Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Projeto e blocos de qualidade aumentaram em 30% a produtividade

Estudo de Caso: Blocos Selecta / Centro Empresarial Castelo Branco

Para alcançar aumento de produtividade e redução de resíduos, obra de centro empresarial adotou projeto de alvenaria e blocos cerâmicos da Selecta

Projeto e blocos de qualidade aumentaram em 30% a produtividade

Proprietário da obra: Habiarte Barc Construtores Ltda
Contratante: Habiarte Barc Construtores Ltda
Local da obra: Ribeirão Preto - SP
Data da obra: Setembro 2009
Fornecedor: Selecta Blocos
Nome do Produto: Bloco cerâmico de vedação

DESCRIÇÃO DO LOCAL

O Centro Empresarial Castelo Branco, edifício comercial com 29 pavimentos, em Ribeirão Preto (SP), foi projetado em estrutura nervurada de concreto armado, fechamento em alvenaria de bloco cerâmico de vedação, revestimento interno com gesso liso e fachada com pintura.

DESAFIO

Havia o desafio de construir com maior produtividade e evitar desperdícios na obra.

SOLUÇÃO

“A solução nasceu no coração da empresa construtora, com a filosofia de investir em projeto e planejamento aplicados em todas as suas obras”, diz a arquiteta Paula Vianna, do escritório Paula Vianna Consultoria em Projetos. Segundo ela, os resultados podem ser constatados na obra do Centro Empresarial Castelo Branco, em que a construtora investiu nas três áreas fundamentais de desempenho: projeto, material e mão de obra.

Projeto e blocos de qualidade aumentaram em 30% a produtividade

“Todo o planejamento da produção de execução da alvenaria foi detalhado no projeto desenvolvido por nós. Definimos os conceitos construtivos, o detalhamento de execução da alvenaria, avaliando as interfaces com os outros sistemas - estrutura e instalações -, e as quantificações dos materiais e mão de obra - blocos, telas, peças pré-moldadas, metragem de paredes”, explica, acrescentando que a Selecta Blocos foi selecionada por produzir blocos cerâmicos normalizados, embalados em palets, além de se comprometer com a logística de abastecimento, cumprindo o planejamento mensal da obra. “Houve um grande empenho da construtora em treinar a mão de obra com procedimentos que garantiram a qualidade da execução. O resultado deste investimento foi apurado, registrando aumento de 30% na produtividade e efetiva economia de material com a diminuição do entulho da obra”, conclui Paula Vianna.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Os blocos cerâmicos Selecta são fabricados sob os mais rígidos padrões de qualidade. A matéria prima é a cerâmica vermelha, cujas propriedades físicas são obtidas após a queima da argila a temperatura superior a 850ºC. A empresa tem um laboratório interno onde todos os lotes produzidos são avaliados de acordo com a norma técnica de requisitos de blocos cerâmicos. Possui certificado de conformidade de produto auditado pelo CCB/INMETRO, que atesta rigoroso atendimento a NBR 15270 (norma de requisitos – blocos cerâmicos). Além disso, a empresa se prepara para a certificação ISO 9001 que deverá sair em abril de 2010.

Os blocos cerâmicos têm o reconhecimento mundial como produtos de grande durabilidade, excelente conforto termoacústico e desempenho mecânico nos ensaios de resistência, tanto à compressão como à flexão.

Projeto e blocos de qualidade aumentaram em 30% a produtividade

Uma das principais vantagens dos blocos cerâmicos em relação aos tijolos e blocos baianos é a maior produtividade da mão de obra.  O pedreiro faz 1 m2 de parede assentando 12,5 blocos Selecta, enquanto para o mesmo metro quadrado de tijolos o consumo é de 64 peças e 26 peças em média para o bloco baiano. O consumo de peças por metro quadrado é um dado importante, quando o cliente compara apenas o valor do ‘milheiro’ do bloco, e esquece quantas peças serão usadas para fazer um metro quadrado – o que pode resultar em grande diferença no custo final.

Também faz parte da linha de vedação Selecta uma ampla gama de compensadores para ajustes horizontais e verticais nos encontros com as vigas e pilares na alvenaria. Usando os compensadores, não é necessário o corte de blocos, proporcionando menor desperdício de material. Os furos dos blocos ficam na vertical para passagem de elétrica e hidráulica, permitindo uma maior racionalização na produção e menos retrabalhos. Os blocos Selecta também proporcionam economia de argamassa de assentamento e revestimento, pois a precisão dimensional exigida pela norma e atendida pela Selecta é de que a variação deve ser de, no máximo, mais ou menos 3 mm. Ou seja, o bloco não pode variar mais do que 3 mm na largura, altura e comprimento. O que vai proporcionar uma alvenaria devidamente aprumada e com espessuras mínimas de revestimentos.

Redação AECweb


Clique aqui para obter catálogos e mais informações sobre os Blocos Cerâmicos Estruturais da Selecta Blocos

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Bloco Estrutural com 45 cm e Peça para...

Download de catálogo

BC14/4 - Bloco Estrutural com 4 cm

Download de catálogo

Canaleta com 30 cm

Download de catálogo

Canaleta com 45 cm

Estudos de Casos