Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

O sistema mais completo e seguro de condução de gás

SIGAS Termofusão, sistema da Tecnofluidos, oferece a resistência da estrutura interna de aço, a segurança das uniões por termofusão e a defesa anticorrosiva do polietileno

Sistema SIGAS Termofusão
O produto é fabricado em aço e revestido por polietileno (Imagem: Divulgação/Tecnofluidos)

Indicado para construções residenciais, comerciais e industriais, o sistema SIGAS Termofusão realiza a condução e a distribuição interna de gases naturais ou liquefeitos de petróleo. Desenvolvido pela Tecnofluidos, o produto é fabricado em aço revestido em polietileno — combinação que proporciona à instalação uma proteção tripla (a resistência da estrutura interna de aço, a segurança das uniões por termofusão e a defesa anticorrosiva do polietileno).

Com diâmetros que variam de 20 mm a 110 mm, suporta uma pressão de serviço máxima de até 1,5 Bar e atende aos requisitos da norma técnica ABNT NBR 15.526 — Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais — Projeto e execução. Além disso, trata-se de um sistema certificado pela ABNT e em conformidade com todas as determinações do Corpo de Bombeiros e das principais empresas distribuidoras de gás do país.

SIGAS Termofusão possui tubos de aço com estrutura interna de 0,8 mm (no mínimo). Já a espessura mínima do revestimento de polietileno é de 2,3 mm. Por fim, as conexões por termofusão podem ser realizadas em três tipos: bolsa-bolsa, ponta-bolsa ou bolsa-rosca (rosca fêmea e rosca macho), sendo que todas elas contam com uma peça metálica em seu interior.

VANTAGENS

• Grande resistência ao impacto e ao esmagamento;
• Alta resistência a perfurações;
• Máxima resistência contra a corrosão;
• Não sofre interferências de correntes elétricas e pares galvânicos;
• Peso reduzido que facilita o transporte e o manuseio;
• Permite iniciar a instalação por qualquer ponto;
• Economiza tempo de trabalho;
• Facilita as modificações e reparações;
• Evita o uso generalizado de selantes e insumos de solda;
• Protege a saúde do instalador;
• Favorece um ambiente de trabalho limpo;
• Elimina risco de vazamentos.

INSTALAÇÃO

O sistema pode ser instalado de maneira aparente, embutido nas paredes, no contrapiso ou enterrado segundo as especificações do capítulo 7 da norma ABNT NBR 15.526. É preciso, ainda, considerar um afastamento mínimo de 10 cm do fogão (em aplicações aparentes). Outra recomendação importante é que os pontos de utilização destinados à ligação dos aparelhos a gás devem possibilitar a instalação de válvula e de outras conexões necessárias.

SIGAS Termofusão não deve ser utilizado em espaços fechados que possam gerar o acúmulo de gás ou que dificultem a inspeção e a manutenção. Também é desaconselhável deixar a tubulação exposta a fontes de calor. Porém, se por motivos técnicos não for possível evitar esse tipo de aproximação, pode-se empregar um sistema de proteção mecânica resistente ao calor e que cubra a instalação para que as condições sejam semelhantes ao sistema embutido.

SIGAS Termofusão e SIGAS Flex formam um sistema integral complementar, no qual os tubos de aço revestido em polietileno, unidos por termofusão, utilizados em diâmetros de 20 mm a 110 mm, são os únicos que oferecem transições diretas sem rosca com as tubulações flexíveis multicamada de SIGAS Flex.

SIGAS Flex é o sistema de tubulação flexível para gás com montagem mais rápida, simples e segura, conforme as normas internacionais ISO 17484, ABNT NBR 16821 e UNI TS 11344.

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Estudos de Casos

Informativos Técnicos