Forros minerais: como instalar

Removíveis, eles possuem um sistema composto por painéis, que são encaixados em perfis metálicos atirantados no teto

Publicado em: 26/01/2016

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket


Instalador acomodando painel de forro nos perfis metálicos (auremar/shutterstock.com)

Forros minerais são revestimentos aplicados em ambientes internos capazes de reduzir ruídos em até 45 decibéis (dB), aumentando o conforto acústico de construções. Eles podem ser aplicados em diversos espaços, exceto em locais úmidos. “Também não é recomendado que os forros sejam instalados diretamente abaixo da estrutura do telhado”, completa Pedro Felício, instrutor de cursos profissionalizantes do Senai-SP.

A composição do forro mineral conta com fibras biossolúveis, aglutinantes orgânicos, argila, perlita e celulose reciclada. Por não utilizar materiais que poluem o solo, o revestimento é considerado sustentável e soma pontos para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Outra vantagem é a agilidade na instalação e facilidade de manutenção, pois seu sistema é baseado em painéis (ou módulos) que se apoiam sobre uma estrutura metálica leve, podendo ser deslocados ou removidos. “É possível acessar facilmente o plenum (entreforro), espaço para contato com tubulações hidráulicas e circuitos elétricos”, descreve Felício.

Leia também:
Forros minerais reduzem ruídos em até 45 decibéis
Forros minerais proporcionam isolamento acústico a cinemas, auditórios e escolas

INSTALAÇÃO

Não é recomendado que o forro seja instalado diretamente abaixo da estrutura do telhado
Pedro Felício

A estrutura metálica que suspende o forro mineral é composta por perfis estruturais e tirantes fixados na laje. A aplicação deve ser feita na fase de acabamento da obra e arranjada junto a outros sistemas, como hidráulico, elétrico, de ar ou de gás.

Os equipamentos necessários para execução do serviço são: lápis para demarcação e furadeira ou pistola de fixação. Para auxiliar a tarefa, o ideal é ter um kit com ferramentas básicas contendo trena, nível, prumo, linha de marcação, estilete, serra manual, esquadro, rebites, parafusos, buchas e chave de fenda.

INSTALAÇÃO: PASSO A PASSO

1- A primeira etapa consiste em demarcar os pontos para fixação dos tirantes, que serão fixados diretamente na laje. Para isso, recomenda-se utilizar lápis para demarcação, trena, nível, prumo e/ou linha de marcação. “É importante respeitar a especificação do fabricante de distância entre esses elementos, pois eles são responsáveis pela sustentação de toda a estrutura”, alerta Felício.

2- Após a demarcação de todos os pontos, certifique-se de que as distâncias estão corretas. Caso estejam, fixe os tirantes na laje com furadeira ou pistola de fixação. O elemento de fixação pode variar conforme o fabricante.

3- Instale os perfis perimetrais com parafusos e buchas, começando pelas peças que ficarão nas paredes. Em seguida, ancore e fixe os perfis principais nos tirantes e nos perfis perimetrais. Se necessário, ajuste o comprimento da peça cortando-a com uma serra manual.

4- Coloque as travessas fileira por fileira entre perfis principais. Para finalizar a estrutura metálica, instale os perfis da ponta. Eles ficarão apoiados entre os perfis principais e perimetrais e provavelmente precisarão ser cortados.

5- Com a estrutura metálica pronta, instale os painéis de forro mineral. Eles devem ficar apoiados nos perfis metálicos, sendo colocados de baixo para cima. Nessa etapa, recomenda-se tomar cuidado com os tirantes e manusear os painéis cuidadosamente, evitando danos, principalmente nas bordas.

6- Se foi necessário cortar os perfis da ponta, corte as placas que serão instaladas nesses espaços de forma proporcional com estilete.

7- É possível substituir painéis por luminárias e outros acessórios modulares.

8- Após cumprir todos os passos, os perfis da estrutura metálica ficarão aparentes, e os forros minerais revestirão o teto, ocultando instalações.

Colaboração técnica

Pedro Felício – Especialista em instalação de Drywall. Mestre de obras. Instrutor de cursos profissionalizantes do Senai-SP..