Telhas translúcidas garantem aproveitamento da luz natural
Apesar da solução ser mais cara do que coberturas comuns, esse e outros benefícios compensam o investimento
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Qual a melhor alternativa entre ter todos os benefícios de uma cobertura convencional ou aproveitar a iluminação natural para reduzir o consumo de energia elétrica? Com a utilização de telhas translúcidas é possível agregar essas duas características em um mesmo ambiente. Leves, porém resistentes, e de fácil manuseio, elas são indicadas para todo tipo de edificação, desde indústrias e galpões até ambientes comerciais e residenciais.
A solução pode, também, contribuir visualmente com o ambiente. “Há telhas translúcidas de várias cores, como brancas, amarelas, azuis, verdes e incolores”, conta Paulo Camatta, gerente executivo da Associação Latino-americana de Materiais Compósitos (Almaco), que continua: “Outra facilidade é que esse produto pode ser instalado em conjunto com coberturas convencionais opacas, como nos perfis de fibrocimento, aço ou alumínio”.
EspecificaÇÃo
Para especificar corretamente as telhas translúcidas é preciso, inicialmente, verificar qual a quantidade necessária de luz natural para iluminar o ambiente que irá receber a cobertura. “Em áreas industriais, com o pé direito alto, pode-se utilizar telhas mais translúcidas do que em uma residência, onde o telhado é mais baixo. A passagem de luz pode provocar o aquecimento exagerado do ambiente. Se mal projetado, o excesso de translucidez gera um desconforto térmico”, explica Camatta. Por isso, é necessário verificar se o produto conta com filtros contra radiação.
AplicaÇÃo
Durante a instalação, as telhas translúcidas devem ser fixadas com parafusos específicos que possuem sistema de vedação. Outro ponto que requer atenção é em relação às terças de apoio, que devem ser projetadas para atender os requisitos de carga conforme a espessura da telha e o tipo de perfil utilizado. “Todo o procedimento de instalação deve ser feito sempre respeitando a segurança dos profissionais responsáveis pela montagem”, diz Camatta.
Qualidade
As telhas translúcidas devem atender à ABNT NBR 14115 - Poliéster reforçado com fibras de vidro - Chapas planas ou onduladas – Requisitos. Essa norma fixa as exigências para o recebimento de chapas de poliéster reforçado com fibras de vidro, onduladas ou planas, translúcidas ou opacas, contendo ou não camada protetora contra ação das intempéries, destinadas a obras civis de cobertura ou fechamento.
Camatta lembra que para auxiliar o comprador, a Almaco desenvolveu o programa PAQ Telhas, que realiza o acompanhamento das ações e análises dos produtos no mercado, através de ensaios em conformidade com a ABNT NBR 14115. Os produtos certificados recebem o selo PAQ Telhas.
ManutenÇÃo
Para garantir todos os benefícios das telhas translúcidas é preciso mantê-las limpas, para que a sujeira não impeça a passagem da luz. A limpeza deve ser feita com água e detergente, aliados a uma esponja ou pano macio. A frequência da manutenção varia conforme a região – em centros urbanos com muita poluição e poeira, esse procedimento deve ser realizado a cada seis meses; já em áreas com ar mais limpo, o intervalo é de um ano.
Vantagens
A principal vantagem das telhas translúcidas é a economia de energia elétrica que proporcionam. “Uma área industrial de 500 m² paga o custo das telhas entre três e seis meses, devido à economia gerada com a redução de gastos com iluminação artificial”, fala Camatta. “A qualidade e a produtividade nas áreas de trabalho também aumentam”, completa.
O uso das telhas translúcidas não fica restrito somente a galpões ou fábricas, elas podem se utilizadas em áreas de cultivo de vegetais, como estufas, ou ainda em ambientes residenciais, como jardim ou playground.
Telhas translúcidas são encontradas facilmente no mercado, porém, nem todos os produtos são de boa qualidade. Uma dica é sempre procurar os que são certificados pelo selo PAQ Telhas. Apesar de ser uma solução mais cara em relação a outros tipos de coberturas, como as de fibrocimento, os benefícios das telhas translúcidas fazem com que o valor investido seja recuperado em pouco tempo, se elas forem corretamente especificadas e compradas.
COLABOROU PARA ESTA MATÉRIA
Paulo Camatta – Perito em processos de compósitos poliméricos termofixos, setor onde atua há 28 anos. Desde 2005 ocupa os cargos de gerente executivo da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco) e gerente técnico do Centro Tecnológico de Compósitos (Cetecom). É professor do curso de pós-graduação em compósitos da Universidade Positivo, em Curitiba e Caxias do Sul.