A Grundfos forneceu várias soluções para as instalações utilizadas nos Jogos Olímpicos de 2016
A Grundfos forneceu várias soluções para as instalações utilizadas nos Jogos Olímpicos de 2016
Os Jogos Olímpicos de 2016 aconteceram pela primeira vez na América do Sul, mais precisamente em solo brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro e foi um motivo de orgulho para todo o povo latino.
Para receber todos os competidores, as equipes técnicas e os torcedores, foi necessário um investimento de R$ 40 bilhões, segundo a Autoridade Pública Olímpica. O investimento foi destinado não apenas para melhorar os espaços de competição, mas também a infraestrutura da cidade.
A Grundfos, líder global em soluções de bombeamento, participou de todas as obras realizadas no Rio de Janeiro naquele ano, com o fornecimento de diversos produtos que contribuíram para a pressurização da água, drenagem, HVAC, entre outras necessidades.
Ao todo, a companhia marcou presença em 10 locais que fizeram parte do evento, muitos deles com as mesmas instalações até hoje:
Conheça agora todas as soluções Grundfos utilizadas nessas instalações!
O maior estádio do Brasil, com capacidade para 79 mil pessoas, passou por reformas entre 2010 e 2013. Foi sede das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, assim como da competição de futebol.
Parte das obras de reformulação contou com as soluções em bombeamento da Grundfos, que atuaram nos sistemas de esgoto, recalque e combate a incêndio.
"Escolhemos a Grundfos para o Maracanã por todo o conceito do projeto, em termos de qualidade e diversidade das bombas", comenta Claudionor Santana Silveira, responsável de Programa de Implantação de Sistemas Especiais e Instalações da construtora responsável pelo projeto. Ao todo, foram utilizados:
Com a utilização dos sistemas de pressurização, de recalque com reservatório superior e de reutilização da água nos banheiros, foi possível garantir a pressão estável e as taxas ideais de vazão da água. Em conjunto, as soluções da Grundfos proporcionaram economia, segurança e implantação dentro dos prazos estipulados.
As arenas de Handebol foram criadas especificamente para o evento. Após o término da competição, as estruturas deram lugar a quatro escolas. E, suas instalações, mesmo sendo temporárias, exigiram um bom sistema de pressurização de água potável, aliado à eficiência energética para garantir confiabilidade durante os jogos e posteriormente para receber seus alunos.
Para essa construção, a Grundfos — em conjunto com a construtora Dimensional Engenharia — forneceu:
Exclusivamente para o evento foram montadas 16 quadras de tênis que, ao final, apenas duas seriam mantidas. Para isso, foi necessário criar um sistema de pressurização adaptável a essas mudanças, que mantivesse a pressão necessária, sem desperdício de água ou energia.
Portanto, a Grundfos forneceu:
Para garantir instalações adequadas aos atletas — tanto para descanso, quanto para competirem —, a Grundfos forneceu soluções de irrigação fundamentais para manter a grama da Vila dos Atletas, da Arena de Hóquei, do Parque da Barra e da Arena de Rugby em alto nível.
Além disso, a empresa forneceu todo o apoio técnico e as manutenções necessárias durante o período dos jogos.
“Não tivemos só uma razão para escolher a Grundfos. Tivemos várias. Houve a parte técnica, o histórico da empresa, o atendimento — que foi 100% — e a proatividade da equipe para nos apresentar as melhores soluções", diz Rodrigo Fialho, engenheiro da Concessionária Rio Mais.
Conheça as soluções utilizadas:
Este foi um dos locais mais importantes do evento. Depois, passou a funcionar como centro esportivo para a comunidade local. Então para este espaço, a Grundfos — em parceria com a Concessionária Rio Mais — prestou o serviço de consultoria técnica e forneceu uma solução de aquecimento de alta eficiência energética.
Assim, com inversores de frequência nos sistemas de aquecimento, foi possível obter um controle integrado das bombas, que operaram com menos consumo de energia possível e se adaptaram a diferentes usos.
Confira as soluções:
Para comportar os jornalistas de todo o mundo, foi necessário criar um centro específico de imprensa. E, por intercorrências da obra, o prazo de finalização ficou apertado.
Nesse caso, a Grundfos teve pouco tempo para fornecer as bombas para o abastecimento das caixas d'água, além dos sistemas de recalque (usados para pressurização de água potável e combate a incêndios). Portanto, para atender às necessidades das aplicações, sem prejuízos na qualidade foram utilizadas as seguintes soluções:
Já o Media Press Center tinha como premissa ser um local ambientalmente responsável, com economia de energia. Tanto é que obteve a certificação LEED.
Novamente em parceria com a Rio Mais, a Grundfos fez um trabalho de consultoria, mostrando que não era necessário inverter grandes quantidade de dinheiro para seguir as normas da certificação.
A empresa forneceu todos os sistemas de bombeamento, inclusive os sistemas de combate a incêndio:
Com 31 torres divididas em sete condomínios, totalizando 3.604 apartamentos, o complexo abrigou 17 mil atletas e comissão técnica durante os Jogos Olímpicos daquele ano. Após os jogos, serviu como moradia e local para grandes shows e festivais (como o Rock in Rio, por exemplo).
A obra desse empreendimento priorizou aspectos como eficiência energética e praticidade para realizar eventuais manutenções.
A Grundfos, mais uma vez, foi convidada a cuidar da padronização de todos os sistemas de pressurização prezando pela eficiência energética, por meio do dimensionamento e seleção de suas bombas.
Vale ressaltar também que a Vila dos Atletas tem uma fonte de águas dançantes com jatos de água, bombeada pelos modelos submersíveis da Grundfos.
Os produtos utilizados para estas aplicações foram:
Descubra os detalhes de cada produto da Grundfos usado nas instalações para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro:
Local: Rio de Janeiro, RJ
Prazo: Início: 2010 | Término: 2013
Projeto: Instalações dos Jogos Olímpicos de 2016
Fornecedor: Grundfos