Estudo de Caso: Serras de fio circular TYROLIT / Zatwijk aan Zee – Holanda.

Proprietário da obra: Não divulgado.
Contratante: Não divulgado.
Local da obra: Zatwijk aan Zee – Holanda.
Data da obra: Outubro de 2009.
Fornecedor – TYROLIT do Brasil Ltda.
Nome do Produto – Serras de fio circular TYROLIT.
DESCRIÇÃO DO LUGAR
A região de
Zatwijk aan Zee é uma das grandes áreas territoriais da Holanda que estão abaixo do nível do mar. O local recebe uma planta de bomba de água em conjunto com as grandes barreiras. Construída no período de 1951 a 1954, a planta contém três bombas, cada uma delas com capacidade de 18 mil litros por segundo. No total, mais de 5,4 mil litros por segundo são bombeados de volta para o oceano.
DESAFIO
Após mais de 50 anos, a planta que realizava a operação no lugar precisava ser renovada. Era preciso substituir a existente por outras mais modernas, com capacidade para 24 mil litros por segundo. Como já havia uma abertura com diâmetro de 3600 mm, não foi possível fixar a serra de fio circular padrão como usual. Além disso, a espessura do concreto e o ângulo de corte tornaram necessário ajustar a máquina com componentes adicionais.
Nas renovações de duas plantas de bombeamento anteriores na Holanda, o concreto foi destruído usando martelos pneumáticos. Com este método, foram necessários quatro trabalhadores, em um período de quatro a oito semanas para criar uma abertura.
No entanto, era preciso paralisar as ouras tarefas durante o período de demolição, devido à geração de poeira e ruído excessívos.
SOLUÇÃO

A solução desenvolvida pela
TYROLIT envolve uma estrutura de suporte personalizada para fixar a serra circular, o que permitiu executar ambos os cortes sem a necessidade de desmontar a máquina após a conclusão do primeiro. Foi utilizada uma nova serra de fio circular, acionada pelo grupo motor existente de 20 kW. Para serração, foram utilizados fios BSG-1. O anel foi cortado em pedaços menores com a serra de fio SK-B.
Em comparação com o método de martelo pneumático, o corte com fios de diamante realizado pela
TYROLIT resultou em economia de tempo e custo. A abertura foi cortada em duas semanas e em 80% do tempo foi necessário apenas um operador. O desempenho de corte foi de 1,5 m² por hora.
Todas as outras tarefas na localidade puderam ser realizadas como habitual, uma vez que o corte de fio não gera muita poeira nem ruído alto. Além disso, as tolerâncias dos cortes são muito mais rígidas se comparado aos martelos pneumáticos, o que é uma vantagem para os trabalhos sucessivos. As economias de tempo, material e mão de obra tendem claramente para a técnica de corte por fio de diamante.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
Com alta resistência à tração (19 kN), elevado rendimento e eficiente poder de corte, a Linha de Fios Diamantados
TYROLIT é indicada para cortes em grandes peças de concreto e pedra natural. O produto é utilizado para operações de demolição controlada, junto à tecnologia
Wire Saw. Realizam aplicações refrigeradas ou a seco.
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.
Veja mais produtos da TYROLIT disponíveis no Canal de Especificação Online.