Em tempos de obras focadas cada vez mais em ações sustentáveis, a indústria de autobetoneiras está sempre revendo as necessidades e demandas de um mercado que procura tecnologias eficazes tanto para a produtividade quanto para a conservação do meio ambiente.
É desta forma que os equipamentos da CARMIX, reconhecidos pela versatilidade de aplicação e eficiência produtiva, estão abrindo frentes para contribuir com a reciclagem de entulhos para produzir concreto.
A fim de aproveitar a qualidade desses equipamentos, a equipe da Secretaria de Serviços Públicos de Jundiaí, liderada por Aguinaldo Leite, escolheu a autobetoneira modelo 2,5 TT da CARMIX para a execução de obras de pequeno porte, especialmente as relacionadas à conservação da cidade.
Para este caso específico, a matriz da ação é o reaproveitamento de entulho, tijolos, telhas para a produção de materiais de construção alternativos a custos mais baixos para obras públicas, como calçamentos e construção de casas populares.
O grande desafio é transformar restos de obras em um pó granulado que, misturado com água e cimento, pode ser utilizado na confecção de blocos pré-moldados de alvenaria, argamassas e sub-base de pavimentação de calçadas, praças e fachadas em toda a cidade de Jundiaí.
“O procedimento foi adotado nas obras do condomínio de luxo Quinta das Baronesas em Bragança Paulista e serviu para ter uma ideia da eficiência e aplicação deste equipamento neste tipo de obra, principalmente quando o assunto é reciclagem de concreto”, ressalta o gerente de implementos da Maxter, Sergio Roberto Mikalauskas.
O procedimento foi adotado nas obras do condomínio de luxo Quinta das Baronesas em Bragança Paulista e serviu para ter uma ideia da eficiência e aplicação deste equipamento neste tipo de obra, principalmente quando o assunto é reciclagem de concreto
A utilização de autobetoneiras somada à implantação de Usinas de Reciclagem permite a eliminação de pontos clandestinos de descarte em terrenos baldios, ao longo das margens dos rios e nas ruas periféricas, causando enchentes, poluição ambiental, proliferação de vetores de doenças, trazendo como consequência um enorme custo social e ambiental.
Devido à mobilidade, tamanho compacto e tração 4x4, as autobetoneiras CARMIX são adequadas para trabalhar em construções imobiliárias, industriais, hotéis e resorts, projetos residenciais de baixo custo, manutenção de estrada e rodovias, túneis, e áreas remotas de difícil acesso. Este equipamento é caracterizado por ser “self independent mobile batching plant”, isto é, autocarrega (e pesa) todos os materiais (incluindo água), mistura e produz concreto em 4 ciclos/hora.