Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

ETEL – Estação de Tratamento de Efluentes de Lavagens

Solução da Ecoracional trata o efluente proveniente de lavagem de peças, motores a combustão e veículos, permitindo o reuso em fins não potáveis ou a descarga na rede pública

ETEL - EcoracionalETEL é a estação de tratamento da Ecoracional que produz água de reuso para fins não potáveis a partir dos efluentes gerados em lavagens de peças, motores a combustão e veículos. Os resultados? Qualidade de água superior ao estabelecido pela NBR 13.969 e economia de até 50% nos gastos com os recursos hídricos.

Possui componentes fabricados em polipropileno de alta resistência química e mecânica. Equipamento compacto, ideal para concessionárias de veículos, transportadoras, empresas de transporte de passageiros, lava-jatos e mais.

COMO FUNCIONA

1. É necessário o pré-tratamento do efluente a partir das caixas de sedimentação e separadora de água e óleo (SAO). Caso o cliente não disponha, a Ecoracional fornece os equipamentos e a instalação.

2. Os efluentes seguem para o tanque de equalização que faz a homogeneização.

3. Na ETEL – Estação de Tratamento de Efluentes de Lavagens da Ecoracional – ocorre a aplicação de produtos químicos para o tratamento do efluente. Os resíduos sólidos são retirados pelo sistema de flotação e decantação.

4. Os resíduos flotados retirados pelo raspador e os resíduos decantados são encaminhados para o leito de secagem, onde as empresas licenciadas retiram o resíduo drenado para o transporte e descarte.

5. A água tratada passa por filtro de areia e filtro de carvão antes de seguir para o reservatório de água de reuso para ser utilizada em fins não potáveis ou lançada na rede de esgoto, a depender da condição inicial do efluente.

Ecoracional - ETEL

PROPRIEDADES TÉCNICAS

Linhas / Modelos
ETEL 500 – capacidade de 500 litros / hora
ETEL 1.000 – capacidade de 1000 litros / hora
ETEL 2.000 – capacidade de 2000 litros / hora
ETEL 5.000 – capacidade de 5000 litros / hora

Dimensões
Variável, de acordo com a capacidade de tratamento e com espaço disponibilizado para a instalação. ETEL 1.000, por exemplo, tem 1,0 m (largura) x 2,7 m (comprimento) x 1,7 m (altura). Essas dimensões, no entanto, não consideram os tanques de equalização e de água de reuso – ambos são dimensionados de acordo com as necessidades do projeto.

Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

MAIORES INFORMAÇÕES

Informativos Técnicos