Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Corte com serras de fios de diamante resulta em economia de tempo e custo

Equipamentos da TYROLIT foram utilizados na renovação das plantas de bombas de água em região da Holanda.



Estudo de Caso: Serras de fio circular TYROLIT / Zatwijk aan Zee – Holanda.

Corte com serras de fios de diamante resulta em economia de tempo e custo

Proprietário da obra: Não divulgado.
Contratante: Não divulgado.
Local da obra: Zatwijk aan Zee – Holanda.
Data da obra: Outubro de 2009.
Fornecedor – TYROLIT do Brasil Ltda.
Nome do Produto – Serras de fio circular TYROLIT.

DESCRIÇÃO DO LUGAR

A região de Zatwijk aan Zee é uma das grandes áreas territoriais da Holanda que estão abaixo do nível do mar. O local recebe uma planta de bomba de água em conjunto com as grandes barreiras. Construída no período de 1951 a 1954, a planta contém três bombas, cada uma delas com capacidade de 18 mil litros por segundo. No total, mais de 5,4 mil litros por segundo são bombeados de volta para o oceano.

DESAFIO

Após mais de 50 anos, a planta que realizava a operação no lugar precisava ser renovada. Era preciso substituir a existente por outras mais modernas, com capacidade para 24 mil litros por segundo. Como já havia uma abertura com diâmetro de 3600 mm, não foi possível fixar a serra de fio circular padrão como usual. Além disso, a espessura do concreto e o ângulo de corte tornaram necessário ajustar a máquina com componentes adicionais.

Nas renovações de duas plantas de bombeamento anteriores na Holanda, o concreto foi destruído usando martelos pneumáticos. Com este método, foram necessários quatro trabalhadores, em um período de quatro a oito semanas para criar uma abertura.

No entanto, era preciso paralisar as ouras tarefas durante o período de demolição, devido à geração de poeira e ruído excessívos.

SOLUÇÃO

Corte com serras de fios de diamante resulta em economia de tempo e custo

A solução desenvolvida pela TYROLIT envolve uma estrutura de suporte personalizada para fixar a serra circular, o que permitiu executar ambos os cortes sem a necessidade de desmontar a máquina após a conclusão do primeiro. Foi utilizada uma nova serra de fio circular, acionada pelo grupo motor existente de 20 kW. Para serração, foram utilizados fios BSG-1. O anel foi cortado em pedaços menores com a serra de fio SK-B.

Em comparação com o método de martelo pneumático, o corte com fios de diamante realizado pela TYROLIT resultou em economia de tempo e custo. A abertura foi cortada em duas semanas e em 80% do tempo foi necessário apenas um operador. O desempenho de corte foi de 1,5 m² por hora.

Todas as outras tarefas na localidade puderam ser realizadas como habitual, uma vez que o corte de fio não gera muita poeira nem ruído alto. Além disso, as tolerâncias dos cortes são muito mais rígidas se comparado aos martelos pneumáticos, o que é uma vantagem para os trabalhos sucessivos. As economias de tempo, material e mão de obra tendem claramente para a técnica de corte por fio de diamante.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Com alta resistência à tração (19 kN), elevado rendimento e eficiente poder de corte, a Linha de Fios Diamantados TYROLIT é indicada para cortes em grandes peças de concreto e pedra natural. O produto é utilizado para operações de demolição controlada, junto à tecnologia Wire Saw. Realizam aplicações refrigeradas ou a seco.

Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da TYROLIT disponíveis no Canal de Especificação Online.
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Perfuratriz DME22SU**

Download de catálogo

Perfuratriz DME20PW*** e DME20PU***

Download de catálogo

Perfuratriz DME24MW*** e DME24UW***

Download de catálogo

Perfuratriz DME33MW*** e DME33UW***

Estudos de Casos

Informativos Técnicos