Fornecidos em curto prazo pela Selecta Blocos, os materiais atenderam aos requisitos de qualidade da Caixa Econômica Federal em obra do "Minha Casa, Minha Vida".
Estudo de Caso: Conjunto Habitacional em Guarulhos-SP / “Minha Casa, Minha Vida”.
Proprietário da obra: Governo Federal - Programa “Minha Casa Minha Vida”.
Contratante: Governo Federal - Programa “Minha Casa Minha Vida”.
Empresa responsável pela execução: WGT empreendimentos e Incorporações Ltda.
Local da obra: Bairro dos Pimentas – Guarulhos - SP.
Data da obra: Início: fevereiro de 2010 / Término: Previsão para outubro de 2011.
Fornecedor: Selecta – Soluções em blocos.
Nome dos produtos: Blocos cerâmicos.
DESAFIO
O desafio era executar uma obra que estivesse de acordo com os padrões da Caixa Econômica Federal quano à qualidade, orçamento baixo e rapidez. Marco Antônio Mendeleh, engenheiro coordenador da WGT Empreendimentos, empresa responsável pela obra, diz que os maiores problemas eram a falta de material e de mão de obra qualificada para realizar os trabalhos em período de demanda aquecida. Além do mais, o cronograma a ser cumprido era muito curto. “Tínhamos um consumo de aproximadamente 80 mil blocos cerâmicos por mês. Precisávamos fazer um estudo detalhado de plano de ataque para a obra, contemplando logística, movimentação e alocação dos elementos de canteiro, materiais e micro programação inicial para os serviços de alvenaria”, afirma.
SOLUÇÃO
Blocos de cerâmica fornecidos com a qualidade comprovada por uma empresa que cumpre os prazos de entrega com agilidade e eficiência. Esses foram os fatores principais para a escolha dos produtos da Selecta Blocos. Os materiais têm a certificação CCB, organismo acreditado pelo INMETRO, e estão de acordo com a norma de qualidade ISO 9001:2008. Esses fatores dispensaram os ensaios de recebimento na obra.
“A Selecta cumpriu todos os cronogramas de entrega, com o fornecimento dos blocos paletizados. Isso facilitou o transporte interno. Os blocos têm um padrão de qualidade que nos permitiu trabalhar com argamassas de pequena espessura interna e externa. Com isso, a produtividade da mão de obra foi melhorada devido ao menor peso dos blocos cerâmicos”, destaca Mendeleh.
Este tipo de bloco permitiu trabalhar com paredes longas e contínuas, o que garantiu a melhor produtividade no processo de alvenaria. Também simplificou as instalações para embutir os diversos elementos em razão da facilidade de corte. O engenheiro civil Tércio Roberto Thomson Nogueira, da WGT Empreendimentos, diz que a opção pelos blocos estruturais de cerâmica na modulação de 20 cm, foi a mais acertada. “Os blocos se adaptaram perfeitamente ao projeto arquitetônico. Tudo foi feito com alvenaria estrutural, pois assim não houve o risco de ultrapassar os valores de custos”, diz.
Imagem ilustrativa do conjunto habitacional concluído.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Os Blocos Cerâmicos Selecta são fabricados sob rígidos padrões de qualidade. A matéria-prima é a cerâmica vermelha, cujas propriedades físicas são obtidas após a queima da argila com temperatura superior a 850ºC. São produtos de grande durabilidade, excelente conforto termoacústico e desempenho mecânico nos ensaios de resistência à compressão. Uma das principais vantagens dos blocos cerâmicos é a maior produtividade da mão de obra.