Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Construtora transforma tapumes em galerias de arte a céu aberto

Street art e fotografias retratam cenários do Recife e minimizam pichações e poluição visual da cidade

Publicado em: 01/06/2016Atualizado em: 15/06/2016

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Avenida Colorida
A iniciativa de tornar os tapumes visualmente atraentes reduziu as pichações (Wilton Marcelino)

Você já percebeu como os tapumes usados para proteger os canteiros de obras podem impactar diretamente na paisagem da cidade? E, quando são alvos de pichações ou colagens irregulares de cartazes podem provocar uma poluição visual ainda maior.

Uma iniciativa simples adotada pela construtora pernambucana Rio Ave eliminou de vez o problema. Trata-se do projeto Avenida Colorida – atividade que surgiu em 2014 e que transforma os tapumes em uma galeria de arte a céu aberto –, valorizando a cidade com o trabalho de artistas locais. "A experiência foi iniciada com a street art do grafiteiro Galo de Souza, que retratou a paisagem dos bairros de Boa Viagem, Jaqueira, Ilha do Leite e Barra de Jangada”, conta Rafaella Coelho, coordenadora de marketing da empresa.

A cidade aprovou a iniciativa, e o projeto entrou em sua segunda fase, com a participação do fotógrafo Bruno Lima, um apaixonado por Recife. Suas fotos são impressas e coladas nos tapumes, refletindo a essência dos cenários pernambucanos, cada uma com sua história e características próprias.

“As fotos das paisagens urbanas de Recife foram reproduzidas em adesivos de alta definição e com proteção UV, cuidado necessário para que o material tenha longa duração e resistência ao intenso sol da região”, afirma Coelho, destacando que ambas as etapas do Avenida Colorida foram elogiadas. “A repercussão foi muito positiva entre os stakeholders e a população em geral”, diz.

O projeto valoriza a cidade e mostra sua beleza para os transeuntes. Devido à correria do dia a dia, muitas pessoas deixam passar despercebido momentos e detalhes da capital pernambucana
Rafaella Coelho

REDUÇÃO DAS PICHAÇÕES

A iniciativa de tornar os tapumes visualmente atraentes reduziu as pichações e outras atitudes que contribuem para a poluição visual do espaço urbano. “Com o tratamento artístico dos tapumes, as peças tornaram-se as que menos sofreram com pichações”, informa a profissional.

A iniciativa de tornar os tapumes visualmente atraentes reduziu as pichações e outras atitudes que contribuem para a poluição visual do espaço urbano. “Com o tratamento artístico dos tapumes, as peças tornaram-se as que menos sofreram com pichações”, informa a profissional.

A partir do momento em que os espaços vazios dos tapumes são preenchidos, acontece sua valorização e existe um respeito pela ação e pelos profissionais envolvidos. Segundo Rafaella, a iniciativa tem a vantagem de colaborar também para que as pessoas redescubram o local em que vivem. “O projeto valoriza a cidade e mostra sua beleza para os transeuntes. Devido à correria do dia a dia, muitas pessoas deixam passar despercebidos momentos e detalhes da capital pernambucana”, fala.

Avenida Colorida
Após a obra, os tapumes coloridos podem ser reparoveitados em outros canteiros (Wilton Marcelino)

QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE

Para que um canteiro de obras seja considerado sustentável, não basta apostar apenas em ações para redução da geração de resíduos ou economia de água e energia. A questão da poluição visual causada pela obra é de extrema importância e não pode ser negligenciada.

“O Avenida Colorida é, sem dúvida, uma providência de sustentabilidade no canteiro de obras, mas outras iniciativas acompanham a ação. Todas as obras da Rio Ave seguem padrões sustentáveis de construção, como a separação, a segregação e o recolhimento de todos os resíduos”, finaliza Rafaella.

Os tapumes artísticos não são descartados depois do período de obras. O material é retirado e encaminhado para um depósito, ficando armazenado até surgir a oportunidade de ser reaproveitado em outros canteiros.

Leia também:
Sustentabilidade começa no canteiro de obras

Colaboração técnica

Rafaella Coelho
Rafaella Coelho Coordenadora de marketing da construtora Rio Ave. É graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e tem especialização em Marketing pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial (MBA CEDEPE).