As defensas marítimas são elementos de segurança para instalações portuárias e, também, embarcações marítimas, cuja função é amortecer o impacto resultante do encontro entre um navio (ou barco) e a estrutura de atracação.
Elas são normalmente fabricadas com borracha de alta qualidade – conforme finalidade – e podem ser usadas com um escudo frontal de aço inoxidável coberto por polietileno de elevado peso molecular que reduz o atrito.
As defensas são instaladas com correntes de segurança que possibilitam recuperá-las em casos de avarias; são fixadas na parede do cais por âncoras de aço galvanizado ou inoxidável, de acordo com a necessidade do local.
Já os cabeços de amarração servem para amarrar as embarcações. São fabricados em aço inoxidável e revestidos com pintura apropriada para exposição prolongada ao tempo.
Defensa cilíndrica
Com baixo custo de manutenção, este modelo é um dos mais utilizados, pois atende a quase todos os tipos de embarcações.
Defensa em arco
Utilizada como complemento do modelo cilíndrico, atende a embarcações de pequeno e médio porte. A manutenção é praticamente nula, sendo considerado um dos melhores sistemas disponíveis.
Defensa tipo célula
Quando a força de reação é determinante, a defensa tipo célula é a solução ideal. De todos os modelos, é a que pode garantir menor reação (ton/m²) da energia absorvida.
Defensa cônica
Desenvolvida com formato geométrico, a defensa cônica tem a capacidade de defletir maior quantidade de energia absorvida de qualquer direção.
Defensa pneumática
É normalmente usada em operações de transbordo navio/navio. Como principais características, destacam-se a baixa reação e a deflexão.
Defensa tipo perfil
Possui vários formatos que atendem desde navios de grande porte a FPSOs (plataformas de produção, armazenamento e descarregamento de petróleo e gás). Substituem com grande vantagem as defensas pneumáticas, mesmo em locais de espaço limitado. As de formato em “D”, por exemplo, podem ser utilizadas por rebocadores, pesqueiros e embarcações semelhantes.
Defensa tipo roda
É constituída por uma ou várias rodas, a depender do local e do tipo de serviço. Ideal para dirigir a embarcação em locais de pouco espaço, como diques, canais, eclusas e quinas de cais.
O gancho de desengate rápido é uma solução para amarração de embarcações. Mais dinâmico que um cabeço normal, dispensa a necessidade de soltar as cordas uma a uma, já que elas se desprendem de uma só vez.
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb