Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Impermeabilizantes Denver no aeroporto de Viracopos

Mais de 120 mil m² de produtos para impermeabilização em mantas asfálticas foram fornecidos pela empresa, garantindo a estanqueidade e a proteção dos elementos estruturais

Mantas Asfálticas - Denver - Viracopos - Revestimento autonivelante

A expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, está sendo preparada para receber mais de 80 milhões de passageiros por ano. Concebido a partir do conceito de "aeroporto cidade", ele será o maior e mais moderno da América Latina.

Com investimento de R$ 9,5 bilhões, a obra consiste na construção de um novo terminal de passageiros, novas posições remotas para aeronaves, edifício garagem e ampliação das pistas de taxiamento de aeronaves (primeira fase), além da viabilização de uma segunda pista para pousos e decolagens, taxiways e ligação com a infraestrutura existente na Central de Utilidades 1 e Posto de Bombeiros e Resgate (segunda fase).

Com projeto desenvolvido em parceria com a holandesa NACO – consultoria especializada em engenharia de aeroportos e responsável pelo aeroporto de Schipol, em Amsterdã –, Viracopos terá hotéis, shopping center e centro de convenções.

Desafio

Grandes panos de laje foram estabelecidos na primeira fase de expansão do aeroporto. Para atender às necessidades estruturais em razão das dilatações e contrações térmicas, exigia-se a utilização de sistemas que garantissem a estanqueidade e proteção dos elementos estruturais.

Solução

A escolha dos sistemas de impermeabilização levou em conta desempenho, prazo e custo, sendo que as mantas asfálticas foram às opções que mais se adequaram. Nesse caso, a Denver assumiu o compromisso de fornecer mais de 120 mil m² de produtos para impermeabilização – desde mantas asfálticas de dupla camada (aplicadas com asfalto aquecido e sistema de isolamento térmico integrado) até mantas asfálticas simples, que foram avaliadas e dimensionadas de acordo com o projeto para cada área.

"O sistema de manta asfáltica está alicerçado na cultura de materiais para impermeabilização, já que é um produto pré-fabricado que garante a linearidade da espessura da camada impermeabilizante existente. Dessa forma, contribui para assegurar o mesmo desempenho em toda a extensão da área protegida", explica Flávio de Camargo, gerente técnico da Denver.

Na obra do aeroporto, foram utilizados dois métodos de aplicação: maçarico – que é o mais utilizado nas construções de um modo geral – e aderência do asfalto quente – que promove a colagem e a espessura necessária para a proteção.

"Além da preocupação com a espessura, a utilização das placas de isolamento térmico contribui para o aumento da durabilidade do sistema devido a diminuição da temperatura que incidirá diretamente sobre as camadas dos materiais utilizados e para o ambiente interno, o que contribuiu com o conforto térmico e redução de consumo energético por conta do ar condicionado", afirma Flávio.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Entre os produtos fornecidos pela Denver estão a Denvermanta Elastic 4 mm, produto de alto desempenho desenvolvida à base de asfalto modificado com elastômeros e estruturada com armadura de poliéster; o Denvertherm EPS, uma linha de produtos para isolação térmica em placas moldadas de EPS – Poliestireno Expandido –, com alta densidade; e a Impermanta Primer, utilizada como primer para a aderência de mantas asfálticas em diversos substratos.

Descrição da Obra
Local: Campinas (SP)
Data da obra: Início: 2012
Contratante: Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos
Fornecedor: Denver Impermeabilizantes
Aplicador: Caiman Impermeabilizações
Produtos: Denvermanta Elastic 4 mm, Denvertherm EPS e Impermanta Primer
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Denver Desforma

Download de catálogo

Denver Desmoldante

Download de catálogo

Denver Desmoldante SM ECO

Download de catálogo

Denvercal

Estudos de Casos

Informativos Técnicos