Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Defensas marítimas e cabeços de amarração seguros e resistentes

Utilizadas em instalações portuárias e embarcações marítimas, as defensas marítimas e cabeços de amarração da empresa Abtrans estão disponíveis em diferentes modelos

defensas-maritimas
As defensas amortecem o impacto entre a
embarcação e a estrutura de atracação
(Foto: divulgação/Abtrans)

As defensas marítimas são elementos de segurança para instalações portuárias e, também, embarcações marítimas, cuja função é amortecer o impacto resultante do encontro entre um navio (ou barco) e a estrutura de atracação.

Elas são normalmente fabricadas com borracha de alta qualidade – conforme finalidade – e podem ser usadas com um escudo frontal de aço inoxidável coberto por polietileno de elevado peso molecular que reduz o atrito.

As defensas são instaladas com correntes de segurança que possibilitam recuperá-las em casos de avarias; são fixadas na parede do cais por âncoras de aço galvanizado ou inoxidável, de acordo com a necessidade do local.

Já os cabeços de amarração servem para amarrar as embarcações. São fabricados em aço inoxidável e revestidos com pintura apropriada para exposição prolongada ao tempo.

MODELOS DE DEFENSAS

defensas
As defensas comercializadas pela Abtrans são fabricadas com borracha de alta qualidade (Foto: divulgação/Abtrans)

Defensa cilíndrica

Com baixo custo de manutenção, este modelo é um dos mais utilizados, pois atende a quase todos os tipos de embarcações.

Defensa em arco

Utilizada como complemento do modelo cilíndrico, atende a embarcações de pequeno e médio porte. A manutenção é praticamente nula, sendo considerado um dos melhores sistemas disponíveis.

Defensa tipo célula

Quando a força de reação é determinante, a defensa tipo célula é a solução ideal. De todos os modelos, é a que pode garantir menor reação (ton/m²) da energia absorvida.

Defensa cônica

Desenvolvida com formato geométrico, a defensa cônica tem a capacidade de defletir maior quantidade de energia absorvida de qualquer direção.

Defensa pneumática

É normalmente usada em operações de transbordo navio/navio. Como principais características, destacam-se a baixa reação e a deflexão.

Defensa tipo perfil

Possui vários formatos que atendem desde navios de grande porte a FPSOs (plataformas de produção, armazenamento e descarregamento de petróleo e gás). Substituem com grande vantagem as defensas pneumáticas, mesmo em locais de espaço limitado. As de formato em “D”, por exemplo, podem ser utilizadas por rebocadores, pesqueiros e embarcações semelhantes.

Defensa tipo roda

É constituída por uma ou várias rodas, a depender do local e do tipo de serviço. Ideal para dirigir a embarcação em locais de pouco espaço, como diques, canais, eclusas e quinas de cais.

MODELOS DE CABEÇAS DE AMARRAÇÃO

tipos-de-amarracao

NOVIDADE

gancho-de-amarracao
O gancho de desengate rápido é mais dinâmico
que um cabeço normal (foto: divulgação/Abtrans)

O gancho de desengate rápido é uma solução para amarração de embarcações. Mais dinâmico que um cabeço normal, dispensa a necessidade de soltar as cordas uma a uma, já que elas se desprendem de uma só vez.

Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Catálogo de Produtos

Informativos Técnicos