Sistema hidráulico em obra de restauro

Theatro Municipal do RJ recebe sistema hidráulico durável, seguro e de fácil aplicação

Estudo de Caso: PPR Acqua System e Duratop / Substituição das tubulações do sistema hidráulico, de esgoto e de água gelada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em sua restauração, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro necessitava de um sistema hidráulico que combinasse durabilidade, segurança e fácil aplicação

Sistema hidráulico em obra de restauro

Proprietário da obra: Sociedade dos Amigos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Contratante: Quorum Rio Consultoria e Projetos
Local: Rio de Janeiro
Data da obra: 2009
Fornecedor: Grupo Dema
Produtos: PPR Acqua System e Duratop

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Um dos mais importantes teatros de ópera da América do Sul e um dos mais belos prédios da cidade, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro passa por um amplo restauro para comemorar o seu centenário de inauguração. Esta é a mais completa obra em que o edifício foi submetido nos últimos 60 anos.

DESAFIO

O critério fundamental foi adotar sistema hidráulico com garantia de 50 anos, com elevado padrão de qualidade, de fácil aplicação e seguro, e com mínima intervenção de manutenção e menor dano ao meio ambiente. O sistema especificado deveria, ainda, receber a aprovação dos institutos de patrimônio IPHAN e INEPAC.

SOLUÇÃO

De acordo com Eduardo Jeager, diretor técnico da Quorum Rio, gerenciadora da obra, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, construído há exatos 100 anos, sofreu uma grande intervenção em 1934, quando a sala de espetáculos foi totalmente refeita para aumentar sua capacidade em 500 lugares. “Desde então, uma série de intervenções foi realizada, mas nenhuma delas com a dimensão da obra atual, iniciada pela cobertura em fevereiro de 2008, com o teatro ainda em funcionamento”, diz, explicando que as atividades foram suspensas apenas em outubro passado para a mais completa obra dos últimos 60 anos.

Toda a infraestrutura de instalações prediais e de ar condicionado está sendo substituída, com a inclusão de controles prediais e de segurança patrimonial.

“Nossa determinação foi incorporar à obra materiais tão nobres quanto os utilizados na construção e, ao mesmo tempo, que apresentassem tecnologias de ponta. É o que conseguimos para as instalações sanitárias e de água gelada, através da tecnologia em polipropileno do Grupo Dema, que tem uma garantia de 50 anos. Isso foi essencial na nossa decisão. Aliado a essa longa vida útil, o que nos chamou a atenção foi a união dos tubos por termofusão. Como vamos utilizar material muito nobre sobre essas tubulações, não podemos correr riscos”, diz Jaeger.

O Grupo Dema está fornecendo suas tubulações Acqua System, sistema de condução para água quente, fria e água gelada, em Polipropileno Copolímero Random (PP-R), com resistência à pressões de até 25 kgf/cm2 para água fria e temperaturas constantes de 70 a 80˚C, com picos de mais de 100°C. E, ainda, as tubulações da linha Duratop, sistema inteligente para redes de esgoto e águas pluviais em Polipropileno de Bloque (PP-B) de alta resistência, com união por anel bilabial de fácil instalação. Ambos fabricados através de matéria prima sustentável, de acordo com as questões ambientais do planeta. O Acqua System e Duratop estão sendo aplicados na sua totalidade, inclusive no sistema de distribuição de água gelada do novo ar condicionado, e com a aprovação dos institutos de patrimônio IPHAN e INEPAC.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS:

Polipropileno Copolímero Randon (PPR Acqua System) - para utilização no sistema hidráulico de água fria, água quente e água gelada. Sua fusão homogênea proporciona segurança total nas uniões e no sistema, além de garantir ausência de corrosão, resistência a impacto, absoluta potabilidade da água transportada, instalações silenciosas, mínima perda de carga, maior facilidade no trabalho, manuseio e transporte.

Polipropileno de Alta Resistência (Duratop) para sistema de esgotamento - trata-se da linha mais completa de figuras e medidas, desenvolvida como sistema integral, com matrizes de primeira geração. Com 50 anos de garantia, é dotada de superior resistência a impacto, maior resistência à água quente, maior segurança, versatilidade e agilidade nas instalações, resistência total a corrosão, dando maior vida útil ao empreendimento.

Redação AECweb


- Clique para obter catálogos e mais informações do Acqua System

- Clique para obter catálogos e mais informações do Duratop

- Conheça mais produtos do Grupo Dema disponíveis no Canal de Especificação Online
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Estudos de Casos

Informativos Técnicos