Uma das maiores construtoras do país executou o projeto de um edifício residencial com 28 pavimentos e dois subsolos. A obra foi construída com lajes maciças de concreto que possuem 1.100 m² de área. Foram utilizadas ferragens positivas em tela soldada em toda sua extensão e ferragens negativas em barras nas áreas próximas aos pontos de apoio da laje. A etapa de fundação começou em 2019 e a obra foi entregue em 2021.
Tradicionalmente, a construtora utilizava “caranguejo” como espaçador das ferragens negativas da laje e das armações do piso. Trata-se de um espaçador feito de maneira artesanal na obra, dobrando-se uma barra de ferro para apoiar a armação superior. Sua fabricação no canteiro demanda tempo, material de aço adicional e mão de obra, além de ser opção pouco confiável, já que pode tombar (perdendo a sua função). Apesar de ser uma alternativa mais trabalhosa, muitas vezes se torna a opção da obra para cumprir essa função.
O desafio era cumprir um cronograma de obra ousado, entregando o empreendimento em tempo reduzido. Além disso, a empresa responsável pela construção tinha como diretriz reduzir o consumo de barras de aço não essenciais (pelo custo). O “caranguejo” não atendia ambos os fatores, pois, além da demora na sua produção, necessitava de mais consumo de aço.
Em visita à obra, a Fameth propôs a utilização dos Espaçadores Treliçados ABTC para substituir os “caranguejos”. A ideia era garantir os ganhos proporcionados por uma solução industrializada e que traria maior confiabilidade e economia para todo o processo.
Como a construtora nunca havia utilizado o espaçador treliçado, houve curiosidade e questionamento sobre sua eficiência. Assim, foi feito um teste para uso em apenas um pavimento. Nesse ensaio, foi possível validar in loco todas as vantagens.
O espaçador garantiu o posicionamento correto das ferragens negativas, trazendo agilidade e praticidade no processo. A pronta-entrega dos materiais também trouxe maior confiabilidade para o cumprimento do cronograma da obra.
Entre os principais resultados, foi verificado que um metro de espaçador substituiu duas peças de “caranguejo”. Isso trouxe:
Redução de custos: redução de 40% no custo. O valor de um metro do espaçador treliçado foi comparado com o custo apenas do aço necessário para se fabricar os dois “caranguejos”. Não foram considerados custos extras como a mão de obra para fabricação do “caranguejo”, o que aumentaria ainda mais essa economia.
Produtividade: consumo de 50% do tempo para posicionamento do treliçado, quando comparado com o posicionamento do “caranguejo”.
Confiabilidade: a pronta-entrega do espaçador trouxe confiança para o processo de planejamento da obra.
Manuseio: a peça tem dois metros de comprimento, o que facilita o seu manuseio, enquanto o produto convencional tinha armazenamento mais complicado, conforme a foto:
Ganhos técnicos: foram observados ganhos técnicos na substituição, como a maior estabilidade dos treliçados, a maior resistência (sem deformação) e a altura correta, garantindo o correto posicionamento da ferragem negativa durante a concretagem.
Os resultados positivos evidenciados na aplicação prática do espaçador treliçado viabilizaram a expansão do seu fornecimento para todas as demais obras dessa construtora.
O Espaçador Treliçado da Fameth é fornecido para grandes construtoras em todo o território nacional. Sua função é posicionar corretamente a ferragem negativa em lajes maciças, de maneira mais produtiva, econômica e confiável. Está disponível à pronta-entrega, garantindo máxima agilidade nos prazos.
Atende a diversos tipos de projeto, pois está disponível em alturas que variam de 3 cm a 25 cm. Além disso, seu comprimento padrão de 2 m facilita o manuseio e o armazenamento na obra. Trata-se, ainda, de uma solução industrializada.
Local: São Paulo (SP)
Data: 2019 a 2021
Fornecedor: Fameth
Produto: Espaçador Treliçado ABTC