Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Atlas Schindler substitui a primeira escada rolante de São Paulo

O equipamento da marca suíça foi instalado há 68 anos. Agora, é a vez da versão Schindler 9300-11 – a mais compacta e moderna do mercado

Schindler 9300-11 na Fundação Bienal de São Paulo
Atlas Schindler instalou a primeira escada rolante de São Paulo há 68 anos (Foto: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo)

A Fundação Bienal de São Paulo é uma instituição privada, sem fins lucrativos, voltada para iniciativas artísticas, educativas e sociais. Está localizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, que foi projetado por Oscar Niemeyer, em 1954.

O conceito do pavilhão é de planta livre, com sustentação vertical por vigas e pilares, sem paredes. O local se tornou um marco na história da arquitetura moderna brasileira (é patrimônio tombado nas esferas municipal, estadual e federal).

Além disso, o pavilhão recebeu a primeira escada rolante da cidade de São Paulo – da marca Atlas Schindler – há 68 anos.

Em 2020, a Fundação Bienal de São Paulo começou uma reforma no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, que contou com a substituição da escada rolante mais antiga da cidade.

DESAFIO

A reforma da fundação deveria respeitar a harmonia arquitetônica do projeto original. Assim, o grande desafio foi substituir uma escada rolante projetada décadas atrás por uma nova, sem alterar as dimensões e a arquitetura do local.

“Precisávamos projetar, fabricar e instalar escadas rolantes, atendendo às rígidas exigências de segurança e conforto das normas atuais, num espaço físico pequeno, projetado há mais de 60 anos, quando havia menos exigências”, comenta Fabiano Kluppel, gerente geral de instalações e comercial Cidade São Paulo da Atlas Schindler.

SOLUÇÃO

Com uma escada que durou mais de 60 anos, a Fundação Bienal de São Paulo não pensou duas vezes na hora de escolher novamente a Atlas Schindler para dar andamento ao projeto. Além disso, a empresa é a única que fabrica escadas rolantes no Brasil, facilitando a logística e o fornecimento de peças de reposição.

Para superar o desafio da obra, a empresa reuniu o time brasileiro de engenharia e o time de engenharia global. Após um longo estudo, foi possível compatibilizar o dimensionamento das escadas às exigências específicas desta obra.

Foram usadas duas escadas rolantes do modelo Schindler 9300-11: uma para fazer o transporte dos visitantes do térreo para o primeiro andar; outra para ligar o primeiro pavimento ao segundo.

O modelo – considerado o mais compacto do mercado – libera mais espaço para circulação e oferece opções de design personalizado.

“Conseguimos oferecer um produto com a máxima eficiência energética, superando as exigências de segurança e com muito conforto aos usuários. Com a tecnologia utilizada nos materiais, conseguimos aumentar a largura dos degraus de 600 mm na escada original para 800 mm, no mesmo espaço físico. É uma comodidade a mais para quem utilizar as escadas”, diz Kluppel.

Ele acrescenta: “A capacidade de transporte também foi ampliada de 5 mil para 6,8 mil pessoas por hora”.

Além disso, o guarda-corpo em vidro, a iluminação nos degraus, as escovas nos rodapés e a possibilidade de conexão das escadas com a Internet das Coisas* oferecem, ainda, mais segurança e conforto aos usuários.

Com cerca de dois anos de dedicação dos especialistas da Atlas Schindler, da equipe da Fundação Bienal e dos profissionais dos órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio, foi possível viabilizar o complexo projeto de substituição das escadas rolantes que integram a revitalização de um espaço icônico na cidade de São Paulo.

*Sistema Schindler Ahead que permite monitorar remotamente os equipamentos e diagnosticar, à distância, qualquer necessidade de ajuste, antes mesmo de apresentarem alguma ocorrência.

Schindler 9300-11
Schindler 9300-11 atende aos mais atuais requisitos e normas de segurança (Foto: Divulgação/Atlas Schindler)

VANTAGENS DA SCHINDLER 9300-11

Schindler 9300-11 é uma escada rolante que atende aos mais atuais requisitos e normas de segurança. Compacta, seus componentes proporcionam alta confiabilidade e longa vida útil. Além disso, é eficiente e tem performance superior de acionamento, gerenciamento inteligente de energia em momentos de baixo fluxo e componentes de baixo consumo.

DESCRIÇÃO DA OBRA

Local: São Paulo (SP)

Prazo: Início: 2020 | Término: 2022

Projeto: Fundação Bienal de São Paulo

Fornecedor: Atlas Schindler

Produto: Schindler 9300-11

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Elevadores Personalizados Panorâmicos

Download de catálogo

Esteira Rolante Atlas Schindler 9500AE...

Download de catálogo

Elevador Atlas Schindler 5500

Download de catálogo

Elevador Atlas Schindler 1000

Estudos de Casos

Informativos Técnicos