graduada em marketing e com MBA em gestão empresarial, é gerente de marketing e produtos na Duratex.