Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Telhas translúcidas garantem aproveitamento da luz natural

Apesar da solução ser mais cara do que coberturas comuns, esse e outros benefícios compensam o investimento

Publicado em: 07/01/2013Atualizado em: 08/01/2013

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Redação AECweb / e-Construmarket

Qual a melhor alternativa entre ter todos os benefícios de uma cobertura convencional ou aproveitar a iluminação natural para reduzir o consumo de energia elétrica? Com a utilização de telhas translúcidas é possível agregar essas duas características em um mesmo ambiente. Leves, porém resistentes, e de fácil manuseio, elas são indicadas para todo tipo de edificação, desde indústrias e galpões até ambientes comerciais e residenciais.

A solução pode, também, contribuir visualmente com o ambiente. “Há telhas translúcidas de várias cores, como brancas, amarelas, azuis, verdes e incolores”, conta Paulo Camatta, gerente executivo da Associação Latino-americana de Materiais Compósitos (Almaco), que continua: “Outra facilidade é que esse produto pode ser instalado em conjunto com coberturas convencionais opacas, como nos perfis de fibrocimento, aço ou alumínio”.

EspecificaÇÃo

Para especificar corretamente as telhas translúcidas é preciso, inicialmente, verificar qual a quantidade necessária de luz natural para iluminar o ambiente que irá receber a cobertura. “Em áreas industriais, com o pé direito alto, pode-se utilizar telhas mais translúcidas do que em uma residência, onde o telhado é mais baixo. A passagem de luz pode provocar o aquecimento exagerado do ambiente. Se mal projetado, o excesso de translucidez gera um desconforto térmico”, explica Camatta. Por isso, é necessário verificar se o produto conta com filtros contra radiação.

AplicaÇÃo

Durante a instalação, as telhas translúcidas devem ser fixadas com parafusos específicos que possuem sistema de vedação. Outro ponto que requer atenção é em relação às terças de apoio, que devem ser projetadas para atender os requisitos de carga conforme a espessura da telha e o tipo de perfil utilizado. “Todo o procedimento de instalação deve ser feito sempre respeitando a segurança dos profissionais responsáveis pela montagem”, diz Camatta.

Qualidade

As telhas translúcidas devem atender à ABNT NBR 14115 - Poliéster reforçado com fibras de vidro - Chapas planas ou onduladas – Requisitos. Essa norma fixa as exigências para o recebimento de chapas de poliéster reforçado com fibras de vidro, onduladas ou planas, translúcidas ou opacas, contendo ou não camada protetora contra ação das intempéries, destinadas a obras civis de cobertura ou fechamento.

Camatta lembra que para auxiliar o comprador, a Almaco desenvolveu o programa PAQ Telhas, que realiza o acompanhamento das ações e análises dos produtos no mercado, através de ensaios em conformidade com a ABNT NBR 14115. Os produtos certificados recebem o selo PAQ Telhas.

ManutenÇÃo

Para garantir todos os benefícios das telhas translúcidas é preciso mantê-las limpas, para que a sujeira não impeça a passagem da luz. A limpeza deve ser feita com água e detergente, aliados a uma esponja ou pano macio. A frequência da manutenção varia conforme a região – em centros urbanos com muita poluição e poeira, esse procedimento deve ser realizado a cada seis meses; já em áreas com ar mais limpo, o intervalo é de um ano.

Vantagens

A principal vantagem das telhas translúcidas é a economia de energia elétrica que proporcionam. “Uma área industrial de 500 m² paga o custo das telhas entre três e seis meses, devido à economia gerada com a redução de gastos com iluminação artificial”, fala Camatta. “A qualidade e a produtividade nas áreas de trabalho também aumentam”, completa.

O uso das telhas translúcidas não fica restrito somente a galpões ou fábricas, elas podem se utilizadas em áreas de cultivo de vegetais, como estufas, ou ainda em ambientes residenciais, como jardim ou playground.

É bom saber

Telhas translúcidas são encontradas facilmente no mercado, porém, nem todos os produtos são de boa qualidade. Uma dica é sempre procurar os que são certificados pelo selo PAQ Telhas. Apesar de ser uma solução mais cara em relação a outros tipos de coberturas, como as de fibrocimento, os benefícios das telhas translúcidas fazem com que o valor investido seja recuperado em pouco tempo, se elas forem corretamente especificadas e compradas.

COLABOROU PARA ESTA MATÉRIA

Paulo Camatta – Perito em processos de compósitos poliméricos termofixos, setor onde atua há 28 anos. Desde 2005 ocupa os cargos de gerente executivo da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco) e gerente técnico do Centro Tecnológico de Compósitos (Cetecom). É professor do curso de pós-graduação em compósitos da Universidade Positivo, em Curitiba e Caxias do Sul.